Open-access PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE: DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM À LUZ DA TEORIA DE HORTA

RESUMO

Objetivo:  identificar os diagnósticos de enfermagem em homens privados de liberdade, com ancoragem no referencial das Necessidades Humanas Básicas.

Métodos:  estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa conduzido pelo referencial da Teoria das Necessidades Humanas Básicas. A coleta de dados ocorreu nos meses de junho a novembro de 2019, com entrevistas individuais realizadas com 220 homens privados de liberdade. Os dados foram submetidos à análise temática e de conteúdo dirigida à taxonomia II da NANDA Internacional. Todos os aspectos éticos foram respeitados.

Resultados:  foram identificados 12 diagnósticos de enfermagem pertencentes às categorias de problemas de saúde e riscos potenciais, agrupados e interpretados conforme o referencial teórico. Estilo de vida sedentário, obesidade, sobrepeso, comportamento de saúde propenso a risco e controle ineficaz da saúde são fatores que se relacionaram às necessidades psicobiológicas. Já o envolvimento em atividades de recreação diminuído, ansiedade, enfrentamento ineficaz, risco de violência direcionada a outros, processos familiares interrompidos e risco de relacionamento ineficaz se mostraram relacionados às necessidades psicossociais, ao passo que o risco de religiosidade prejudicada apresentou relação com as necessidades psicoespirituais.

Conclusão:  a ausência de diagnósticos de enfermagem da categoria de promoção da saúde sinaliza a necessidade de ações que propiciem qualidade de vida a essas pessoas.

DESCRITORES: Diagnóstico de enfermagem; Enfermagem; Enfermagem em saúde pública; Prisioneiros; Prisões; Teoria de enfermagem; Vulnerabilidade social

location_on
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro