Categoria 1: principais intencionalidades dos estudos diante da simulação |
Compreender o significado do processo de ensino e aprendizagem, por meio da simulação para estudantes e profissionais de enfermagem.
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19
19. Turole DC. Simulação realística como recurso metodológico no ensino de graduação em enfermagem: percepção do aluno [master's thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem; 2016.
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22
22. Lopes TO. Aula expositiva dialogada e aula simulada: comparação entre estratégias de ensino na graduação em enfermagem [master's thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2012.
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37
37. Silva AT. Percepção de docentes e discentes em enfermagem sobre a simulação realística em uma instituição de ensino superior do Recife-PE [master's thesis]. [Recife, PE(BR)]: Faculdade Pernambucana de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
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43
43. Espadaro RF. Simulação realística na formação em enfermagem: percepção de docentes e discentes [master's thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Nove de Julho, Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove; 2017.
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44
44. Quilici AP. A vivência dos docentes na simulação clínica inserida no currículo: desafios, dificuldades e conquistas [doctoral thesis]. [Campinas, SP(BR)]: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2015.
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48
48. Gouvêa IB. Simulação clínica em enfermagem: caminhos da prática pedagógica e percepção de professores [master's thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2018.
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49
49. Silver TF. Percepção de graduandos de enfermagem da disciplina Semiologia e Semiotécnica sobre o processo ensino aprendizagem nos cenários de prática [master's thesis]. [Maceió, AL(BR)]: Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina; 2018.
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55
55. Bresolin P. Estilo individual de aprendizagem e a simulação clínica no ensino superior em enfermagem [master's thesis]. [Florianópolis, SC(BR)]: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
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57
57. Gomes RG. Avaliação do paciente crítico no centro de terapia intensiva por acadêmicos de enfermagem: aprendizagem por simulação [master's thesis]. [Alfenas, MG(BR)]: Universidade Federal de Alfenas; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
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Desenvolver, validar e aplicar ambientes e ferramentas virtuais de ensino e aprendizagem por meio da simulação. |
20
20. Oliveira DL. Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem. [master's thesis]. [Campinas, SP(BR)]: Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
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34
34. Aredes ND. Tecnologia e educação em enfermagem: um experimento à luz da jogabilidade, da autonomia do estudante e dos estilos de aprendizagem [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2016.
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35
35. Vilela DM. O ensino da avaliação clínica da oxigenação e circulação do bebê pré-termo: integração simulação virtual e simulação robótica [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública; 2015.
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42
42. Tobase L. Desenvolvimento e avaliação do curso online sobre Suporte Básico de Vida nas manobras de reanimação cardiopulmonar do adulto [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem; 2016.
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52
52. Cervi GM. Simulador de Ambiente Hospitalar para Gestão e Dimensionamento de Pessoas [master's thesis]. [Porto Alegre, RS(BR)]: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde; 2017.
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53
53. Belo AS. O uso da simulação realística como estratégia de ensino aplicada na graduação de enfermagem [master's thesis]. [Fortaleza, CE(BR)]: Centro Universitário Christus, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde; 2019.
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56
56. Sanguino GZ. Desenvolvimento de material educativo para manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica ocasionada por insuficiência respiratória [master's thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública; 2019.
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Analisar a eficácia do uso da simulação como estratégia de ensino e aprendizagem para enfermagem. |
21
21. Costa RR. A simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem em enfermagem [master's thesis]. [Natal, RN(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2014.
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25
25. Major CB. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competência clínica de estudantes de enfermagem [doctoral thesis]. [Curitiba, PR(BR)]: Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2017.
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26
26. Tiburcio MP. Simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem no processo transfusional [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2018.
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28
28. Moura EC. Ensino-aprendizagem de enfermagem em simulação clínica: desenvolvendo competência profissional para prevenção de úlceras por pressão [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2013.
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29
29. Felix CC. Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação na Saúde do Adulto (PROESA); 2012.
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31
31. Sarmanho CL. Simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem na Atenção Básica em Saúde [master's thesis]. [Belém, PA(BR)]: Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
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33
33. Paula MF. Simulação realística sobre delirium em idosos: conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2016.
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34
34. Aredes ND. Tecnologia e educação em enfermagem: um experimento à luz da jogabilidade, da autonomia do estudante e dos estilos de aprendizagem [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2016.
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38
38. Sousa JE. Experiência de simulação clínica avançada em Enfermagem: satisfação e autoconfiança como resultados [master's thesis]. [Teresina, PI(BR)]: Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2015.
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40
40. Luizari MR. Avaliação clínica de enfermagem na termorregulação do recém-nascido pré-termo: do desenvolvimento ao uso de tecnologia educacional digital [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública; 2016
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46
46. Fonseca PM. Comunicação em saúde no aleitamento materno: desenvolvimento e validação de cenário para a Simulação Clínica na enfermagem [master's thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2019.
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47
47. Miraveti JC. Suporte básico de vida para leigos: um estudo quase experimental [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2016.
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50
50. Carvalho LR. Julgamento clínico e autoeficácia de enfermeiros para o manejo da sepse: uso da simulação clínica [doctoral thesis]. [São Carlos, SP(BR)]: Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
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51
51. Cunha MC. Aplicação do inventário de conhecimento, habilidade e atitude, frente à utilização de monitores multiparamétricos em unidade de terapia intensiva: um estudo quase experimental [doctoral thesis]. [Uberada, MG(BR)]: Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde; 2019.
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54
54. Teixeira A. Satisfação e autoconfiança de estudantes nos papéis de atuantes e observadores em simulação realística [master's thesis]. [Porto Alegre, RS(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
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58
58. Silva L. Simulação Realística: Desenvolvimento de competência e habilidades em situação de desconforto respiratório [doctoral thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
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Comparar a efetividade da simulação com outras estratégias de ensino e aprendizagem. |
22
22. Lopes TO. Aula expositiva dialogada e aula simulada: comparação entre estratégias de ensino na graduação em enfermagem [master's thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2012.
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23
23. Rodrigues ID. Simulação realística no processo de ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
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27
27. Janicas RC. Contribuições dos cenários com debriefing no processo ensino aprendizagem de graduandos de enfermagem [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Interunidades da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2016.
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30
30. Oliveira KM. Implementação da simulação realística como método de melhoria da segurança do paciente: ensaio controlado [master's thesis]. [Brasília, DF (BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
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32
32. Grassia RC. Avaliação da aprendizagem do eletrocardiograma pelo método tradicional e no centro de simulação realística [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2014.
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34
34. Aredes ND. Tecnologia e educação em enfermagem: um experimento à luz da jogabilidade, da autonomia do estudante e dos estilos de aprendizagem [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2016.
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41
41. Pedersoli CE. Desempenho dos estudantes de enfermagem na inserção de dispositivo supraglótico (máscara laríngea): estudo randomizado e controlado em manequins [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2013
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45
45. Lima MN. Efeito da simulação realística na aprendizagem: um experimento com discentes de enfermagem [master's thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de pós-gradução em Enfermagem; 2018.
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Categoria 2: tipos de simulação |
Simulação com manequim de alta fidelidade. |
21
21. Costa RR. A simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem em enfermagem [master's thesis]. [Natal, RN(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2014.
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25
25. Major CB. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competência clínica de estudantes de enfermagem [doctoral thesis]. [Curitiba, PR(BR)]: Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2017.
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30
30. Oliveira KM. Implementação da simulação realística como método de melhoria da segurança do paciente: ensaio controlado [master's thesis]. [Brasília, DF (BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
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41
41. Pedersoli CE. Desempenho dos estudantes de enfermagem na inserção de dispositivo supraglótico (máscara laríngea): estudo randomizado e controlado em manequins [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2013
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Simulação cênica.
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24
24. Oliveira SN. Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação [master's thesis]. [Florianópolis, SC(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2014.
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46
46. Fonseca PM. Comunicação em saúde no aleitamento materno: desenvolvimento e validação de cenário para a Simulação Clínica na enfermagem [master's thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2019.
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Simulação off-site.
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22
22. Lopes TO. Aula expositiva dialogada e aula simulada: comparação entre estratégias de ensino na graduação em enfermagem [master's thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2012.
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29
29. Felix CC. Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação na Saúde do Adulto (PROESA); 2012.
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32
32. Grassia RC. Avaliação da aprendizagem do eletrocardiograma pelo método tradicional e no centro de simulação realística [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2014.
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41
41. Pedersoli CE. Desempenho dos estudantes de enfermagem na inserção de dispositivo supraglótico (máscara laríngea): estudo randomizado e controlado em manequins [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2013
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47
47. Miraveti JC. Suporte básico de vida para leigos: um estudo quase experimental [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2016.
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49
49. Silver TF. Percepção de graduandos de enfermagem da disciplina Semiologia e Semiotécnica sobre o processo ensino aprendizagem nos cenários de prática [master's thesis]. [Maceió, AL(BR)]: Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina; 2018.
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50
50. Carvalho LR. Julgamento clínico e autoeficácia de enfermeiros para o manejo da sepse: uso da simulação clínica [doctoral thesis]. [São Carlos, SP(BR)]: Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
,
51
51. Cunha MC. Aplicação do inventário de conhecimento, habilidade e atitude, frente à utilização de monitores multiparamétricos em unidade de terapia intensiva: um estudo quase experimental [doctoral thesis]. [Uberada, MG(BR)]: Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde; 2019.
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53
53. Belo AS. O uso da simulação realística como estratégia de ensino aplicada na graduação de enfermagem [master's thesis]. [Fortaleza, CE(BR)]: Centro Universitário Christus, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde; 2019.
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57
57. Gomes RG. Avaliação do paciente crítico no centro de terapia intensiva por acadêmicos de enfermagem: aprendizagem por simulação [master's thesis]. [Alfenas, MG(BR)]: Universidade Federal de Alfenas; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
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58
58. Silva L. Simulação Realística: Desenvolvimento de competência e habilidades em situação de desconforto respiratório [doctoral thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
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Simulação virtual.3
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34
34. Aredes ND. Tecnologia e educação em enfermagem: um experimento à luz da jogabilidade, da autonomia do estudante e dos estilos de aprendizagem [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2016.
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35
35. Vilela DM. O ensino da avaliação clínica da oxigenação e circulação do bebê pré-termo: integração simulação virtual e simulação robótica [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública; 2015.
,
40
40. Luizari MR. Avaliação clínica de enfermagem na termorregulação do recém-nascido pré-termo: do desenvolvimento ao uso de tecnologia educacional digital [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública; 2016
,
42
42. Tobase L. Desenvolvimento e avaliação do curso online sobre Suporte Básico de Vida nas manobras de reanimação cardiopulmonar do adulto [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem; 2016.
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52
52. Cervi GM. Simulador de Ambiente Hospitalar para Gestão e Dimensionamento de Pessoas [master's thesis]. [Porto Alegre, RS(BR)]: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde; 2017.
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Categoria 3: nível de atenção à saúde referente ao cenário de simulação |
Nível Primário (Atenção Primária). |
21
21. Costa RR. A simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem em enfermagem [master's thesis]. [Natal, RN(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2014.
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24
24. Oliveira SN. Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação [master's thesis]. [Florianópolis, SC(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2014.
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27
27. Janicas RC. Contribuições dos cenários com debriefing no processo ensino aprendizagem de graduandos de enfermagem [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Interunidades da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2016.
,
29
29. Felix CC. Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação na Saúde do Adulto (PROESA); 2012.
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31
31. Sarmanho CL. Simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem na Atenção Básica em Saúde [master's thesis]. [Belém, PA(BR)]: Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
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39
39. Costa RR. Eficácia da simulação realística no ensino de imunização de adultos no contexto da graduação em enfermagem [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
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46
46. Fonseca PM. Comunicação em saúde no aleitamento materno: desenvolvimento e validação de cenário para a Simulação Clínica na enfermagem [master's thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2019.
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Nível Terciário (hospitalar). |
26
26. Tiburcio MP. Simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem no processo transfusional [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2018.
,
41
41. Pedersoli CE. Desempenho dos estudantes de enfermagem na inserção de dispositivo supraglótico (máscara laríngea): estudo randomizado e controlado em manequins [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2013
,
50
50. Carvalho LR. Julgamento clínico e autoeficácia de enfermeiros para o manejo da sepse: uso da simulação clínica [doctoral thesis]. [São Carlos, SP(BR)]: Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
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53
53. Belo AS. O uso da simulação realística como estratégia de ensino aplicada na graduação de enfermagem [master's thesis]. [Fortaleza, CE(BR)]: Centro Universitário Christus, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde; 2019.
,
55
55. Bresolin P. Estilo individual de aprendizagem e a simulação clínica no ensino superior em enfermagem [master's thesis]. [Florianópolis, SC(BR)]: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
,
57
57. Gomes RG. Avaliação do paciente crítico no centro de terapia intensiva por acadêmicos de enfermagem: aprendizagem por simulação [master's thesis]. [Alfenas, MG(BR)]: Universidade Federal de Alfenas; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
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58
58. Silva L. Simulação Realística: Desenvolvimento de competência e habilidades em situação de desconforto respiratório [doctoral thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
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Categoria 4: principais variáveis analisadas no processo de ensino e aprendizagem |
Autoconfiança. |
25
25. Major CB. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competência clínica de estudantes de enfermagem [doctoral thesis]. [Curitiba, PR(BR)]: Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2017.
,
30
30. Oliveira KM. Implementação da simulação realística como método de melhoria da segurança do paciente: ensaio controlado [master's thesis]. [Brasília, DF (BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
,
32
32. Grassia RC. Avaliação da aprendizagem do eletrocardiograma pelo método tradicional e no centro de simulação realística [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2014.
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33
33. Paula MF. Simulação realística sobre delirium em idosos: conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2016.
,
36
36. Brasil GC. Simulação Realística como Estratégia de Ensino na Enfermagem Materno Infantil [master's thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
,
38
38. Sousa JE. Experiência de simulação clínica avançada em Enfermagem: satisfação e autoconfiança como resultados [master's thesis]. [Teresina, PI(BR)]: Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2015.
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39
39. Costa RR. Eficácia da simulação realística no ensino de imunização de adultos no contexto da graduação em enfermagem [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
,
54
54. Teixeira A. Satisfação e autoconfiança de estudantes nos papéis de atuantes e observadores em simulação realística [master's thesis]. [Porto Alegre, RS(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
,
58
58. Silva L. Simulação Realística: Desenvolvimento de competência e habilidades em situação de desconforto respiratório [doctoral thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
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Satisfação. |
25
25. Major CB. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competência clínica de estudantes de enfermagem [doctoral thesis]. [Curitiba, PR(BR)]: Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2017.
-
26
26. Tiburcio MP. Simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem no processo transfusional [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2018.
,
30
30. Oliveira KM. Implementação da simulação realística como método de melhoria da segurança do paciente: ensaio controlado [master's thesis]. [Brasília, DF (BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
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33
33. Paula MF. Simulação realística sobre delirium em idosos: conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2016.
,
36
36. Brasil GC. Simulação Realística como Estratégia de Ensino na Enfermagem Materno Infantil [master's thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
,
38
38. Sousa JE. Experiência de simulação clínica avançada em Enfermagem: satisfação e autoconfiança como resultados [master's thesis]. [Teresina, PI(BR)]: Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2015.
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39
39. Costa RR. Eficácia da simulação realística no ensino de imunização de adultos no contexto da graduação em enfermagem [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
,
53
53. Belo AS. O uso da simulação realística como estratégia de ensino aplicada na graduação de enfermagem [master's thesis]. [Fortaleza, CE(BR)]: Centro Universitário Christus, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde; 2019.
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54
54. Teixeira A. Satisfação e autoconfiança de estudantes nos papéis de atuantes e observadores em simulação realística [master's thesis]. [Porto Alegre, RS(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
,
58
58. Silva L. Simulação Realística: Desenvolvimento de competência e habilidades em situação de desconforto respiratório [doctoral thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
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Efetividade para desenvolver competência: conhecimento-habilidade e atitudes. |
25
25. Major CB. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competência clínica de estudantes de enfermagem [doctoral thesis]. [Curitiba, PR(BR)]: Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2017.
,
28
28. Moura EC. Ensino-aprendizagem de enfermagem em simulação clínica: desenvolvendo competência profissional para prevenção de úlceras por pressão [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2013.
,
51
51. Cunha MC. Aplicação do inventário de conhecimento, habilidade e atitude, frente à utilização de monitores multiparamétricos em unidade de terapia intensiva: um estudo quase experimental [doctoral thesis]. [Uberada, MG(BR)]: Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde; 2019.
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Efetividade para desenvolver somente conhecimento e habilidade. |
25
25. Major CB. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competência clínica de estudantes de enfermagem [doctoral thesis]. [Curitiba, PR(BR)]: Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2017.
-
26
26. Tiburcio MP. Simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem no processo transfusional [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2018.
,
29
29. Felix CC. Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação na Saúde do Adulto (PROESA); 2012.
,
31
31. Sarmanho CL. Simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem na Atenção Básica em Saúde [master's thesis]. [Belém, PA(BR)]: Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
,
47
47. Miraveti JC. Suporte básico de vida para leigos: um estudo quase experimental [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2016.
|
Efetividade para desenvolver somente conhecimento. |
22
22. Lopes TO. Aula expositiva dialogada e aula simulada: comparação entre estratégias de ensino na graduação em enfermagem [master's thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2012.
,
32
32. Grassia RC. Avaliação da aprendizagem do eletrocardiograma pelo método tradicional e no centro de simulação realística [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2014.
-
33
33. Paula MF. Simulação realística sobre delirium em idosos: conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2016.
,
35
35. Vilela DM. O ensino da avaliação clínica da oxigenação e circulação do bebê pré-termo: integração simulação virtual e simulação robótica [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública; 2015.
,
39
39. Costa RR. Eficácia da simulação realística no ensino de imunização de adultos no contexto da graduação em enfermagem [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
-
40
40. Luizari MR. Avaliação clínica de enfermagem na termorregulação do recém-nascido pré-termo: do desenvolvimento ao uso de tecnologia educacional digital [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública; 2016
,
58
58. Silva L. Simulação Realística: Desenvolvimento de competência e habilidades em situação de desconforto respiratório [doctoral thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
|
Categoria 5: temáticas abordadas para a realização do cenário de simulação |
Raciocínio diagnóstico. |
23
23. Rodrigues ID. Simulação realística no processo de ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
|
Consulta de enfermagem. |
24
24. Oliveira SN. Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação [master's thesis]. [Florianópolis, SC(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2014.
,
31
31. Sarmanho CL. Simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem na Atenção Básica em Saúde [master's thesis]. [Belém, PA(BR)]: Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
|
Emergência cardiovascular. |
25
25. Major CB. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competência clínica de estudantes de enfermagem [doctoral thesis]. [Curitiba, PR(BR)]: Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2017.
,
29
29. Felix CC. Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação na Saúde do Adulto (PROESA); 2012.
,
42
42. Tobase L. Desenvolvimento e avaliação do curso online sobre Suporte Básico de Vida nas manobras de reanimação cardiopulmonar do adulto [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem; 2016.
,
47
47. Miraveti JC. Suporte básico de vida para leigos: um estudo quase experimental [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2016.
,
56
56. Sanguino GZ. Desenvolvimento de material educativo para manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica ocasionada por insuficiência respiratória [master's thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública; 2019.
|
Emergência respiratória. |
25
25. Major CB. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competência clínica de estudantes de enfermagem [doctoral thesis]. [Curitiba, PR(BR)]: Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2017.
,
41
41. Pedersoli CE. Desempenho dos estudantes de enfermagem na inserção de dispositivo supraglótico (máscara laríngea): estudo randomizado e controlado em manequins [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2013
,
58
58. Silva L. Simulação Realística: Desenvolvimento de competência e habilidades em situação de desconforto respiratório [doctoral thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
|
Emergência neurológica. |
22
22. Lopes TO. Aula expositiva dialogada e aula simulada: comparação entre estratégias de ensino na graduação em enfermagem [master's thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2012.
,
25
25. Major CB. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competência clínica de estudantes de enfermagem [doctoral thesis]. [Curitiba, PR(BR)]: Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2017.
|
Processo transfusional. |
26
26. Tiburcio MP. Simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem no processo transfusional [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2018.
|
Imunização. |
27
27. Janicas RC. Contribuições dos cenários com debriefing no processo ensino aprendizagem de graduandos de enfermagem [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Interunidades da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2016.
,
39
39. Costa RR. Eficácia da simulação realística no ensino de imunização de adultos no contexto da graduação em enfermagem [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
|
Lesão por pressão. |
28
28. Moura EC. Ensino-aprendizagem de enfermagem em simulação clínica: desenvolvendo competência profissional para prevenção de úlceras por pressão [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2013.
|
Administração de medicamentos. |
30
30. Oliveira KM. Implementação da simulação realística como método de melhoria da segurança do paciente: ensaio controlado [master's thesis]. [Brasília, DF (BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
|
Eletrocardiograma. |
32
32. Grassia RC. Avaliação da aprendizagem do eletrocardiograma pelo método tradicional e no centro de simulação realística [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2014.
|
Delirium em idoso. |
33
33. Paula MF. Simulação realística sobre delirium em idosos: conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2016.
|
Cuidados em neonatologia e pediatria. |
34
34. Aredes ND. Tecnologia e educação em enfermagem: um experimento à luz da jogabilidade, da autonomia do estudante e dos estilos de aprendizagem [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2016.
-
36
36. Brasil GC. Simulação Realística como Estratégia de Ensino na Enfermagem Materno Infantil [master's thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
,
40
40. Luizari MR. Avaliação clínica de enfermagem na termorregulação do recém-nascido pré-termo: do desenvolvimento ao uso de tecnologia educacional digital [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública; 2016
,
46
46. Fonseca PM. Comunicação em saúde no aleitamento materno: desenvolvimento e validação de cenário para a Simulação Clínica na enfermagem [master's thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2019.
,
57
57. Gomes RG. Avaliação do paciente crítico no centro de terapia intensiva por acadêmicos de enfermagem: aprendizagem por simulação [master's thesis]. [Alfenas, MG(BR)]: Universidade Federal de Alfenas; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
|
Saúde da mulher. |
36
36. Brasil GC. Simulação Realística como Estratégia de Ensino na Enfermagem Materno Infantil [master's thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
|
Sepse. |
50
50. Carvalho LR. Julgamento clínico e autoeficácia de enfermeiros para o manejo da sepse: uso da simulação clínica [doctoral thesis]. [São Carlos, SP(BR)]: Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
|
Utilização de equipamentos. |
51
51. Cunha MC. Aplicação do inventário de conhecimento, habilidade e atitude, frente à utilização de monitores multiparamétricos em unidade de terapia intensiva: um estudo quase experimental [doctoral thesis]. [Uberada, MG(BR)]: Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde; 2019.
|
Dimensionamento de pessoal. |
52
52. Cervi GM. Simulador de Ambiente Hospitalar para Gestão e Dimensionamento de Pessoas [master's thesis]. [Porto Alegre, RS(BR)]: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde; 2017.
|
Enfermagem em clínica cirúrgica e centro cirúrgico. |
53
53. Belo AS. O uso da simulação realística como estratégia de ensino aplicada na graduação de enfermagem [master's thesis]. [Fortaleza, CE(BR)]: Centro Universitário Christus, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde; 2019.
,
55
55. Bresolin P. Estilo individual de aprendizagem e a simulação clínica no ensino superior em enfermagem [master's thesis]. [Florianópolis, SC(BR)]: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
|
Segurança do paciente. |
54
54. Teixeira A. Satisfação e autoconfiança de estudantes nos papéis de atuantes e observadores em simulação realística [master's thesis]. [Porto Alegre, RS(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
|
Unidade de terapia intensiva e cuidados críticos. |
57
57. Gomes RG. Avaliação do paciente crítico no centro de terapia intensiva por acadêmicos de enfermagem: aprendizagem por simulação [master's thesis]. [Alfenas, MG(BR)]: Universidade Federal de Alfenas; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
|
Categoria 6: comparação da efetividade da simulação versus outras estratégias de ensino e aprendizagem |
Simulação versus estratégia tradicional de ensino: simulação mais efetiva para o processo de ensino e aprendizagem do que a estratégia tradicional - aula expositiva-dialogada e treinamento de habilidades. |
22
22. Lopes TO. Aula expositiva dialogada e aula simulada: comparação entre estratégias de ensino na graduação em enfermagem [master's thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2012.
-
23
23. Rodrigues ID. Simulação realística no processo de ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
,
30
30. Oliveira KM. Implementação da simulação realística como método de melhoria da segurança do paciente: ensaio controlado [master's thesis]. [Brasília, DF (BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
,
39
39. Costa RR. Eficácia da simulação realística no ensino de imunização de adultos no contexto da graduação em enfermagem [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
,
45
45. Lima MN. Efeito da simulação realística na aprendizagem: um experimento com discentes de enfermagem [master's thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de pós-gradução em Enfermagem; 2018.
|
Simulação versus estratégia tradicional de ensino: efetividades similares diante do processo de ensino-aprendizagem. |
32
32. Grassia RC. Avaliação da aprendizagem do eletrocardiograma pelo método tradicional e no centro de simulação realística [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2014.
,
34
34. Aredes ND. Tecnologia e educação em enfermagem: um experimento à luz da jogabilidade, da autonomia do estudante e dos estilos de aprendizagem [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2016.
,
41
41. Pedersoli CE. Desempenho dos estudantes de enfermagem na inserção de dispositivo supraglótico (máscara laríngea): estudo randomizado e controlado em manequins [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2013
|
Categoria 7: fragilidades percebidas por estudantes e enfermeiros quanto à simulação |
Tempo e duração dos cenários insuficientes. |
23
23. Rodrigues ID. Simulação realística no processo de ensino-aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
,
31
31. Sarmanho CL. Simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem na Atenção Básica em Saúde [master's thesis]. [Belém, PA(BR)]: Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
|
Ansiedade exacerbada/nervosismo/aflição. |
31
31. Sarmanho CL. Simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem na Atenção Básica em Saúde [master's thesis]. [Belém, PA(BR)]: Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
,
37
37. Silva AT. Percepção de docentes e discentes em enfermagem sobre a simulação realística em uma instituição de ensino superior do Recife-PE [master's thesis]. [Recife, PE(BR)]: Faculdade Pernambucana de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
,
57
57. Gomes RG. Avaliação do paciente crítico no centro de terapia intensiva por acadêmicos de enfermagem: aprendizagem por simulação [master's thesis]. [Alfenas, MG(BR)]: Universidade Federal de Alfenas; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
|
Relação do número de alunos por docente. |
31
31. Sarmanho CL. Simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem na Atenção Básica em Saúde [master's thesis]. [Belém, PA(BR)]: Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
,
44
44. Quilici AP. A vivência dos docentes na simulação clínica inserida no currículo: desafios, dificuldades e conquistas [doctoral thesis]. [Campinas, SP(BR)]: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2015.
|
Correlação entre os objetivos dos cenários e as competências curriculares. |
31
31. Sarmanho CL. Simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem na Atenção Básica em Saúde [master's thesis]. [Belém, PA(BR)]: Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
,
47
47. Miraveti JC. Suporte básico de vida para leigos: um estudo quase experimental [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2016.
|
Categoria 8: potencialidades percebidas por estudantes e enfermeiros quanto à simulação |
Experiência significativa. |
19
19. Turole DC. Simulação realística como recurso metodológico no ensino de graduação em enfermagem: percepção do aluno [master's thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem; 2016.
,
24
24. Oliveira SN. Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação [master's thesis]. [Florianópolis, SC(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2014.
,
31
31. Sarmanho CL. Simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem na Atenção Básica em Saúde [master's thesis]. [Belém, PA(BR)]: Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
,
37
37. Silva AT. Percepção de docentes e discentes em enfermagem sobre a simulação realística em uma instituição de ensino superior do Recife-PE [master's thesis]. [Recife, PE(BR)]: Faculdade Pernambucana de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
|
Desenvolvimento de conhecimento, pensamento crítico, do agir e aprender. |
19
19. Turole DC. Simulação realística como recurso metodológico no ensino de graduação em enfermagem: percepção do aluno [master's thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem; 2016.
,
25
25. Major CB. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competência clínica de estudantes de enfermagem [doctoral thesis]. [Curitiba, PR(BR)]: Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2017.
-
26
26. Tiburcio MP. Simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem no processo transfusional [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2018.
,
28
28. Moura EC. Ensino-aprendizagem de enfermagem em simulação clínica: desenvolvendo competência profissional para prevenção de úlceras por pressão [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2013.
,
33
33. Paula MF. Simulação realística sobre delirium em idosos: conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2016.
-
34
34. Aredes ND. Tecnologia e educação em enfermagem: um experimento à luz da jogabilidade, da autonomia do estudante e dos estilos de aprendizagem [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2016.
,
38
38. Sousa JE. Experiência de simulação clínica avançada em Enfermagem: satisfação e autoconfiança como resultados [master's thesis]. [Teresina, PI(BR)]: Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2015.
,
40
40. Luizari MR. Avaliação clínica de enfermagem na termorregulação do recém-nascido pré-termo: do desenvolvimento ao uso de tecnologia educacional digital [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública; 2016
,
50
50. Carvalho LR. Julgamento clínico e autoeficácia de enfermeiros para o manejo da sepse: uso da simulação clínica [doctoral thesis]. [São Carlos, SP(BR)]: Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
,
53
53. Belo AS. O uso da simulação realística como estratégia de ensino aplicada na graduação de enfermagem [master's thesis]. [Fortaleza, CE(BR)]: Centro Universitário Christus, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde; 2019.
,
58
58. Silva L. Simulação Realística: Desenvolvimento de competência e habilidades em situação de desconforto respiratório [doctoral thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
|
Promoção da autoavaliação. |
19
19. Turole DC. Simulação realística como recurso metodológico no ensino de graduação em enfermagem: percepção do aluno [master's thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem; 2016.
,
24
24. Oliveira SN. Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação [master's thesis]. [Florianópolis, SC(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2014.
,
28
28. Moura EC. Ensino-aprendizagem de enfermagem em simulação clínica: desenvolvendo competência profissional para prevenção de úlceras por pressão [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2013.
,
37
37. Silva AT. Percepção de docentes e discentes em enfermagem sobre a simulação realística em uma instituição de ensino superior do Recife-PE [master's thesis]. [Recife, PE(BR)]: Faculdade Pernambucana de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
|
Promoção de segurança do paciente e participantes. |
19
19. Turole DC. Simulação realística como recurso metodológico no ensino de graduação em enfermagem: percepção do aluno [master's thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem; 2016.
,
31
31. Sarmanho CL. Simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem na Atenção Básica em Saúde [master's thesis]. [Belém, PA(BR)]: Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
,
37
37. Silva AT. Percepção de docentes e discentes em enfermagem sobre a simulação realística em uma instituição de ensino superior do Recife-PE [master's thesis]. [Recife, PE(BR)]: Faculdade Pernambucana de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
,
38
38. Sousa JE. Experiência de simulação clínica avançada em Enfermagem: satisfação e autoconfiança como resultados [master's thesis]. [Teresina, PI(BR)]: Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2015.
,
43
43. Espadaro RF. Simulação realística na formação em enfermagem: percepção de docentes e discentes [master's thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Nove de Julho, Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove; 2017.
,
49
49. Silver TF. Percepção de graduandos de enfermagem da disciplina Semiologia e Semiotécnica sobre o processo ensino aprendizagem nos cenários de prática [master's thesis]. [Maceió, AL(BR)]: Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina; 2018.
,
53
53. Belo AS. O uso da simulação realística como estratégia de ensino aplicada na graduação de enfermagem [master's thesis]. [Fortaleza, CE(BR)]: Centro Universitário Christus, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde; 2019.
|
Satisfação/motivação/gratidão. |
21
21. Costa RR. A simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem em enfermagem [master's thesis]. [Natal, RN(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2014.
,
22
22. Lopes TO. Aula expositiva dialogada e aula simulada: comparação entre estratégias de ensino na graduação em enfermagem [master's thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2012.
,
25
25. Major CB. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competência clínica de estudantes de enfermagem [doctoral thesis]. [Curitiba, PR(BR)]: Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2017.
-
26
26. Tiburcio MP. Simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem no processo transfusional [doctoral thesis]. [Natal, RN(BR)]: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2018.
,
28
28. Moura EC. Ensino-aprendizagem de enfermagem em simulação clínica: desenvolvendo competência profissional para prevenção de úlceras por pressão [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2013.
,
30
30. Oliveira KM. Implementação da simulação realística como método de melhoria da segurança do paciente: ensaio controlado [master's thesis]. [Brasília, DF (BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
-
31
31. Sarmanho CL. Simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem na Atenção Básica em Saúde [master's thesis]. [Belém, PA(BR)]: Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
,
33
33. Paula MF. Simulação realística sobre delirium em idosos: conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2016.
-
34
34. Aredes ND. Tecnologia e educação em enfermagem: um experimento à luz da jogabilidade, da autonomia do estudante e dos estilos de aprendizagem [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2016.
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35
35. Vilela DM. O ensino da avaliação clínica da oxigenação e circulação do bebê pré-termo: integração simulação virtual e simulação robótica [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública; 2015.
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36. Brasil GC. Simulação Realística como Estratégia de Ensino na Enfermagem Materno Infantil [master's thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
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Desenvolvimento de competência-conhecimento, habilidades, atitudes. |
28
28. Moura EC. Ensino-aprendizagem de enfermagem em simulação clínica: desenvolvendo competência profissional para prevenção de úlceras por pressão [doctoral thesis]. [Ribeirão Preto, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental; 2013.
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30
30. Oliveira KM. Implementação da simulação realística como método de melhoria da segurança do paciente: ensaio controlado [master's thesis]. [Brasília, DF (BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
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31. Sarmanho CL. Simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem na Atenção Básica em Saúde [master's thesis]. [Belém, PA(BR)]: Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
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51
51. Cunha MC. Aplicação do inventário de conhecimento, habilidade e atitude, frente à utilização de monitores multiparamétricos em unidade de terapia intensiva: um estudo quase experimental [doctoral thesis]. [Uberada, MG(BR)]: Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde; 2019.
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Autoconfiança. |
20
20. Oliveira DL. Curso para capacitação de instrutores de simulação clínica em enfermagem com uso de ambiente virtual de aprendizagem. [master's thesis]. [Campinas, SP(BR)]: Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2017.
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25. Major CB. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competência clínica de estudantes de enfermagem [doctoral thesis]. [Curitiba, PR(BR)]: Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2017.
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33. Paula MF. Simulação realística sobre delirium em idosos: conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2016.
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38. Sousa JE. Experiência de simulação clínica avançada em Enfermagem: satisfação e autoconfiança como resultados [master's thesis]. [Teresina, PI(BR)]: Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2015.
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54. Teixeira A. Satisfação e autoconfiança de estudantes nos papéis de atuantes e observadores em simulação realística [master's thesis]. [Porto Alegre, RS(BR)]: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
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58. Silva L. Simulação Realística: Desenvolvimento de competência e habilidades em situação de desconforto respiratório [doctoral thesis]. [Brasília, DF(BR)]: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
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Julgam o debriefing uma fase fundamental. |
25
25. Major CB. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competência clínica de estudantes de enfermagem [doctoral thesis]. [Curitiba, PR(BR)]: Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em enfermagem; 2017.
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27. Janicas RC. Contribuições dos cenários com debriefing no processo ensino aprendizagem de graduandos de enfermagem [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Interunidades da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2016.
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37. Silva AT. Percepção de docentes e discentes em enfermagem sobre a simulação realística em uma instituição de ensino superior do Recife-PE [master's thesis]. [Recife, PE(BR)]: Faculdade Pernambucana de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
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44. Quilici AP. A vivência dos docentes na simulação clínica inserida no currículo: desafios, dificuldades e conquistas [doctoral thesis]. [Campinas, SP(BR)]: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2015.
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Articula teoria e prática. |
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31. Sarmanho CL. Simulação realística como estratégia de ensino aprendizagem na Atenção Básica em Saúde [master's thesis]. [Belém, PA(BR)]: Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2019.
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35. Vilela DM. O ensino da avaliação clínica da oxigenação e circulação do bebê pré-termo: integração simulação virtual e simulação robótica [doctoral thesis]. [São Paulo, SP(BR)]: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública; 2015.
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37. Silva AT. Percepção de docentes e discentes em enfermagem sobre a simulação realística em uma instituição de ensino superior do Recife-PE [master's thesis]. [Recife, PE(BR)]: Faculdade Pernambucana de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
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49. Silver TF. Percepção de graduandos de enfermagem da disciplina Semiologia e Semiotécnica sobre o processo ensino aprendizagem nos cenários de prática [master's thesis]. [Maceió, AL(BR)]: Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina; 2018.
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53. Belo AS. O uso da simulação realística como estratégia de ensino aplicada na graduação de enfermagem [master's thesis]. [Fortaleza, CE(BR)]: Centro Universitário Christus, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde; 2019.
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55. Bresolin P. Estilo individual de aprendizagem e a simulação clínica no ensino superior em enfermagem [master's thesis]. [Florianópolis, SC(BR)]: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2018.
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