RESUMO
Objetivo: elaborar e validar o conteúdo de um algoritmo para o planejamento da administração de medicamentos intravenosos em neonatos.
Método: estudo metodológico de elaboração e de validação de tecnologia. Foi realizada a revisão de escopo que subsidiou a elaboração do algoritmo pelas pesquisadoras e sua posterior validação por 13 enfermeiros especialistas, a qual ocorreu entre novembro de 2021 e março de 2022. Foram considerados aceitáveis os itens com Índice de Validade de Conteúdo ≥ 0,8.
Resultados: foram incluídas 31 referências na revisão de escopo, organizadas em cinco categorias: “indicação de acesso intravenoso”, “cuidados relacionados à polifarmácia”, “cuidados prévios à administração de medicamentos intravenosos”, “cuidados relacionados à manipulação do cateter venoso” e “cuidados relacionados à infusão de medicamentos”. Essa divisão subsidiou a elaboração do algoritmo, que foi validado após três rodadas, com Índice de Validade de Conteúdo geral do instrumento de 0,91.
Conclusão: a validação do algoritmo indica confiabilidade e precisão do seu conteúdo.
DESCRITORES: Neonatologia; Enfermagem Neonatal; Cuidados de Enfermagem; Segurança do Paciente; Infusões Intravenosas; Estudo de Validação