Acessibilidade / Reportar erro

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: 40 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE EXCELÊNCIA

O ano de 2016 é especial para o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao completar 40 anos de uma trajetória de sucesso, o PEn/UFSC tem a alegria de compartilhar com o público suas conquistas. Entre elas, o reconhecimento de excelência de nível internacional, obtido com o conceito 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2010 e consolidado em 2013.

O Programa foi criado em 1976, com o curso de mestrado, e passou a ofertar o curso de doutorado a partir de 1993, destinados a titular enfermeiros e outros profissionais, com graduação universitária, interessados em atuar no campo da saúde. Ao longo do tempo tem confirmado sua amplitude com significativa inserção regional, nacional e internacional. Até maio deste ano, o PEn/UFSC, titulou 680 mestres, 292 doutores e 48 pós-doutores brasileiros e estrangeiros, contribuindo de forma expressiva com a formação acadêmica de profissionais da saúde, em especial enfermeiros.

Este Programa tem destacada atuação, também, na promoção de titulação de mestres e de doutores por meio de cursos interinstitucionais impulsionados, inicialmente, pela Rede de Promoção da Pós-Graduação da Região Sul, na década de 1990, em cinco pólos: Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas e Fundação Rio Grande. Posteriormente, o PEn/UFSC expandiu suas atividades para a Universidade Federal do Mato Grosso, Universidade de Passo Fundo, Universidade de Caxias do Sul, Universidade do Contestado, Universidade do Vale do Itajaí e Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Nesta modalidade, titulou 220 mestres e 25 doutores, bem como induziu a criação de cursos de pós-graduação próprios nestes pólos. É estimulante perceber que o desenvolvimento da pós-graduação na região Sul deve-se, sobremaneira, aos esforços do PEn/UFSC para atingir a realidade que hoje se apresenta sólida e potente. É importante destacar, ainda, a formação de três turmas de Doutorado Interinstitucional (DINTER), realizada com a Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Amazonas, esta última em andamento com 17 discentes.

A contribuição do PEn/UFSC extrapola as fronteiras brasileiras e se estende à Ibero-América. Assim, em relação à solidariedade internacional, desde sua criação em 1976 até a presente data, o Programa já titulou 14 mestres, 13 doutores e sete pós-doutores, ou seja, 34 profissionais internacionais vindos de dez países: Peru, Costa Rica, Argentina, Equador, Colômbia, Chile, México, Uruguai, Portugal e Espanha. Em andamento, a titulação de mais nove pós-graduandos internacionais com destaque para países como Paquistão e Angola. Ainda, mantém intercâmbio com diversas Universidades da Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Canadá, EUA, México e Portugal.

Outro destaque importante refere-se à participação do PEn/UFSC no Prêmio Capes de Tese. Em dez edições, o Programa recebeu premiação em seis delas, sendo três premiações máximas (2008, 2011 e 2015) e três menções honrosas (2006, 2012 e 2014).

Em um movimento constante de renovação, o PEn/UFSC passou por seis avaliações sistemáticas e abrangentes, desde a sua criação, sempre em busca do incremento do processo de formação de recursos humanos e da qualificação e ampliação dos produtos finais obtidos com este processo. Em sua última reformulação, em 2010, como resultado de um intenso processo de reestruturação do Programa, foram criadas duas áreas de concentração: Filosofia, Cuidado em Saúde e Enfermagem e Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem. Com isto buscou promover o espaço adequado de consolidação de vocações e tendências de grande potencial para o Programa e a Enfermagem brasileira, além de propiciar ainda maior qualificação às atividades do PEn/UFSC.

Para atender às necessidades de atuação em ensino, pesquisa, gestão e extensão, conquistou, em 10 de maio de 2013, uma destacada ampliação em sua infraestrutura, com a inauguração do Centro de Pesquisa e Tecnologia do Cuidado em Enfermagem e Saúde (CEPETEC), situado em prédio próprio da Enfermagem. Esse espaço abriga os 13 Laboratórios de Pesquisa e Tecnologia em diferentes áreas do conhecimento que sustentam as dez linhas de pesquisa das duas áreas de concentração do Programa.

Atualmente, o corpo docente está composto por 32 professores, impulsionando o desenvolvimento de 32 macroprojetos de pesquisa com financiamento e uma produção de 360 artigos publicados nos extratos Qualis A1, A2 e B1, nos últimos três anos. Destaca-se que do corpo docente, 12 são pesquisadores CNPq de Produtividade em Pesquisa (dois 1A, dois 1B, um 1C, um 1D e seis PQ2) e dois pesquisadores de Desenvolvimento Tecnológico.

Na disseminação do conhecimento produzido na área da enfermagem e da saúde mantém com muita dedicação a revista Texto & Contexto Enfermagem, classificada no Qualis Capes como A2. Foi criada em janeiro de 1992, tendo sua primeira edição publicada em junho do mesmo ano e, desde então, tornou-se um relevante órgão de divulgação que se destina à publicação da produção técnico-científica relacionada à área da saúde e, em especial, da Enfermagem. Caracteriza-se como periódico de circulação nacional e internacional, publicando artigos em português, inglês e espanhol.

O PEn/UFSC, com orgulho, tem acompanhado seus egressos, que desenvolvem atividades de ensino e orientação de pós-graduação stricto sensu; possuem projetos de pesquisa financiados; exercem atividades político-administrativas e se destacam em liderança na Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e Conselho Regional de Enfermagem (COREn); assumem cargos de coordenação universitária, em chefia de departamento, em curso de graduação ou pós-graduação e em comissões de saúde e de educação.

Esta história de sucesso é fruto do trabalho coletivo do corpo docente, discente, administrativo e gestor que, desde a criação do PEn/UFSC, busca superar-se constantemente para o alcance da excelência acadêmica.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2016
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br