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VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA SÍNDROME MÃO-PÉ INDUZIDA POR CAPECITABINA

RESUMO

Objetivo:

Validar um folder educativo sobre orientações, prevenção e tratamento da síndrome mão-pé induzida por capecitabina, utilizando a validação de profissionais especialistas na área.

Método:

Estudo metodológico que analisou a validade do referido folder, caracterizado como uma tecnologia educacional. O processo de elaboração e validação do conteúdo ocorreu entre junho e dezembro de 2022 em um Ambulatório de Oncologia de um Hospital Terciário no interior de São Paulo. Foram seguidas as fases de construção e validação de conteúdo do folder com profissionais especialistas. Os critérios para validação baseiam-se em um Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 0,90.

Resultados:

Foram convidados a participarem do estudo sete especialistas em oncologia, incluídos cinco enfermeiros e dois farmacêuticos. Foram realizadas duas rodadas de validações, nas quais se validou o folder na segunda rodada, atingindo um índice global de validação de conteúdo de 1,0.

Conclusão:

O folder educativo foi validado por especialistas e demonstrou ser uma ferramenta com grande potencial para auxiliar na prevenção e tratamento de pacientes que apresentam a síndrome mão-pé induzida pela capecitabina.

DESCRITORES:
Enfermagem; Oncologia; Tecnologia educacional; Educação em saúde; Estudo de validação

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