Acessibilidade / Reportar erro

TERAPIAS DE ALÍVIO DA DOR PERINEAL NO PÓS-PARTO 1 1 Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico pelo financiamento do projeto (Processo no 478646/2012-7).

RESUMO

Objetivo:

identificar as terapias para tratamento da dor perineal pós-parto normal e verificar indicação, técnica e duração da crioterapia.

Método:

estudo exploratório (survey) conduzido em 32 maternidades públicas do município de São Paulo (Brasil). Em cada maternidade, entrevistou-se uma enfermeira ou obstetriz que prestasse assistência direta à puérpera. Investigaram-se: caracterização institucional, qualificação profissional, método de alívio da dor, critério de administração das terapias, indicação, contraindicação, modalidade, técnica e intervalo da crioterapia. Realizou-se análise descritiva.

Resultados:

métodos medicamentosos e não medicamentosos foram utilizados no alívio da dor perineal, apesar do uso das terapias não medicamentosas não estar protocolado nessas instituições. Entre os métodos medicamentosos destacaram-se os analgésicos e anti-inflamatórios. A crioterapia foi o método não medicamentoso mais utilizado, sendo sua principal indicação o edema perineal. Tempo de aplicação e intervalo da crioterapia variaram 10-30min e 3-8h, respectivamente. Cubos de gelo em luva de látex foi a principal técnica de resfriamento.

Conclusão:

as terapias medicamentosas predominaram no controle da dor perineal. Considerando as vantagens das terapias não medicamentosas, faz-se necessário desenvolver protocolos para garantir seu emprego seguro e eficaz na assistência obstétrica.

DESCRITORES:
Crioterapia; Períneo; Período pós-parto; Dor; Enfermagem materno-infantil

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br