Acessibilidade / Reportar erro

ATITUDES DE MORADORES URBANOS PARA COM AS PESSOAS COM ABUSO DE DROGAS EM CINCO DISTRITOS DO MUNICÍPIO DE CONCEPCIÓN, CHILE

RESUMO

Objetivo:

analisar as atitudes de moradores de um município urbano de Concepción, Chile, para com as pessoas com abuso de drogas, segundo o tipo de drogas, a experiência pessoal e as variáveis sociodemográficas.

Método:

estudo descritivo e transversal que examina as atitudes de 121 pessoas de cinco distritos de recenseamentos do distrito de Concepción, Chile, para com aquelas pessoas que fazem uso abusivo de quatro tipos de drogas: álcool, maconha, cocaína e paco, e sua relação com variáveis sociodemográficas, vivência pessoal e tipo de droga, utilizando o Questionário Multidimensional de Atitudes.

Resultados:

foram observadas atitudes ambivalentes para com aquelas pessoas que fazem uso abusivo de álcool e maconha. Em contrapartida, apresentam-se atitudes negativas para com as pessoas que fazem uso abusivo de cocaína e paco. O gênero feminino e a religiosidade foram associados significativamente com atitudes negativas, e os adultos jovens apresentaram atitudes mais ambivalentes e menos negativas que adultos de meia-idade e mais maduros. A vivência pessoal está associada significativamente apenas se as pessoas que abusam de maconha e cocaína são conhecidas.

Conclusão:

concluiu-se que predominam atitudes ambivalentes e negativas para com as pessoas que abusam de drogas, fato que constitui uma barreira para o acesso ao tratamento e à integração social. É necessário continuar pesquisando sobre as atitudes, a distância social e o contato pessoal, para elaborar estratégias que permitam abranger o estigma e a discriminação para com aquelas pessoas que apresentam abuso de drogas no Chile.

DESCRITORES
Atitudes; Conhecimentos; Comportamentos; Prática em saúde; Transtornos relacionados ao Uso de Substâncias; Adultos

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br