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Inovação no processo de aprendizagem de enfermagem em saúde coletiva

As autoras enfatizam o aprendizado dos estudantes no enfrentamento da realidade orientado pela investigação pedagógica. Objetivou-se sistematizar as facilidades e dificuldades percebidas pelos familiares no atendimento à saúde e analisar suas implicações pedagógicas no processo de aprendizagem dos estudantes na disciplina Fundamentos e Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva. O estudo foi retrospectivo baseado em dados de inquérito domiciliar produzidos na investigação pedagógica envolvendo estudantes de graduação, em 2006. Adotou-se método de análise de conteúdo dos dados, associados à visão de estrutura e processos de serviços. Como facilidades e dificuldades emergiram, respectivamente, a qualidade da relação usuário-profissionais e a demora no atendimento pelo excesso da demanda como aspectos fundamentais. Essas temáticas constituíram-se em momentos de mobilização da capacidade cognitiva dos estudantes ao perceber a necessidade dos usuários e potencializar a prática pedagógica no processo formativo.

Saúde coletiva; Ensino superior; Aprendizagem por associação; Enfermagem


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