RESUMO
Objetivo: elaborar e validar tecnologia educacional (vídeo educativo) voltado para os profissionais de saúde sobre prevenção de queda em criança hospitalizada.
Método: pesquisa metodológica, realizada entre dezembro de 2017 e janeiro de 2019, em cinco etapas: identificação dos temas a partir da revisão de literatura e do Protocolo de prevenção de queda do Ministério da Saúde, elaboração do vídeo educativo e validação deste por juízes-especialistas em saúde da criança, segurança do paciente e comunicação social, validação pelo público-alvo, representado por profissionais de saúde de um Instituto de Pediatria do Rio de Janeiro e adequação do material. Para validação foi utilizada escala Likert sendo considerados validados os itens com índices de concordância maior ou igual a 70%.
Resultados: o vídeo “Prevenção de queda em criança hospitalizada” foi elaborado e validado com índice médio de concordância de adequação de 86% entre os juízes, e de 99, 3% entre o público-alvo. Apenas um item, referente ao tamanho adequado aos títulos e tópicos, não foi validado pelos juízes e foi modificado com base nas sugestões dos mesmos.
Conclusão: o vídeo foi validado pelos juízes e pelo público-alvo e poderá ter aplicação prática na educação/capacitação de profissionais de saúde na atenção à saúde da criança.
DESCRITORES: Estudo de validação; Tecnologia educacional; Filmes e vídeos educativos; Acidentes por quedas; Criança hospitalizada