RESUMO
Objetivo:
descrever o processo de desenvolvimento e validação de um aplicativo móvel para dosagem de medicamentos em serviços neonatais e pediátricos.
Método:
estudo metodológico baseado no modelo de design instrucional com 5 etapas: análise, concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação. As primeiras 3 fases de desenvolvimento foram realizadas por um engenheiro de computação. Os índices de validade de conteúdo e de aparência foram medidos por enfermeiros clínicos (n=20) e engenheiros de sistemas de informática (n=18), respectivamente, e a avaliação de usabilidade foi medida com estudantes de enfermagem (n=61).
Resultados:
após a fase de desenvolvimento, o aplicativo móvel MATYMAR V 1.0 foi disponibilizado em plataforma gratuita para utilização no Sistema Android. O índice de validade de concordância de conteúdo foi de 1,0 enquanto a aparência apresentou variações. A avaliação da usabilidade do aplicativo, realizada por 61 estudantes de enfermagem, foi positiva para o cálculo de doses de medicamentos nos serviços neonatais e pediátricos.
Conclusões:
o modelo utilizado foi eficaz para o desenvolvimento do aplicativo, que foi bem avaliado por enfermeiros clínicos e engenheiros de sistemas quanto ao conteúdo e aparência por meio da validação do índice de concordância, bem como da avaliação de usabilidade pelos alunos. É um aplicativo útil e funcional para cálculo de doses, passando de uma forma convencional a um sistema tecnológico, tornando o processo de dosagem mais seguro e confiável, além de reduzir tempo.
DESCRITORES:
Aplicativos móveis; Tecnologia da informação em saúde; Cálculo de dosagem de medicamentos; Enfermagem
ABSTRACT
Objective:
to describe the process of developing and validating a mobile application for medication dosing in neonatal and pediatric services.
Method:
a methodological study based on the instructional design model with 5 stages: analysis, design, development, implementation, and evaluation. The first 3 phases of development were conducted by a computer engineer. The content and appearance validity index were measured by clinical nurses (n=20) and computer systems engineers (n=18), respectively, and the usability was evaluated with nursing students (n=61).
Results:
after the development phase, the MATYMAR V 1.0 mobile app was made available on a free platform to use on the Android system. The content validity index was 1.0, while the appearance index showed variations. The usability evaluation of the app, conducted by 61 nursing students, was positive for medication dose calculations in neonatal and pediatric services.
Conclusions:
the model used proved effective for developing the app, which received positive evaluations from clinical nurses and systems engineers in terms of content and appearance through the concordance index validation, as well as from nursing students in the usability evaluation. It is a useful and functional app for dose calculation, transitioning from a conventional method to a technological system, making the dosing process safer, more reliable, and time-efficient.
DESCRIPTORS:
Mobile applications; Health information technology; Drug dosage calculation; Nursing
RESUMEN
Objetivo:
Describir el proceso de desarrollo y validación de una aplicación móvil para la dosificación de medicamentos en los servicios de neonatos y pediatría.
Método:
Estudio metodológico basado en el modelo de diseño instruccional con 5 etapas: análisis, diseño, desarrollo, implementación y evaluación. Las 3 primeras fases del desarrollo fueron a cargo de un ingeniero de informática. Se midió el índice de validez de contenido y apariencia por enfermeras clínicas (n=20) e ingenieros de sistemas computacionales (n=18), respectivamente, y la evaluación de la usabilidad con alumnos de enfermería (n=61).
Resultados:
Después de la fase de desarrollo, se contó con la app móvil MATYMAR V 1.0 disponible en una plataforma gratuita para su uso en el Sistema Android. El índice de validez de concordancia del contenido fue de 1,0 mientras que la apariencia presentó variaciones. La evaluación de la usabilidad de la app, realizada por 61 alumnos de enfermería, fue positiva para el cálculo de dosis de medicamentos en los servicios de neonatos y pediatría.
Conclusiones:
El modelo utilizado resultó eficaz para el desarrollo de la app, que fue bien evaluada por los enfermeros clínicos e ingenieros de sistemas en cuanto al contenido y apariencia a través de la validación del índice de concordancia, así como la evaluación de la usabilidad por los alumnos. Es una app útil y funcional para el cálculo de dosis pasando de una forma convencional a un sistema tecnológico haciendo el proceso de dosificación más seguro y confiable, y con disminución del tiempo.
DESCRIPTORES:
Aplicaciones móviles; Tecnología de la información en salud; Cálculo de dosificación de drogas; Enfermería
INTRODUÇÃO
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) relacionadas à área da saúde estão sendo amplamente utilizadas pelos profissionais de saúde, contribuindo para a evolução e melhoria das práticas em saúde11. Gomes MLS, Rodrigues IR, Moura NS, Bezerra KC, Lopes BB, Teixeira JJD, et al. Avaliação de aplicativos móveis para promoção da saúde de gestantes com pré-eclâmpsia. Acta Paul Enferm [Internet]. 2019 [cited 2023 Dec 10];32(3):275-81. Available from: https://www.scielo.br/j/ape/a/vVtDqxJgpRLWxgWbKZvP3cq/?lang=pt .
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. Essas tecnologias, nos últimos anos, apresentaram rápido crescimento e têm sido utilizadas por diversas áreas do conhecimento sendo um ponto importante na divulgação do uso das tecnologias de informação pelos profissionais de enfermagem a criação da Tecnologia Informática Orientadora da Reforma Educacional (Technology Informatics Guiding Education Reform,TIGRE), iniciativa formada por um grupo de líderes em Informática em Enfermagem que busca possibilitar o conhecimento teórico e prático dos enfermeiros em tecnologias de informação, a fim de desenvolver um cuidado baseado em evidências, utilizando ferramentas que apoiem a tomada de decisão na clínica22. Kobayashi RM, Leite MMJ. Technological competencies in cardiovascular nursing education. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2015 [cited 2023 Dec 10];49(6):971-7. Available from: https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000600014 .
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Dessa forma, o uso das TICs na área da saúde também contribui para a segurança do paciente (SP), apesar de a SP estar recebendo hoje atenção especial em todo o mundo no sentido de buscar a qualidade na aplicação dos cuidados de saúde às pessoas e principalmente a um dos grupos mais vulneráveis, as crianças, que são consideradas dentro da assistência hospitalar como os pacientes de maior risco devido à sua condição anatomofisiológica que as expõe a maiores danos em comparação aos adultos por estarem em processo de crescimento e porque em alguns casos, relacionados à idade, não conseguem comunicar os sintomas33. Rappaport LD, Markowitz G, Hulac S, Roosevelt G. Errores de medicación en pacientes pediátricos después de la implementación de una guía de campo con dosificación basada en volumen. Prehosp Emerg Care [Internet]. 2023 [cited 2023 Dec 10];27(2):213-20. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35020551/ .
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-55. Santos Melo LT, Feitoza HFF. A enfermagem no cuidar neonatal em ambiente de terapia intensiva: preocupações e estratégias relacionadas à segurança do paciente e vínculo afetivo da família. RMS [Internet]. 2021 [citado 2023 Dec 10];3(2):157-70. Available from Available from https://revistamultisert1.websiteseguro.com/index.php/revista/article/view/341 .
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A Organização Mundial da Saúde (OMS) define SP como o é a redução do risco de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável. Nessa linha, a dosagem incorreta de medicamentos constitui uma situação grave na assistência à saúde, sendo considerada um dos principais eventos adversos sofridos por pacientes pediátricos atendidos em ambiente hospitalar e ainda mais por aqueles que se encontram em áreas de alta complexidade, como terapia intensiva e áreas de cuidados oncológicos33. Rappaport LD, Markowitz G, Hulac S, Roosevelt G. Errores de medicación en pacientes pediátricos después de la implementación de una guía de campo con dosificación basada en volumen. Prehosp Emerg Care [Internet]. 2023 [cited 2023 Dec 10];27(2):213-20. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35020551/ .
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-44. Sandoval LJS, Lima FET, Barbosa LP, Pascoal LM, Almeida PC, Morán YL. Professional performance in the administration of medicines in pediatrics: A study cross-sectional observational. Rev Bras Enferm [Internet]. 2022[ cited 2023 Dec 12];75(3):e20200299. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0299 .
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Erros de medicação, seja na prescrição, preparo e dispensação, administração ou monitoramento, são preocupações fundamentais da SP e também uma questão relacionada à qualidade da assistência, pois esses erros geram uma grande variedade de problemas para os pacientes, que vão desde um sinal ou sintoma leve, até o risco iminente de morte ou aumento nos dias de internação. Estima-se que entre 18,7% e 56% dos eventos adversos sejam os já descritos, erros de medicação, portanto o National Coordinating Council for Medication Error Reporting and Prevention (NCCMERP, 2020) descreveu os erros de medicação como "qualquer evento prevenível que possa causar ou conduzir ao uso inapropriado de medicamento ou dano ao paciente” por esta razão a OMS lançou uma iniciativa global com o objetivo de reduzir os erros em 50% num período de 5 anos, uma vez que estes erros são descritos na literatura como amplamente evitáveis em grande porcentagem55. Santos Melo LT, Feitoza HFF. A enfermagem no cuidar neonatal em ambiente de terapia intensiva: preocupações e estratégias relacionadas à segurança do paciente e vínculo afetivo da família. RMS [Internet]. 2021 [citado 2023 Dec 10];3(2):157-70. Available from Available from https://revistamultisert1.websiteseguro.com/index.php/revista/article/view/341 .
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Pela natureza desses erros que são derivados de processos com áreas de oportunidade em relação ao controle, muitos dos estudos que analisaram esse fenômeno tiveram como objetivo reduzir os erros na prática dos profissionais de saúde, especialmente do profissional de enfermagem, uma vez que dosar e administrar um medicamento em quase todos os países é uma intervenção interdependente realizada por esses profissionais no processo de cuidar. Muitos desses estudos refletem que as estratégias mais utilizadas para reduzir erros de medicação são as seguintes: projetos educacionais, serviços de informação sobre medicamentos, participação do farmacêutico clínico, dupla verificação, barreiras para redução de interrupções durante o cálculo e preparo de medicamentos, implementação de bombas inteligentes e estratégias de melhoria nos processos e prescrição de medicamentos, sistemas de notificação espontânea66. Marufu TC, Bower R, Hendron E, Manning JC. Nursing interventions to reduce medication errors in paediatrics and neonates: Systematic review and meta-analysis. J Pediatr Nurs [Internet]. 2022 [cited 2023 Dec 10];62:e139-47. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34507851/ .
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-99. Jm CC, Bogado L, Espínola RF, Galletti MF. Voluntary and anonymous reporting of medication errors in patients admitted to the Department of Pediatrics. Arch Argent Pediatr [Internet]. 2019 [cited 2023 Nov 15];117(6):e592-e597. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31758886/ .
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O uso de aplicativos móveis (APPs) para contribuir na redução de erros de medicação é pouco estudado, assim sendo, a OMS adotou saúde móvel (mHealth) como um termo que engloba a prática médica apoiada por dispositivos móveis, como telefones celulares e dispositivos portáteis de monitoramento, destacando-se que atualmente existem mais de 350.000 aplicativos relacionados à saúde disponíveis no mundo, mas a maioria desses aplicativos carece de evidências científicas em relação à sua eficácia e qualidade, por isso é necessária uma regulamentação destes com metodologias adequadas para verificar seu funcionamento e que não haja repercussões negativas na saúde da população1010. Santos Pires Lima C, De Fátima Faria Barbosa S. Aplicativos móveis em saúde: caracterização da produção científica da enfermagem brasileira. Rev Eletrônica Enferm [Internet]. 2019 [cited 2023 Nov 15];21. Available from: https://doi.org/10.5216/ree.v21.53278 .
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. Portanto, o objetivo deste estudo foi descrever o processo de desenvolvimento e validação de um aplicativo móvel para dosagem de medicamentos em serviços neonatais e pediátricos.
MÉTODOS
Este projeto é uma investigação metodológica baseada no Modelo de Design Sistemático1111. Barra DCC, Paim SMS, Sasso GTMD, Colla GW. Métodos para desenvolvimento de aplicativos móveis em saúde: revisão integrativa da literatura. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2017 [cited 2023 Dec 18];26(4). Available from: https://doi.org/10.1590/0104-07072017002260017 .
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composto por 5 etapas que responde à sigla, em língua inglesa, ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) para cálculo de doses de medicamentos nas áreas neonatal e pediátrica, para o sistema operacional Android, desenvolvido no período de janeiro de 2021 a janeiro de 2023.
O design instrucional é um processo que serve de base à criação de aplicativos informáticos, as 3 primeiras etapas (análise, design e desenvolvimento) correspondem à fase de desenvolvimento que foi realizada por um engenheiro de sistemas informáticos e as 2 últimas etapas (implementação e avaliação) pelos pesquisadores responsáveis pelo projeto1212. Silva DE, Corrêa Sobrinho M, Valentim NMC. Utilizando o Modelo ADDIE para o Desenvolvimento e Avaliação de um Processo Educacional Inspirado na Educação 4.0. In: Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2021) [Internet]. Sociedade Brasileira de Computação; 2021 [cited 2023 Nov 10];p. 448-57. Available from: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15936 .
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Na fase de desenvolvimento, a cargo do engenheiro de sistemas, em relação à etapa de análise, foram definidos os conteúdos matemáticos e de medicação, a regra de 3 para conversão de unidades de medida e dosagem pelos pesquisadores, e os requisitos tecnológicos pelos engenheiros de sistemas. Na etapa de design foram formados os fluxos de trabalho, proposta de protótipo e design de interface, já na etapa de desenvolvimento foi elaborado o código fonte1313. IONOS Digital Guide. El código fuente: ¿qué es y cómo se escribe? [Internet]. 2020 [cited 2022 Sep 22]. Available from: https://www.ionos.mx/digitalguide/paginas-web/desarrollo-web/codigo-fuente-definicion-con-ejemplos/ .
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e a estrutura de diretórios, em linguagem de programação; ao final foi obtida a versão 1.0 do app chamado MATYMAR.
Na fase de validação que corresponde à etapa de implementação foram realizados testes com a equipe de investigadores e engenheiro de sistemas informáticos para deteção de possíveis erros, posteriormente foi realizado um teste piloto em alunos de licenciatura do 9º semestre da Unidad Académica Multidisciplinaria Mante, da Universidad Autónoma de Tamaulipas, México.
Na etapa de avaliação, foi realizada a validação de conteúdo e aparência do aplicativo com o índice de validade de conteúdo por enfermeiros assistenciais e engenheiros de sistemas de informática respectivamente e posteriormente a avaliação de usabilidade em estudantes de enfermagem. Quanto aos critérios de seleção para enfermeiros assistenciais, foi considerado bacharelado em enfermagem, mínimo de 3 anos de experiência clínica na área neonatal (UTIN) ou pediatria (UTIP), para engenheiros de sistemas 3 anos de experiência profissional, e os estudantes de enfermagem deveriam estar ativos durante o período de coleta de dados, estudando do 6º ao 8º semestre na Unidade Acadêmica Multidisciplinar Mante, Tamaulipas, México. Dessa forma, 20 enfermeiros assistenciais participaram da validação de conteúdo, 18 engenheiros de sistemas de informática participaram da validação de aparência e 61 estudantes de graduação do 6º ao 8º semestre participaram da avaliação de usabilidade. A amostragem foi por conveniência. Os instrumentos de validação de conteúdo, aparência e usabilidade do aplicativo foram adaptados do português para o espanhol com autorização do autor original1414. Pereira FGF, Rocha DJL da, Melo GAA, Jaques RMPL, Formiga LMF. Construção e validação de aplicativo digital para ensino de instrumentação cirúrgica. Cogitare Enferm [Internet]. 2019 [cited 2022 Aug 22];24. Available from: https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58334 .
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e constam aqui descritos: primeiro, o instrumento de validação de conteúdo, 6 itens e escala Likert de 5 pontos. 1) Discordo, 2) Discordo parcialmente, 3) Concordo parcialmente, 4) Concordo, 5) Concordo totalmente. A mesma escala foi utilizada nos 3 instrumentos. Já na validação de aparência o instrumento possui 7 itens, o instrumento de usabilidade do aplicativo avaliado pelos alunos possui 9 itens. Além disso, para caracterizar os participantes, foram elaboradas fichas com variáveis sociodemográficas e profissionais para enfermeiros e engenheiros de sistemas sendo acrescentadas variáveis acadêmicas para os estudantes.
Todos os participantes deveriam ter um smartphone com sistema operacional Android e conexão à internet, responder ao instrumento MARYMAT que contém os itens para o cálculo das doses e desta forma executar e manipular o aplicativo, revisar um vídeo disponível no YouTube com as instruções para download, em seguida, responder ao documento de caracterização do participante e aos instrumentos de validação de conteúdo, aparência e usabilidade, previa assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
O índice de validação de conteúdo e aparência foi calculado através do programa Excel considerando evidências de validade de conteúdo adequadas em 0,901515. Polit P, Tatano C. Investigación en enfermería: Fundamentos para el uso de la evidencia en la práctica de la enfermería. 9th ed. Filadelfia, Pennsylvania: Wolters Kluwer; 2018. e a avaliação de usabilidade no programa SPSS; utilizou-se estatística descritiva com frequências e porcentagens e média para a variável idade.
O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sendo solicitado consentimento informado por escrito para todos os participantes.
RESULTADOS
Etapa de análise
Revisão dos registros, nesta etapa as informações foram examinadas e extraídas de documentos contendo dados da investigação matemática da dosagem de medicamentos. Foram realizadas reuniões virtuais na plataforma Microsoft Teams com a equipe de pesquisadores e o programador (engenheiro de sistemas). Foi elaborado um arquivo Excel que continha uma tabela com colunas com dados referentes aos medicamentos como nome, apresentação, indicações clínicas, efeitos colaterais e outros relacionados à diluição, tempo de infusão recomendado. Nesta versão 1.0 existem 25 medicamentos no total que são frequentemente utilizados nas áreas de neonatos e pediatria.
Etapa de design
Definiram-se os fluxos de trabalho. Foi apresentada a proposta de protótipo, realizando reuniões através do Microsoft Teams para avaliação do design final do aplicativo móvel MATYMAR.
A seguir, destacamos as capturas de tela essenciais, correspondentes ao aplicativo móvel. Este esboço é o resultado do design e da análise realizados no processo do aplicativo móvel. Esta Figura 1 mostra uma das telas do aplicativo que contém 2 botões, um que corresponde à calculadora de doses de medicamentos com regra de três simples e os medicamentos selecionados para essa versão e o segundo botão que contém o manual de medicamentos apresentados na categoria, incompatibilidades, efeitos adversos, diluição recomendada, volume de diluição recomendado, tempo de infusão recomendado (Figura 1).
Esta captura de tela mostra o exemplo de cálculo da dosagem de um medicamento, aqui está o nome genérico do medicamento (amicacina), depois a apresentação (nos medicamentos que contêm mais de uma apresentação o usuário encontrará uma pequena aba onde pode clicar e escolher a mais adequada), continua com a quantidade solicitada (aqui também na aba é possível selecionar g, mg ou mgc de acordo com a prescrição médica) depois as opções para calcular e deletar, e, finalmente encontrará o resultado obtido após selecionar “calcular” expresso em mililitros, que indica a quantidade de medicamento a ser administrada (Figura 2).
Etapa de desenvolvimento
Descrição das interfaces do aplicativo móvel
Nesta fase é descrito o código fonte, é o texto escrito em uma linguagem de programação, as funcionalidades propostas no design utilizando uma linguagem de programação, para aplicativos móveis Android é utilizado JAVA com o IDEl Android Studio; além disso, são apresentados os padrões de codificação e estruturação do aplicativo.
Etapa de implementação
Os testes foram realizados inicialmente com os pesquisadores e engenheiros de sistemas fazendo as modificações correspondentes. Posteriormente, foi realizado um teste piloto em tempo real com os estudantes do 9º semestre da mesma unidade acadêmica até que não houvesse mais erros.
Etapa de Avaliação
Participaram da avaliação de conteúdo do aplicativo 20 enfermeiros clínicos. A média de idade foi de 37,9 anos, com mínima de 25 e máxima de 61 (DP10,4) sendo que 95,0% (19) eram do sexo feminino. Quanto às variáveis acadêmicas e profissionais em relação ao tempo de conclusão do bacharelado, a média foi de 13,9 anos, o tempo de trabalho nas áreas de neonatos e pediatria foi uma média semelhante, de 9,2 anos e 9,8 anos respectivamente, e em relação ao tempo de atuação como docente a média foi de 5,8 anos. Dentre os participantes, 100,0% (20) possuíam especialidade na área, além disso 10,0% (2) possuíam mestrado e 5,0% (1) possuía publicação científica.
O índice de validade de conteúdo foi de 1,0 para todos os itens que compõem o instrumento (Tabela 1).
Avaliação de aparência por engenheiros de sistemas de computação. Quanto às características sociodemográficas e profissionais dos 18 participantes da área de informática, constatou-se que 61,0% (11) eram do sexo masculino, a idade média era de 37 anos (DP 8,3), 38,9% (7) possuíam especialidade e 33,0% (6) mestrado. Dos participantes, 83,3% (15) mencionaram ter experiência em desenvolvimento de software, 5,6% (1) tinha publicação de artigos científicos e 11,1% (2) participam de grupos de pesquisa.
Quanto ao índice de validação de conteúdo da aparência do aplicativo pelos engenheiros de sistemas de computação, apresentou variações: primeiro os itens 1 e 4 (0,8), seguido dos itens 2, 5 e 6 (0,9) e por último os itens 3 e 7 (1,0) (Tabela 2).
Avaliação da usabilidade do aplicativo por estudantes de enfermagem. A seguir são descritas as características sociodemográficas e acadêmicas e a avaliação da usabilidade do aplicativo pelos estudantes participantes (61 no total). A média de idade foi de 21 anos, mínima de 20 e máxima de 33 (DP 2,0). Dentre os participantes, 80,3% (49) eram do sexo feminino, 70,5% do sexto semestre e 29,5 (18) do oitavo semestre, quanto ao turno, 57,4% (35) eram do matutino. Apenas 12,9% dos alunos realizaram curso sobre dosagem de medicamentos, no item “como você considera seu domínio para cálculo de doses” 49,2% (30) relataram “bom” e 41,0% (25) “regular”. Todos os participantes (61) consideram necessária a realização de curso de cálculo de dosagem de medicamentos.
Em relação à variável de estudo “Avaliação da usabilidade do aplicativo” pelos estudantes de enfermagem no item “o aplicativo é fácil de baixar no sistema Android” 68,9% (42) indicaram concordar totalmente, 14,7% (9) concordaram, 3,3% (2) discordaram parcialmente e 1,6% (1) discordaram. No item “em geral o aplicativo é fácil de usar” 78,7% (48) concordaram totalmente, 13,1% (8) concordaram, 6,6% (4) concordaram parcialmente e 1,6% (1) discordaram. No item “o aplicativo ajuda de forma eficaz” 85,2% (52) indicaram concordar totalmente, 6,6% (4) concordaram e concordaram parcialmente com o mesmo percentual.
Para o item “a linguagem utilizada no aplicativo é de fácil compreensão” 82% (50) relataram concordar totalmente, 11,5% (7) concordam e 1,6% (1) discordando parcialmente e discordando com o mesmo percentual. Continuando com a avaliação da usabilidade no aspecto “a interface do aplicativo é atraente” 68,9% (42) relatam concordar totalmente, 21,3% (13) concordar, 4,9% (3) concordar parcialmente, e para o item “em geral, o aplicativo otimiza o cálculo das doses dos medicamentos” 88,5% (54) afirmaram concordar totalmente, 6,6% (4) concordaram e 3,3% (2) discordaram parcialmente.
Para o item “o aplicativo auxilia no cálculo de doses de medicamentos” 86,9% (53) relataram concordar totalmente e 11,5% (7) concordaram, no item “o aplicativo otimiza o conhecimento sobre cálculo de doses” 82,0% concordaram totalmente, 16,4% (10) concordam, por último no item “o aplicativo melhora a compreensão do cálculo da dose” 77,0% indicaram que concordam totalmente e 19,8% (12) concordam, com percentuais semelhantes para concordam parcialmente e discordam parcialmente com 1,6% (1) (Tabela 3).
DISCUSSÃO
Esta pesquisa contribui para o desenvolvimento de um aplicativo móvel (MATYMAR, Versão 1.0) para cálculo de doses de medicamentos em serviços neonatais e pediátricos utilizando o Modelo ADDIE, modelo de design instrucional empregado na pedagogia e também pelos desenvolvedores de software1616. Araujo JL, Sant’Anna HC, Lima EFA, Fioresi M, Nascimento LCN, Primo CC. Mobile app for nursing process in a neonatal intensive care unit. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2019 [cited 2023 Mar 17];28:e20180210. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0210 .
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. Desta forma, o software foi projetado para o Sistema ANDROID e está disponível para download em plataforma gratuita (APK Pure), a seleção para o sistema ANDROID se deu por ser mais compatível com os smartphones dos usuários. O usuário precisa de uma conexão à internet para baixar o aplicativo e utilizá-lo.
As 3 primeiras etapas do modelo de análise/design/desenvolvimento permitiram a construção do app Versão 1.0 e as etapas de implementação/avaliação permitiram validá-lo e colocar o aplicativo em prática num cenário real, primeiro implementando-o de forma a identificar possíveis erros nas conversões de unidades de medida que signifiquem dificuldades significativas nas habilidades matemáticas de estudantes e enfermeiros na prática clínica e também levando em consideração que o aplicativo deve fornecer ao usuário cálculos seguros e livres de erros, por isso foram feitas alterações nesta versão. O uso de aplicativos inovadores para smartphones é especialmente recomendado em unidades pediátricas1717. Pourteimour S, Hemmati MalsakPak M, Jasemi M, Eghtedar S, Parizad N. The effect of smartphone-based application learning on the nursing students’ performance in preventing medication errors in the pediatric units. Pediatr Qual Saf [Internet]. 2019 [cited 2023 Dec 10];4(6):e226. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32010853/ .
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O software MATYMAR versão 1.0 é um aplicativo que facilita o cálculo de doses de medicamentos nas áreas de neonatos e pediatria, desenhado com a regra dos 3 simples, e reduz erros devido à conversão de unidades de medida como gramas para miligramas, miligramas para microgramas, em que enfermeiros clínicos e também estudantes de enfermagem apresentam dificuldades com cálculos complexos1818. Wennberg-Capellades L, Fuster-Linares P, Rodríguez-Higueras E, Fernández-Puebla AG, Llaurado-Serra M. Where do nursing students make mistakes when calculating drug doses? A retrospective study. BMC Nurs [Internet]. 2022 [cited 2023 Dec 10];21(1):309. Available from: https://doi.org/10.1186/s12912-022-01085-9 .
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, situações em que podem surgir erros de medicação evitáveis.
Este aplicativo contém nesta versão 25 medicamentos mais utilizados em pacientes pediátricos e neonatais, entre os quais constam antibióticos, inibidores da bomba de prótons, opioides, diuréticos e antiepilépticos, sendo estes alguns dos principais medicamentos que estão relacionados aos erros de medicação mais frequentes nos serviços de cuidados críticos1919. Brennan-Bourdon LM, Vázquez-Alvarez AO, Gallegos-Llamas J, Koninckx-Cañada M, Marco-Garbayo JL, Huerta-Olvera SG. A study of medication errors during the prescription stage in the pediatric critical care services of a secondary-tertiary level public hospital. BMC Pediatr [Internet]. 2020 [cited 2023 Aug 20];20(1):549. Available from: https://doi.org/10.1186/s12887-020-02442-w .
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promovendo assim o desenvolvimento de novos produtos ou adaptações dos existentes para contribuir com cuidados adequados que respondam às necessidades dos enfermeiros2020. Stein M, Costa R, Gelbcke FL. NURSING AND DESIGN IN THE CREATION OF HEALTH PRODUCTS: APPROACHING AREAS AND SOLVING PROBLEMS. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2023 [cited 2023 Aug 20];32:e20220160. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2022-0160en .
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Também está incluído neste aplicativo um manual de medicamentos que pode auxiliar usuários como estudantes ou enfermeiros na administração de medicamentos no que se refere à categoria, uso clínico, incompatibilidade, efeitos adversos e recomendações quanto à solução para diluição, volume de diluição e tempo de infusão.
No presente estudo foram analisados o conteúdo, a aparência e a usabilidade, em comparação com um estudo de validação de aplicativos móveis para promoção da saúde de gestantes no qual foram analisados diferentes aplicativos com a observação das seguintes variáveis: design, usabilidade, linguagem, instruções, segurança e transferência. Ressalta-se que, neste estudo, os conteúdos não foram analisados por especialistas da área, o que foi feito como parte essencial da avaliação do aplicativo MATYMAR2121. Souza FMLC, Santos WN, Dantas JC, Sousa HRA, Moreira OAA, Silva RAR. Desenvolvimento de aplicativo móvel para o acompanhamento pré-natal e validação de conteúdo. Acta Paul Enferm [Internet] 2022 [cited 2023 Dec 10];35:eAPE01861. Available from: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO01861 .
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É evidente o desenvolvimento de aplicativos para uso na enfermagem, tanto na docência quanto na clínica, e há aplicativos criados para ensino de técnicas cirúrgicas, suporte pré-natal, ensino da Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem (CIPE), processo de enfermagem em unidade neonatal, entre muitos outros1414. Pereira FGF, Rocha DJL da, Melo GAA, Jaques RMPL, Formiga LMF. Construção e validação de aplicativo digital para ensino de instrumentação cirúrgica. Cogitare Enferm [Internet]. 2019 [cited 2022 Aug 22];24. Available from: https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58334 .
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,1616. Araujo JL, Sant’Anna HC, Lima EFA, Fioresi M, Nascimento LCN, Primo CC. Mobile app for nursing process in a neonatal intensive care unit. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2019 [cited 2023 Mar 17];28:e20180210. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0210 .
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,2020. Stein M, Costa R, Gelbcke FL. NURSING AND DESIGN IN THE CREATION OF HEALTH PRODUCTS: APPROACHING AREAS AND SOLVING PROBLEMS. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2023 [cited 2023 Aug 20];32:e20220160. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2022-0160en .
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-2121. Souza FMLC, Santos WN, Dantas JC, Sousa HRA, Moreira OAA, Silva RAR. Desenvolvimento de aplicativo móvel para o acompanhamento pré-natal e validação de conteúdo. Acta Paul Enferm [Internet] 2022 [cited 2023 Dec 10];35:eAPE01861. Available from: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO01861 .
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Dessa forma, esta proposta se assemelha a outros aplicativos1414. Pereira FGF, Rocha DJL da, Melo GAA, Jaques RMPL, Formiga LMF. Construção e validação de aplicativo digital para ensino de instrumentação cirúrgica. Cogitare Enferm [Internet]. 2019 [cited 2022 Aug 22];24. Available from: https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58334 .
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,2323. Melo EBM, Primo CC, Romero WG, Sant’Anna HC, Sequeira CAC, Lima EFA, et al. Construction and validation of a mobile application for development of nursing history and diagnosis. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2023 Dec 10];73:e20190674. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0674 .
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que desenvolveram as fases de construção e validação em um aplicativo para ensino de técnicas cirúrgicas e para desenvolvimento de prontuários e diagnósticos de enfermagem, diferentemente de outros autores, em que um2222. Mota NP, Vieira CMA, Nascimento MNR, Bezerra AM, Quirino GS, Félix NDC. Mobile application for the teaching of the International Classification for Nursing Practice. Rev Bras Enferm [Internet] 2019 [cited 2023 Mar 10];72(4):1020-7. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0751 .
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apresenta apenas a fase de construção e outro2121. Souza FMLC, Santos WN, Dantas JC, Sousa HRA, Moreira OAA, Silva RAR. Desenvolvimento de aplicativo móvel para o acompanhamento pré-natal e validação de conteúdo. Acta Paul Enferm [Internet] 2022 [cited 2023 Dec 10];35:eAPE01861. Available from: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO01861 .
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que menciona ter para outro estudo a fase de avaliação em usuárias gestantes em termos de funcionalidade e usabilidade. O tempo de desenvolvimento do aplicativo pode ser longo, portanto os autores podem escolher selecionando apenas as fases de construção e realizando a avaliação ou validação de conteúdos em outro momento1414. Pereira FGF, Rocha DJL da, Melo GAA, Jaques RMPL, Formiga LMF. Construção e validação de aplicativo digital para ensino de instrumentação cirúrgica. Cogitare Enferm [Internet]. 2019 [cited 2022 Aug 22];24. Available from: https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58334 .
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,1616. Araujo JL, Sant’Anna HC, Lima EFA, Fioresi M, Nascimento LCN, Primo CC. Mobile app for nursing process in a neonatal intensive care unit. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2019 [cited 2023 Mar 17];28:e20180210. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0210 .
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,2121. Souza FMLC, Santos WN, Dantas JC, Sousa HRA, Moreira OAA, Silva RAR. Desenvolvimento de aplicativo móvel para o acompanhamento pré-natal e validação de conteúdo. Acta Paul Enferm [Internet] 2022 [cited 2023 Dec 10];35:eAPE01861. Available from: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO01861 .
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-2222. Mota NP, Vieira CMA, Nascimento MNR, Bezerra AM, Quirino GS, Félix NDC. Mobile application for the teaching of the International Classification for Nursing Practice. Rev Bras Enferm [Internet] 2019 [cited 2023 Mar 10];72(4):1020-7. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0751 .
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Um aplicativo chamado CuidarTech que possui muitas semelhanças com o presente estudo para a variável conteúdo, pois o autor analisa o conteúdo através de um painel de 9 especialistas na área, obtendo IVC superior a 0,79 nas seções avaliadas, muito semelhante aos resultados obtidos ao avaliar o aplicativo MATYMAR1616. Araujo JL, Sant’Anna HC, Lima EFA, Fioresi M, Nascimento LCN, Primo CC. Mobile app for nursing process in a neonatal intensive care unit. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2019 [cited 2023 Mar 17];28:e20180210. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0210 .
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Outra investigação relata a construção e validação de um aplicativo móvel para orientar o cuidado do tromboembolismo venoso. Para a fase de validação, foi selecionado um painel de juízes composto por 11 especialistas de diversas áreas da saúde, um engenheiro de sistemas e um designer gráfico, selecionados por critérios claros e 30 usuários, sendo o conteúdo validado com pontuações adequadas para a validação do aplicativo, no mesmo estudo também é avaliada a usabilidade, elementos importantes para a fase de avaliação das tecnologias móveis, que também foram avaliados no aplicativo MATYMAR2424. Toledo TRO, Peres ÂL, Barros PEL, Russo RC, Carvalho LWT. PrevTev: construção e validação de aplicativo móvel para orientações sobre tromboembolismo venoso. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2022 [cited 2023 Dec 10];46(1):e032. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210405 .
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A validação de aparência e conteúdo de um aplicativo para prevenção e controle da sífilis também foi investigada por um painel de 22 juízes especialistas no tema onde os especialistas obtiveram o Índice de Validade de Conteúdo de 0,80, semelhante aos dados encontrados no presente estudo sendo satisfatório e permitindo que o aplicativo seja considerado validado quanto ao conteúdo e aparência em ambos os estudos2525. Souza-Maciel Nathanael, Silva-Ferreira Diego, Nogueira-Oliveira Antônio Wendel, Passos-Santos Marks, Chaves-da Costa Camila, Barbosa-de Sousa Leilane. Aplicación móvil sobre sífilis para adolescentes: validación de apariencia y contenido. Enferm Glob [Internet]. 2023 [cited 2023 Mar 15];22(69):499-534. Available from: https://doi.org/10.6018/eglobal.529961 .
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Destacam-se os modelos utilizados para o desenvolvimento dos aplicativos, como o modelo instrucional (design), modelo instrucional diferente com o qual o aplicativo MATYMAR foi desenvolvido. O que chama a atenção no modelo utilizado2626. Motta DS, Cavalcante RB, Dutra HS, Coelho ACO, Pacheco ZML, Santos KB, et al. Desarrollo y validación de tecnología para la enseñanza del soporte vital básico en la parada cardíaca. Cogitare Enferm [Internet]. 2022 [cited 2023 Mar 15];27:e87280. Available from: https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.87280 .
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para estruturar o aplicativo de ensino de suporte básico de vida em parada cardiorrespiratória é que na fase de avaliação é realizado um pré-teste, seguido de acesso ao conteúdo do aplicativo e um pós-teste, que permitirá a possibilidade de continuar avaliando o aplicativo MATYMAR. Dado semelhante relatado no estudo já mencionado é a validação de conteúdo por meio de painel de especialistas, outro dado sugestivo2525. Souza-Maciel Nathanael, Silva-Ferreira Diego, Nogueira-Oliveira Antônio Wendel, Passos-Santos Marks, Chaves-da Costa Camila, Barbosa-de Sousa Leilane. Aplicación móvil sobre sífilis para adolescentes: validación de apariencia y contenido. Enferm Glob [Internet]. 2023 [cited 2023 Mar 15];22(69):499-534. Available from: https://doi.org/10.6018/eglobal.529961 .
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é que a aparência não foi avaliada com a população-alvo, em comparação com o aplicativo MATYMAR, em que o conteúdo foi avaliado com especialistas na área, a aparência por engenheiros com experiência no desenvolvimento e utilização de aplicativos móveis e a usabilidade junto ao público-alvo (estudantes de enfermagem).
Nesse sentido, na avaliação de conteúdo realizada por 20 enfermeiros especialistas da área de neonatos e pediatria, de forma geral mostra que a seleção dos tópicos para cálculo das doses é cumprida com a regra de 3 e o objetivo para o qual o aplicativo foi construído, tendo em vista que todos os itens foram bem avaliados com as opções “concordo” e “concordo totalmente” na escala Likert utilizada. Na prática clínica, que é o cenário real, o cálculo das doses dos medicamentos é um processo que é realizado diversas vezes para cada paciente durante o mesmo turno de trabalho no momento da administração dos medicamentos onde o enfermeiro é responsável por qual será sua participação nesta avaliação foi relevante.
Em relação à avaliação da aparência por 18 engenheiros de sistemas de informática, a maioria dos itens foi bem avaliada, porém, dois itens merecem consideração, sendo eles “o aplicativo é fácil de baixar” e “a interface é atraente”, que devem ser ponderados porque sua formação permite identificar isso ao contrário do enfermeiro clínico que é o usuário final, contribuindo assim para melhorar o aplicativo para oferecer um produto de qualidade.
Por fim, na avaliação da usabilidade por 61 estudantes do bacharelado de enfermagem, observou-se também que a mesma foi maioritariamente bem avaliada para todos os itens nas opções “concordo” e “concordo totalmente”, embora uma percentagem não representativa de estudantes tenha indicado as opções “discordo” e “discordo parcialmente” em todos os itens. Sem dúvida, a avaliação do aplicativo é relevante e se for utilizado o Modelo ADDIE, esta fase é a última, e deve ser realizada com instrumentos validados e confiáveis. Alguns aplicativos foram avaliados quanto à adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade e segurança, como é o caso do aplicativo para processo de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal1616. Araujo JL, Sant’Anna HC, Lima EFA, Fioresi M, Nascimento LCN, Primo CC. Mobile app for nursing process in a neonatal intensive care unit. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2019 [cited 2023 Mar 17];28:e20180210. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0210 .
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CONCLUSÕES
O modelo ADDIE revelou-se uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento do aplicativo que possibilita a execução de cálculos confiáveis e seguros, observando-se que o tempo no processo matemático é reduzido. O aplicativo pode ser utilizado como ferramenta educacional com estudantes e enfermeiros em cursos de educação continuada para ensino de cálculo de doses de medicamentos e em enfermeiros na prática clínica e por estudantes de graduação nas prática dos serviços neonatais, em pediatria e em urgências pediátricas, onde a atividade de cálculo de dose é bastante frequente.
O aplicativo contribui para o avanço do processo de cálculo de doses de uma forma convencional, que pode levar a eventos adversos para um sistema tecnológico que pode reduzir erros de cálculo e tornar o processo mais seguro. A avaliação do conteúdo, aparência e usabilidade com instrumentos validados e confiáveis e por diferentes usuários como enfermeiros clínicos, engenheiros de sistemas e estudantes permite verificar a utilidade e funcionalidade do aplicativo para o objetivo para o qual foi criado. Uma limitação deste estudo é que o aplicativo foi desenvolvido apenas para o Sistema Operacional Android e contém apenas medicamentos intravenosos. Continuará com a próxima versão e mais medicamentos serão adicionados, destacando-se que está em desenvolvimento para o Sistema IOS.
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NOTAS
-
ORIGEM DO ARTIGO
Artigo extraído da Dissertação - Desarrollo de una app móvil para la dosificación de medicamentos en los servicios de neonatos y pediatría, apresentada ao Programa de Pós-graduação e Mestrado em Enfermagem, Facultad de Enfermería Tampico de la Universidad Autónoma de Tamaulipas, em 2023. -
APROVAÇÃO DE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Enfermagem de Tampico. Universidad Autónoma de Tamaulipas, Parecer n.º FET/CEI-2022/001 -
TRADUÇÃO
Leonardo Parachú.
Editado por
EDITORES
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
11 Nov 2024 -
Data do Fascículo
2024
Histórico
-
Recebido
20 Mar 2024 -
Aceito
11 Jul 2024