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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM PODCAST PARA PREVENÇÃO DE SÍNDROME METABÓLICA EM ADOLESCENTES

RESUMO

Objetivos:

construir um podcast para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes e validar o conteúdo, a aparência e concordância com o público-alvo.

Método:

estudo metodológico e quantitativo, realizado em três etapas, de agosto de 2022 a novembro de 2023, após aprovação de um Comitê de Ética. Etapa 1: pré-produção - construção do storyboard com base em cartilha validada e nos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. Após, validação de conteúdo por 22 enfermeiros experts em saúde de adolescentes, usando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde. Etapa 2: produção - ajustes e gravação. Etapa 3: pós-produção: validação de aparência por 12 enfermeiros experts em construção de tecnologia educacional, por meio de instrumento validado e validação de concordância com o público-alvo, utilizando o Instrumento de Avaliação de Podcast Educativo. O Índice de Validade de Conteúdo, o α Cronbach e o V de Aiken foram calculados e considerados válidos para valores ≥ 0,80, ≥ 0,70 e ≥ 0,81, respectivamente.

Resultados:

o Índice de Validade de Conteúdo global do storyboard foi de 0,985 e de aparência foi de 0,985, com valores do α Cronbach de 0,896 e 0,901, respectivamente. Na validação de concordância com o público-alvo, o V de Aiken foi maior do que 0,81 para 18 dos 20 itens do Instrumento de Avaliação de Podcast Educativo.

Conclusão:

o podcast pode ser considerado válido quanto ao conteúdo, à aparência e concordância com o público-alvo e poderá ser usado para educação em saúde na prevenção da síndrome metabólica em adolescentes.

DESCRITORES:
Saúde do adolescente; Educação em saúde; Tecnologia educacional; Síndrome metabólica; Estudo de validação; Enfermagem

ABSTRACT

Objectives:

to create a podcast for the prevention of metabolic syndrome in adolescents and to validate its content, face and agreement with the target audience.

Method:

a methodological and quantitative study carried out in three stages from August 2022 to November 2023, after approval by an Ethics Committee. Stage 1: Pre-production - Construction of the storyboard based on a validated booklet and the principles of the Cognitive Theory of Multimedia Learning. This was followed by content validation with 22 nurses that are experts in adolescents' health, using the Health Education Content Validation Instrument. Stage 2: Production - adjustments and recording. Stage 3: Post-production: face validation with 12 nurses that are experts in the construction of educational technology, using a validated instrument and agreement validation with the target audience, using the Educational Podcast Evaluation Instrument. The Content Validity Index, Cronbach's α and Aiken's V were calculated and considered valid for values ≥0.80, ≥0.70 and ≥0.81, respectively.

Results:

the global Content Validity Index for the storyboard was 0.985, and 0.985 for face, with Cronbach's α values of 0.896 and 0.901, respectively. In the agreement validation with the target audience, Aiken's V was greater than 0.81 for 18 of the 20 items in the Educational Podcast Evaluation Instrument.

Conclusion:

the podcast can be considered valid in terms of content, face and agreement with the target audience and may be used for health education in the prevention of metabolic syndrome in adolescents.

DESCRIPTORS:
Adolescents' health; Education in health; Educational technology; Metabolic Syndrome; Validation study; Nursing

RESUMEN

Objetivos:

construir un podcast para prevenir el Síndrome Metabólico en adolescentes y validar su contenido, aspecto y concordancia con el público objetivo.

Método:

estudio metodológico y cuantitativo realizado en tres etapas de agosto de 2022 a noviembre de 2023, después de obtenerse la debida aprobación de un Comité de Ética. Etapa 1: Preproducción - elaboración del storyboard basado en un folleto validado y en los principios de la Teoría Cognitiva da Aprendizaje Multimedia. Subsiguientemente, el contenido fue validado por 22 enfermeros especializados en salud de los adolescentes, utilizando el Instrumento de Validación de Contenido Educativo en Salud. Etapa 2: Producción - ajustes y grabación. Etapa 3: Posproducción: validación del aspecto a cargo de 12 enfermeros que son expertos en la construcción de tecnologías educativas, por medio de un instrumento validado y validación de la concordancia con el público objetivo, empleando el Instrumento de Evaluación de Podcasts Educativos. Se calculó el Índice de Validez de Contenido, α de Cronbach y V de Aiken, y se los consideró válidos para valores ≥0,80, ≥0,70 y ≥0,81, respectivamente.

Resultados:

el Índice de Validez de Contenido global del storyboard fue de 0,985, y 0,985 para el aspecto, con valores do α Cronbach de 0,896 y 0,901, respectivamente. En la validación de concordancia con el público objetivo, el V de Aiken fue superior a 0,81 para 18 de los 20 ítems del Instrumento de Evaluación de Podcasts Educativos.

Conclusión:

puede considerarse que el podcast es válido en términos de contenido, aspecto y concordancia con el público objetivo y podrá ser usado para educación en salud en la prevención del Síndrome Metabólico en adolescentes.

DESCRIPTORES:
Salud de los adolescentes; Educación en salud; Tecnología educativa; Síndrome Metabólico; Estudio de validación; Enfermería

INTRODUÇÃO

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são responsáveis por mais de 70% das mortes no mundo11. World Health Organization - WHO. Noncommunicable Diseases Progress Monitor 2022. [Internet]. Geneva (CH): World Health Organization; 2022. [cited 2023 Jun 10]. Available from: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/353048/9789240047761-eng.pdf
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. A etiologia destas envolve fatores de risco comportamentais, como uso de tabaco, dieta pouco saudável, ausência de atividade física e uso nocivo do álcool que, por sua vez, resultam em sobrepeso e obesidade, aumento da pressão arterial e do colesterol, causando as DCNT11. World Health Organization - WHO. Noncommunicable Diseases Progress Monitor 2022. [Internet]. Geneva (CH): World Health Organization; 2022. [cited 2023 Jun 10]. Available from: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/353048/9789240047761-eng.pdf
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. Três desses fatores de risco têm grande impacto no aparecimento da Síndrome Metabólica (SM)11. World Health Organization - WHO. Noncommunicable Diseases Progress Monitor 2022. [Internet]. Geneva (CH): World Health Organization; 2022. [cited 2023 Jun 10]. Available from: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/353048/9789240047761-eng.pdf
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.

A SM é a combinação de três ou mais dos seguintes fatores risco: grande circunferência abdominal, hipertensão arterial, resistência aos efeitos da insulina, lipoproteína de alta densidade (HDL) baixa e triglicéride (TG) elevado22. Levy SM, Nessen M. Síndrome Metabólica. [ Internet] New Jersey (US): MSD MANUALS; 2023 [cited 2024 Mar 10]. Available from: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-nutricionais/obesidade-e-s%C3%ADndrome-metab%C3%B3lica/s%C3%ADndrome-metab%C3%B3lica
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. Para o adolescente, não existe consenso sobre a definição de SM e a prevalência varia dependendo dos critérios diagnósticos utilizados para definição33. Guilherme FR, Nascimento MA, Molena-Fernandes CA, Guilherme VR, Santosa SR, Elias RGM, et al. Comparison of different criteria in the prevalence of metabolic syndrome in students from Paranavaí, Paraná. Rev Paul Pediatr [Internet]. 2019 [cited 2023 Apr 15];37(3):332-37. Available from: https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2019;37;3;00007
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-44. Paiva MHP, Miranda Filho VA, Oliveira ARS, Cruz KJC, Araújo RMS, Oliveira KA. Prevalence of metabolic syndrome and its components in Brazilian adolescents: A systematic review and meta-analysis. Rev Paul Pediatr [Internet]. 2023 [cited 2024 Mar 10];41:e2021145. Available from: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2023/41/2021145
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. Globalmente, a predominância de SM em adolescentes varia entre 0,2% e 38,9%, sendo observadas maiores proporções entre adolescentes com sobrepeso e obesidade55. Bitew ZW, Alemu A, Tenaw Z, Alebel A, Worku T, Ayele EG. Prevalence of metabolic syndrome among children and adolescents in high-income countries: A systematic review and meta-analysis of observational studies. Biomed Res Int [Internet]. 2021 [cited 2022 Oct 05];6661457. Available from: https://doi.org/10.1155/2021/6661457
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.

Estratégias preventivas, como intervenções educativas em saúde na comunidade e na escola, sobre mudanças de comportamento e estilo de vida podem evitar a SM em adolescentes55. Bitew ZW, Alemu A, Tenaw Z, Alebel A, Worku T, Ayele EG. Prevalence of metabolic syndrome among children and adolescents in high-income countries: A systematic review and meta-analysis of observational studies. Biomed Res Int [Internet]. 2021 [cited 2022 Oct 05];6661457. Available from: https://doi.org/10.1155/2021/6661457
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. Neste sentido, as intervenções educativas em saúde que usam Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem ser mais atraentes para prevenção da SM em adolescentes, pois eles estão acostumados a usá-las diariamente para obter informações relacionadas à saúde66. Aschbrenner KA, Naslund JA, Tomlinson EF, Kinney A, Pratt SI, Brunette MF. Adolescents' use of digital technologies and preferences for mobile health coaching in public mental health settings. Front Public Health [Internet]. 2019 [cited 2022 Nov 09];7(178):00178. Available from: https://doi.org/10.3389/fpubh.2019.00178
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.

Entre as TDIC que podem ser usadas em intervenções educativas em saúde com adolescentes para informar, prevenir riscos e melhorar a saúde dessa população, estão os podcasts. Os podcasts vêm se destacando como recurso educacional pelo baixo custo, fácil acesso pelosmartphone, disponibilidade em qualquer horário e local, possibilidade de repetições ilimitadas e linguagem acessível ao público-alvo77. Leite PL, Torres FAF, Pereira LM, Bezerra AM, Machado LDS, Silva MRF. Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan 19];30(Spe):e3705. Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.6263.3705
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. Para adolescentes, um podcast foi construído e validado para educação em saúde sexual e reprodutiva77. Leite PL, Torres FAF, Pereira LM, Bezerra AM, Machado LDS, Silva MRF. Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan 19];30(Spe):e3705. Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.6263.3705
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. No entanto, há escassez de estudos que construam e validem podcasts para educação em saúde sobre a prevenção de SM em adolescentes.

A justificativa para este estudo é a necessidade de construção e validação de podcast que possa ser utilizado como recurso na educação em saúde com adolescentes para identificação precoce dos fatores de risco da SM. Neste sentido, o podcast poderá constituir TDIC acessada por essa população, por meio de dispositivos móveis, em qualquer lugar e tempo, auxiliando na prevenção da SM.

Frente ao exposto, os objetivos deste estudo foram construir um podcast para prevenção de SM em adolescentes e validar o conteúdo, a aparência e com o público-alvo.

Por último, a questão de pesquisa do estudo foi: o podcast é considerado válido quanto ao conteúdo e à aparência por experts enfermeiros em saúde de adolescentes e construção de tecnologia educacional e pelo público-alvo?

MÉTODO

Estudo metodológico e quantitativo, realizado em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção88. Kooten JV, Bie J. How to make an educational podcast? Tips and tricks for your first educational podcast. [Internet] Leinden (NL): Leiden University; 2018. [cited 2023 Feb 13]. Available from: https://media-and-learning.eu/files/2021/07/Handout-how-to-make-an-educational-podcast_CFI2018.pdf
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, de agosto de 2022 a novembro de 2023.

O cenário do estudo foi escolas públicas estaduais de uma cidade do interior do Piauí (Picos-PI-Brasil), situada a 307 km de Teresina, estado que, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), possui 21 Gerências Regionais de Educação (GRE), sendo Picos sede e membro integrante da 9ª GRE, juntamente com outros 51 municípios99. Secretaria de Estado da Educação do Piauí. Gerências Regionais [Internet]. 2022 [cited 2023 Mar 21]. Available from: https://www.seduc.pi.gov.br/institucional/37/gerencias-regionais/
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. Picos-PI tem 15 escolas estaduais, subdividas em ensinos integrais, regulares e escolas de jovens e adultos. Destas, cinco da região central foram selecionadas por conveniência pelos pesquisadores.

Protocolo de desenvolvimento do estudo

Etapa 1 - Pré-produção da tecnologia

O nome, o formato e os objetivos de aprendizagem do podcast foram definidos. O storyboard foi construído por enfermeiros com experiência em tecnologias educacionais e SM em adolescentes e uma empresa privada de design gráfico. Esta construção baseou-se em cartilha sobre prevenção da SM validada com o público-alvo1010. Moura IH, Silva ARV. Síndrome Metabólica: como me prevenir? Picos, PI(BR): Universidade Federal do Piauí; 2016. e princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM)1111. Mayer RE. Teoria cognitiva da aprendizagem multimédia [Internet]. Cambridge (UK): Cambridge University Press; 2002 [cited 2023 Mar 21]. Available from: https://webhosting.bombyte.org/~joao.gama/guilhermina/m3/Mod3G2/Mayer_TCAMultimedia.pdf
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.

Após, o storyboard foi submetido à validação de conteúdo por enfermeiros experts em saúde de adolescentes e as alterações sugeridas por eles foram realizadas antes da gravação. A amostragem foi obtida por conveniência, a partir de enfermeiros localizados na Plataforma Lattes (https://lattes.cnpq.br/), por meio de busca por assunto, utilizando os termos “Adolescentes”, “Síndrome metabólica” e “Enfermagem”. O currículo Lattes de 100 enfermeiros foi consultado para verificação de adequação aos critérios de inclusão1212. Fehring RJ. The Fehring model. In: Carrol-Johnson RM, Paquette M, editors. Classification of nursing diagnoses, proceedings of the tenth conference. Philadelphia (US): Lippicott; 1994. p. 55-62.: possuir dissertação, tese, pesquisa ou artigo, atuar ou ter especialidade na área do estudo. A técnica de bola de neve também foi utilizada para aumentar o número de enfermeiros com expertise em saúde de adolescentes e, portanto, cada enfermeiro incluído no estudo indicou outro possível participante. A cada indicação, o pesquisador verificava o currículo Lattes do possível participante para verificação de adequação aos critérios de inclusão. O critério de exclusão foi não atingir pelo menos cinco pontos nos critérios mencionados anteriormente.

Questionário de caracterização foi aplicado com itens sobre o perfil sociodemográfico (sexo e região do país) e profissional dos participantes (artigo publicado na área em periódicos de referência e o tempo de experiência na área). Para validação de conteúdo, utilizou-se do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES)1313. Leite SS, Áfio ACE, Carvalho LV, Silva JM, Almeida PC, Pagliuca LMF. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [cited 2023 Feb 01];71:1635-41. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648
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. O IVCES possui 18 itens divididos em três domínios: objetivos (cinco), estrutura/apresentação (dez) e relevância (três). Cada item pode ser respondido utilizando escala Likert de três pontos, em que: 0 = discordo, 1 = concordo parcialmente e 2 = concordo totalmente. Quando a pontuação do item for igual a 0 ou 1, sugestão de melhoria pode ser registrada no instrumento. Para coleta de dados, os experts receberam, por meio de correio eletrônico, formulário via google docs, contendo: carta-convite, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), storyboard e instrumentos de caracterização e validação. O prazo para o preenchimento e a devolução dos instrumentos foi de 30 dias.

Os dados coletados foram organizados em planilhas do Microsoft Office Excel 2016 ® e analisados no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0. Para análise da caracterização dos experts, adotou-se estatística descritiva, por meio de frequências absolutas e relativas para as variáveis qualitativas e média e desvio padrão para as variáveis quantitativas. Para análise da concordância entre os experts em relação aos itens do IVCES1313. Leite SS, Áfio ACE, Carvalho LV, Silva JM, Almeida PC, Pagliuca LMF. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [cited 2023 Feb 01];71:1635-41. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648
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, calculou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global, por domínio e para cada item1414. Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what's being reported? Critique and recommendations. Res Nurs Health [Internet]. 2006 [cited 2023 Jan 05];29(5):489-97. Available from: https://doi.org/10.1002/nur.20147
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, sendo considerados válidos quando a proporção de concordância dos experts foi igual ou maior que 80%. Também, estabeleceu-se o α Cronbach para avaliação da consistência interna dos instrumentos utilizados, com valor mínimo aceitável de 0,7001515. Gliem JA, Gliem RR. Calculating, interpreting, and reporting Cronbach’s alpha reliability coefficient for Likert-type scales. In: Midwest research to practice conference in adult, continuing, and community education. [Internet]. Columbus (US): Ohio State University; 2003. p. 82-88. [cited 2023 Jan 05]. Available from: https://hdl.handle.net/1805/344
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.

Etapa 2 - Produção da tecnologia

Uma empresa privada de design gráfico ajudou na construção do storyboard, gravou o podcast em MP4 e disponibilizou no YouTube. O Quadro 1 mostra a síntese dos episódios do podcast.

Quadro 1 -
Síntese dos episódios do podcast. Teresina, PI, Brasil, 2023.

Etapa 3 - Pós-produção da tecnologia

O podcast foi submetido à validação de aparência por enfermeiros experts em construção de tecnologia educacional e validação da concordância do público-alvo, e as alterações sugeridas foram realizadas. A amostragem foi obtida por conveniência, a partir de enfermeiros localizados na Plataforma Lattes do CNPq (https://lattes.cnpq.br/), por intermédio de busca por assunto, utilizando-se dos termos “Tecnologia educacional”, “Adolescentes”, “Síndrome metabólica” e “Enfermagem”. O currículo Lattes de outros 80 enfermeiros foi consultado para verificação de adequação aos seguintes critérios de inclusão1212. Fehring RJ. The Fehring model. In: Carrol-Johnson RM, Paquette M, editors. Classification of nursing diagnoses, proceedings of the tenth conference. Philadelphia (US): Lippicott; 1994. p. 55-62.: possuir dissertação, tese, pesquisa ou artigo, atuar ou ter especialidade na área. A técnica de bola de neve também foi utilizada para aumentar o número de enfermeiros com expertise em construção de tecnologia educacional. A cada indicação, o pesquisador verificava o currículo Lattes do possível participante para verificação de adequação aos critérios de inclusão. O critério de exclusão foi não atingir pelo menos cinco pontos nos critérios mencionados anteriormente. Para validação de aparência, utilizou-se de instrumento validado1616. Ferreira MVF. Curativo do cateter venoso central: subsídios para o ensino e a assistência de enfermagem [Thesis]. Ribeirão Preto, SP(BR): Universidade de São Paulo; 2013 [cited 2022 Jun 25]. Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-26092013-185000/
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que engloba: funcionalidade, usabilidade, técnica audiovisual e ambiente. Cada item pode ser respondido utilizando escala Likert de cinco pontos: Concordo fortemente, Concordo, Não concordo nem discordo, Discordo e Discordo fortemente. Os experts que validaram a aparência do podcast também receberam, por meio de correio eletrônico, formulário via google docs contendo: carta-convite, TCLE, links dos episódios do podcast e instrumentos de caracterização e validação. O prazo para o preenchimento e a devolução dos instrumentos foi de 30 dias.

O público-alvo que validou a concordância foi adolescentes1717. World Health Organization - WHO. Young People´s Health - A Challenge for Society: Report of a WHO Study Group on Young People and Health for All. Technical Report Series 731 [Internet]. 1986 [cited 2022 Jan 08]. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mis-16596/
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. Ao considerar a população de 1.202 adolescentes, estimou-se amostra de 292 adolescentes para o estudo, a partir da técnica amostragem estratificada em duas etapas, por escola e ano escolar, ponderando intervalo de confiança de 95% de confiança (grau de confiança /), variabilidade de 50% (p=0,5), que representa máxima variabilidade dos dados e erro amostral de 5% (e=0,05), acrescentando 20% para possíveis perdas, resultando em tamanho mínimo de amostra composta por 350 adolescentes. Para as escolas com mais de uma turma por série, empregou-se o software R para o sorteio das turmas participantes no estudo. Neste sentido, após o sorteio da turma, procedeu-se ao sorteio dos adolescentes. Os critérios de inclusão foram: estar regularmente matriculado e possuir acesso a ferramentas de comunicação virtual (celular, tablet ou computador). Os critérios de exclusão foram: abandonar os estudos durante a pesquisa. Na validação da concordância com o público-alvo, dois instrumentos foram utilizados, um de caracterização adaptado do PeNSE1818. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Pesquisa nacional de saúde escolar [Internet]. 2019 [cited 2022 Jan 22]. Available from: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao/9134-pesquisa-nacional-de-saude-do-escolar.html
https://www.ibge.gov.br/estatisticas/soc...
, por meio do qual foi investigado com o público-alvo o perfil sociodemográfico e tecnológico, e o Instrumento de Avaliação de Podcast Educativo (IAPE)1919. Alarcrón R, Blanca MJ. Development and Psychometric Properties of the Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP). Front Psychol [Internet]. 2020 [cited 2023 Apr 05];11:579454. Available from: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.579454
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, o qual aborda quatro fatores: acesso e uso; design e estrutura; adequação do conteúdo; e importância como ferramenta de aprendizagem, com respostas em escala tipo Likert, variando de 1 a 5 (1- Discordo totalmente, 2- Discordo, 3- Nem concordo/Nem discordo, 4- Concordo e 5- Concordo totalmente). A coleta de dados foi realizada em quatro fases. Fase 1- localização dos adolescentes, mediante matrículas nas escolas. Fase 2- contato com os adolescentes e os pais/responsáveis deles. Fase 3- convite, verificação dos critérios de inclusão e disponibilização do Termo de Anuência Livre e Esclarecido (TALE) para adolescentes com idades entre 10 e 17 anos e do TCLE para adolescentes maior ou igual a 18 anos e os pais/responsáveis dos menores de idade. Fase 4- visualização do podcast no YouTube e o preenchimento dos instrumentos de caracterização e avaliação.

Os dados coletados foram organizados em planilhas do Microsoft Office Excel 2016 ® e analisados no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0. Para análise da caracterização dos experts, adotou-se estatística descritiva, por meio de frequências absolutas e relativas para as variáveis qualitativas e média e desvio padrão para as variáveis quantitativas. Para análise da concordância entre os experts em relação aos itens do instrumento validado1616. Ferreira MVF. Curativo do cateter venoso central: subsídios para o ensino e a assistência de enfermagem [Thesis]. Ribeirão Preto, SP(BR): Universidade de São Paulo; 2013 [cited 2022 Jun 25]. Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-26092013-185000/
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, calculou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global, por domínio e para cada item1414. Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what's being reported? Critique and recommendations. Res Nurs Health [Internet]. 2006 [cited 2023 Jan 05];29(5):489-97. Available from: https://doi.org/10.1002/nur.20147
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, sendo considerados válidos quando a proporção de concordância dos experts foi igual ou maior que 80%. Também, estabeleceu-se o α Cronbach para avaliação da consistência interna dos instrumentos utilizados, com valor mínimo aceitável de 0,7001515. Gliem JA, Gliem RR. Calculating, interpreting, and reporting Cronbach’s alpha reliability coefficient for Likert-type scales. In: Midwest research to practice conference in adult, continuing, and community education. [Internet]. Columbus (US): Ohio State University; 2003. p. 82-88. [cited 2023 Jan 05]. Available from: https://hdl.handle.net/1805/344
https://hdl.handle.net/1805/344...
. Para o IAPE1919. Alarcrón R, Blanca MJ. Development and Psychometric Properties of the Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP). Front Psychol [Internet]. 2020 [cited 2023 Apr 05];11:579454. Available from: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.579454
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, calcularam-se as pontuações médias de relevância dos itens e os respectivos desvios padrões, juntamente com o índiceV de Aiken, com critério de 0,81 como indicativo mínimo de adequação2020. Aiken LR. Content Validity and Reliability of Single Items or Questionnaires. Educ Psychol Meas [Internet]. 1980 [cited 2023 Jan 05];40:955-59. Available from: https://doi.org/10.1177/001316448004000419
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. O software R versão 4.2.3, do pacote "psych", foi utilizado para calcular os intervalos de confiança do índiceV de Aiken.

A pesquisa seguiu os preceitos éticos e legais recomendados pela normatização 466/2012 quanto à realização de pesquisas com seres humanos, e obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí.

RESULTADOS

O podcast é intitulado “Síndrome metabólica: como prevenir?” Dos 56 enfermeiros experts em saúde de adolescentes que se adequaram aos critérios de inclusão, 22 participaram da validação de conteúdo do storyboard. A maioria, 19 (86,4%), era do sexo feminino e doutora. Todos, 22 (100%), tinham artigo publicado na área de saúde do adolescente, em periódico de referência, e o tempo médio de experiência na área foi de 11,9 anos (desvio padrão de 5,9). Em relação à região do país, 18 (81,8%) eram da Região Nordeste.

O IVC global do storyboard foi de 0,985. Dos 18 itens do IVCES, 15 tiveram IVC = 1,000 e o α Cronbach foi de 0,896 (Tabela 1).

Tabela 1 -
Índice de Validade de Conteúdo dos itens do IVCES, segundo enfermeiros experts em saúde de adolescentes, Teresina, PI, Brasil, 2023. (n=22)

Dos 54 enfermeiros experts em construção de tecnologia educacional que se adequaram aos critérios de inclusão, 12 participaram da validação de aparência do podcast. Dez (83,3%) eram do sexo feminino; a maioria possuía doutorado, 11 (91,7%); artigo publicado na área em periódico de referência, 10 (83,3%); e o tempo médio de experiência na área foi de 8,6 anos (desvio padrão 6,9). Em relação à região do país, nove (75%) residiam na Região Nordeste.

O IVC global em relação à funcionalidade, usabilidade, eficiência, técnica audiovisual e ambiente foi de 0,917 e todos os itens, com exceção dos relacionados ao ambiente, obtiveram IVC superior a 0,80 e o α Cronbach foi de 0,901 (Tabela 2).

Tabela 2 -
Índice de Validade de Conteúdo em relação à funcionalidade, usabilidade, eficiência, técnica audiovisual e ambiente, segundo enfermeiros experts em tecnologias educacionais, Teresina, PI, Brasil, 2023. (n=12)

No Quadro 2, estão apresentadas as modificações realizadas no conteúdo do storyboard e na aparência, de acordo com as sugestões dos enfermeiros experts.

Quadro 2 -
Sugestões dos enfermeiros experts em saúde de adolescentes e construção de tecnologia educacional e modificações realizadas no conteúdo do storyboard e aparência do podcast. Teresina, PI, Brasil, 2023.

Dos 406 adolescentes que participaram da avaliação do podcast, a maioria era do sexo feminino, 241 (59,2%); parda, 216 (53,1%); e morava com os pais, 355 (87,2%). A média da idade foi de 15,1 anos (desvio padrão 2,1). Trezentos e noventa (95,8%) adolescentes tinham celular, 154 (37,8%) computador ou notebook em casa e 400 (98,3%) acesso à internet em casa. O dispositivo mais utilizado para acessar o podcast foi o celular 378 (92,9%). Trezentos e um (74%) ouviam podcasts. Esporte (108; 26,5%) e saúde (81; 19,9%) foram os assuntos que eles mais gostavam de ouvir nos podcasts. Duzentos e noventa e nove (73,5%) gastavam até uma hora semanal ouvindo podcasts e a maioria, 257 (63,1%), ouviu algum podcast com conteúdo voltado para educação em saúde.

Na avaliação do podcast com o público-alvo, dos 20 itens do IAPE, 18 obtiveram V de Aiken superior a 0,81, com exceção dos itens “Consegui visualizar o podcast em vários lugares (casa, rua, emprego, ônibus, shopping, etc.)” e “A capa (design) do podcast é atraente”, sendo realizadas alterações para torná-los ainda mais atraentes e compreensíveis para o público-alvo (Tabela 3).

Tabela 3 -
V de Aiken dos itens do IAPE, segundo avaliação com o público-alvo. Teresina, PI, Brasil, 2023. (n=409)

DISCUSSÃO

O podcast deste estudo pode contribuir como recurso para educação em saúde em adolescentes, uma vez que pode estimular mudanças no estilo de vida e, consequentemente, reduzir os fatores de risco e o desenvolvimento de SM. Outro estudo construiu e validou opodcast“Coisa de Adolescente” para promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes77. Leite PL, Torres FAF, Pereira LM, Bezerra AM, Machado LDS, Silva MRF. Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan 19];30(Spe):e3705. Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.6263.3705
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. A inserção das TDIC no cotidiano dos adolescentes tornou ospodcasts populares nos meios de aprendizagem, sejam escolas ou serviços de saúde, facilitando as ações de educação em saúde com esse público-alvo77. Leite PL, Torres FAF, Pereira LM, Bezerra AM, Machado LDS, Silva MRF. Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan 19];30(Spe):e3705. Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.6263.3705
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A SM não é uma doença, mas um conjunto de características: obesidade central, hipertensão arterial, resistência à insulina, TG elevados e HDL colesterol diminuído e não precisa ter todas para desenvolvê-la, no entanto, uma pessoa com uma característica é mais provável que tenha outras2121. Meigs JB. Patient education: Metabolic syndrome (Beyond the Basics) [Internet]. Tehran (IR): UpToDate; 2022 [cited 2023 Feb 18]. Available from: https://medilib.ir/uptodate/show/2183
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. Neste sentido, o podcast deste estudo reforçou orientações sobre características, diagnóstico, formas de como adquirir e prevenir a SM. No Brasil, esses conteúdos foram abordados anteriormente mediante cartilha, validada para promoção do conhecimento sobre prevenção da SM em adolescentes2222. Rocha MR, Vale HS, Moreira TMM, Borges JWP, Machado ALM, Silva RV. Validation of an educational booklet: Effect on the knowledge about prevention of metabolic syndrome in adolescents. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2022 [cited 2024 Mar 10];31:e20210074. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2021-0074
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Embora os adolescentes possuam muitas habilidades importantes de alfabetização em saúde digital e, geralmente, sintam-se autoeficazes em usá-las, a alfabetização crítica em saúde precisa melhorar. Eles precisam aumentar a alfabetização em saúde digital, para que possam avaliar com confiança as informações de saúde que encontram on-line e nas mídias sociais. Intervenções concebidas com o envolvimento do profissional de saúde são necessárias para construir capacidade crítica de alfabetização entre os adolescentes e capacitá-los para serem agentes ativos em saúde2323. Taba M, Allen TB, Caldwell PHY, Skinner SR, Kang M, McCaffery K, et al. Adolescents' Self-efficacy and Digital Health Literacy: A Cross-sectional Mixed Methods Study. BMC Public Health [Internet]. 2022 [cited 2023 Feb 22];22:1223. Available from: https://doi.org/10.1186/s12889-022-13599-7
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. Neste estudo, o storyboard foi elaborado por uma equipe multiprofissional. Semelhantemente a outras pesquisas, pode-se elaborar tecnologia educacional que reuniu diversos conhecimentos especializados2424. Moura JR, Silva KC, Rocha AE, Santos SD, Amorim TR, Silva AR. Construção e validação de cartilha para prevenção do excesso ponderal em adolescentes. Acta Paul Enferm [Internet]. 2019 [cited 2023 Feb 22];32(4):365-73. Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0194201900051
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-2525. Rocha SP, Farias QLT, Vasconcelos MIO, Lopes SMB, Castro-Silva II, Silva KKD, et al. Mental Health in Adolescence: Elaboration and Validation of an Educational Technology for Health Promotion. Rev Bras Enferm [Internet]. 2021 [cited 2022 Mar 08];74(5):e20201023. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1023
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Outros estudos validaram o conteúdo de TDIC para verificar a adequação e possibilidade do uso no processo de ensino-aprendizagem sobre diversos temas com públicos-alvo distintos2525. Rocha SP, Farias QLT, Vasconcelos MIO, Lopes SMB, Castro-Silva II, Silva KKD, et al. Mental Health in Adolescence: Elaboration and Validation of an Educational Technology for Health Promotion. Rev Bras Enferm [Internet]. 2021 [cited 2022 Mar 08];74(5):e20201023. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1023
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-2626. Sá GGM, Santos AMR, Galindo Neto NM, Carvalho KM, Feitosa CDA, Mendes PN. Building and validating na educational video for elderly individuals about fall risks. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2023 Apr 12];3:e20200010. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0010
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. Estudos que também validaram tecnologias educacionais obtiveram índices estatísticos satisfatórios77. Leite PL, Torres FAF, Pereira LM, Bezerra AM, Machado LDS, Silva MRF. Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan 19];30(Spe):e3705. Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.6263.3705
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,2424. Moura JR, Silva KC, Rocha AE, Santos SD, Amorim TR, Silva AR. Construção e validação de cartilha para prevenção do excesso ponderal em adolescentes. Acta Paul Enferm [Internet]. 2019 [cited 2023 Feb 22];32(4):365-73. Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0194201900051
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como neste estudo. Aspecto não menos importante é a validade de aparência por experts ou pessoal técnico que tenham experiência na construção de tecnologias educacionais, para que elas sejam recurso atraente e fácil para o público-alvo.

Grande parte das orientações expressas pelos experts em relação ao conteúdo do storyboard foi realizada, pois o uso das novas mídias (podcast) possibilita diversificar a maneira de editar e transmitir o conhecimento, com intuito de motivar o público-alvo e tornar a atividade mais atrativa e prazerosa2727. Melo NC. PODCAST: uma nova ferramenta no contexto educacional. Edu S Dist [Internet]. 2021 [cited 2023 Jan 17];1(3):1-20. Available from: https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/100
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.

Além dessas, modificações na aparência também foram realizadas com base nas sugestões dos experts com experiência em construção de tecnologias educacionais. Semelhantemente, outro estudo com idosos no Brasil também realizou modificações na aparência de tecnologia educacional2626. Sá GGM, Santos AMR, Galindo Neto NM, Carvalho KM, Feitosa CDA, Mendes PN. Building and validating na educational video for elderly individuals about fall risks. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2023 Apr 12];3:e20200010. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0010
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, em que alterações visuais, auditivas e cognitivas, como tamanho da fonte, frases menores, uso restrito de terminologias desconhecidas e adição de mais imagens antes do produto final foram necessárias.

Na validação de concordância, o podcast foi considerado fácil de acessar e usar pelo público-alvo, podendo ser importante na educação em saúde para redução dos fatores de risco e prevenção da SM. Resultado similar foi obtido na validação de tecnologia educacional digital para promoção da saúde mental de adolescentes escolares2828. Rocha SP, Farias QLT, Vasconcelos MIO, Lopes SMB, Castro-Silva II, Silva KKD, et al. Mental Health in Adolescence: Elaboration and Validation of an Educational Technology for Health Promotion. Rev Bras Enferm [Internet]. 2021 [cited 2023 Apr 12];74(5):e20201023. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1023
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Em outros estudos, a validação de concordância com o público-alvo é uma etapa relevante na confirmação da efetividade do produto2828. Rocha SP, Farias QLT, Vasconcelos MIO, Lopes SMB, Castro-Silva II, Silva KKD, et al. Mental Health in Adolescence: Elaboration and Validation of an Educational Technology for Health Promotion. Rev Bras Enferm [Internet]. 2021 [cited 2023 Apr 12];74(5):e20201023. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1023
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. Pesquisadores fizeram e fazem uso dessa técnica para reforçar a validade da tecnologia educacional desenvolvida, seja ela cartilha educativa2222. Rocha MR, Vale HS, Moreira TMM, Borges JWP, Machado ALM, Silva RV. Validation of an educational booklet: Effect on the knowledge about prevention of metabolic syndrome in adolescents. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2022 [cited 2024 Mar 10];31:e20210074. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2021-0074
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, curso on-line2828. Rocha SP, Farias QLT, Vasconcelos MIO, Lopes SMB, Castro-Silva II, Silva KKD, et al. Mental Health in Adolescence: Elaboration and Validation of an Educational Technology for Health Promotion. Rev Bras Enferm [Internet]. 2021 [cited 2023 Apr 12];74(5):e20201023. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1023
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, vídeo2626. Sá GGM, Santos AMR, Galindo Neto NM, Carvalho KM, Feitosa CDA, Mendes PN. Building and validating na educational video for elderly individuals about fall risks. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2023 Apr 12];3:e20200010. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0010
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, aplicativo móvel2424. Moura JR, Silva KC, Rocha AE, Santos SD, Amorim TR, Silva AR. Construção e validação de cartilha para prevenção do excesso ponderal em adolescentes. Acta Paul Enferm [Internet]. 2019 [cited 2023 Feb 22];32(4):365-73. Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0194201900051
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ou podcast77. Leite PL, Torres FAF, Pereira LM, Bezerra AM, Machado LDS, Silva MRF. Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan 19];30(Spe):e3705. Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.6263.3705
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. Corroborando, estudo realizado com mulheres privadas de liberdade, em cadeia pública no estado do Ceará, validou vídeo que também foi considerado adequado pelo público-alvo2929. Galiza DDF, Cabral LA, Machado ALG, Moreira TMM, Sampaio HAC. Tecnologia educativa sobre saúde para mulheres privadas de liberdade à luz do letramento em saúde. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2023 [cited 2023 Set 02];32:e20220260. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2022-0260pt
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.

Dentre as ferramentas disponíveis como coadjuvante no cuidado à saúde, o podcast se destaca como recurso educacional, ao aproximar a realidade e linguagem do público-alvo, assim como o fácil acesso, o baixo custo, a possibilidade irrestrita de repetições, local e horários, também trata de recurso que facilita o processo educacional em saúde77. Leite PL, Torres FAF, Pereira LM, Bezerra AM, Machado LDS, Silva MRF. Construction and validation of podcast for teen sexual and reproductive health education. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan 19];30(Spe):e3705. Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.6263.3705
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As limitações do estudo foram: inexistência de estudos com a utilização de podcasts sobre a temática SM para adolescentes, o que reduz o caráter comparativo; utilização de roteiro pré-definido (cartilha) que restringiu a participação do público-alvo em relação à escolha de pontos importantes para eles sobre o tema; impossibilidade de avaliação por adolescentes com deficiência auditiva, pois o referencial da TCAM utiliza dois canais, o auditivo e visual; e a não realização da implementação.

Diante do exposto, este estudo é amplamente relevante para a área da enfermagem, saúde e política pública, devido à ausência de estudos com propósitos semelhantes a esse na literatura, o que reduz o potencial comparativo com outras realidades.

CONCLUSÃO

Neste estudo, o podcast foi construído com base em etapas referenciadas pela literatura (pré-produção, produção e pós-produção), material educativo validado sobre prevenção de SM em adolescentes e nos princípios da TCAM. A validação foi realizada com enfermeiros experts em saúde de adolescentes (conteúdo), enfermeiros experts em construção de tecnologia educacional (aparência) e público-alvo (concorrência), obtendo valores superiores ao preconizado.

Portanto, o podcast poderá ser utilizado para melhorar o conhecimento dos adolescentes em relação aos fatores de risco da SM e, ainda, favorecer a prevenção deste evento nessa população. Todavia, enfatiza-se a relevância de ainda submeter essa tecnologia à validação de usabilidade com adolescentes.

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NOTAS

  • ORIGEM DO ARTIGO

    Extraído da tese - Construção e validação de um podcast para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Piauí, em 2023.
  • APROVAÇÃO DE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

    Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, parecer n. 5.521.057, Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 59933822.5.0000.8057.

Editado por

EDITORES

Editores Associados: Melissa Orlandi Honório Locks, Ana Izabel Jatobá de Souza. Editor-chefe: Elisiane Lorenzini.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jul 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    25 Out 2023
  • Aceito
    19 Mar 2024
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
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