Acessibilidade / Reportar erro

COLETA DE DADOS VIA TELEFONE EM PESQUISA MULTICÊNTRICA SOBRE CUIDADO DE ENFERMAGEM FRENTE À COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Relatar a coleta de dados via telefone realizada em pesquisa multicêntrica sobre avaliação do cuidado de enfermagem durante a pandemia da COVID-19.

Método:

Relato de experiência sobre o uso do telefone para coleta de dados quantitativos e qualitativos com participantes de dez Hospitais Universitários Brasileiros, de outubro de 2020 a dezembro de 2021. A experiência foi apresentada segundo etapas: 1) Operacionalização da coleta de dados via telefone; 2) Capacitação da equipe de entrevistadores; 3) Acompanhamento e ajustes da coleta de dados; e 4) Resultados do contato telefônico com o paciente.

Resultados:

O planejamento e a organização da coleta de dados envolveram a construção de manuais de orientação para guiar os coletadores, os quais passaram por validação quanto à clareza e concordância. Para acompanhamento e ajustes, realizou-se reunião semanal com os entrevistadores e pesquisadores responsáveis. Foram incluídos dados de 539 respondentes do instrumento Patient Measure of Safety, de 643 do instrumento Care Transitions Measure e de 56 entrevistas abertas.

Conclusão:

A utilização de manuais de orientação para coleta de dados via telefone, realização de treinamentos e reuniões de acompanhamento são estratégias que podem potencializar essa estratégia em pesquisas multicêntricas, quando da impossibilidade de coleta face-a-face.

DESCRITORES:
Pesquisa em Enfermagem; Coleta de Dados; Entrevistas como Assunto; Técnicas de Pesquisa; Estudo Multicêntrico; COVID-19.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br