RESUMO
Objetivo:
descrever a satisfação com a dimensão prática dos cenários de simulação clínica de alta fidelidade desenvolvida pelos estudantes de enfermagem.
Método:
abordagem quantitativa, descritiva e correlacional. Coleta de dados, questionário de avaliação da satisfação dos estudantes de enfermagem com as experiências clínicas simuladas na prática. Escala de 1 a 10, sendo 10 o valor máximo de satisfação e 1 o valor mínimo de satisfação. Participaram 115 estudantes. Foram cumpridos os requerimentos éticos.
Resultados:
satisfação com a aprendizagem alcançada: média de 7,08 no quarto ano e de 7,05 no quinto ano. Motivação para assistir às aulas práticas: média de 7,46 no quarto ano e de 7,16 no quinto ano. Dinamismo das aulas práticas: média de 7,27 no quarto ano e de 6,66 no quinto ano. Participação ativa nos cenários desenvolvidos: média de 7,41 no quarto ano e de 7,30 no quinto ano. Interação com os colegas: média superior a 8,14 no quarto ano e média de 7,45 no quinto ano. Interação com os docentes: ambas as turmas apresentaram uma média de 7,73. Satisfação com o grau de dificuldade dos cenários: média de 7,25 no quarto ano e de 7,32 no quinto ano. Produtividade durante as aulas práticas: média de 7,12 no quarto ano e de 6,95 no quinto ano.
Conclusão:
Os alunos do quarto ano apresentaram maior satisfação para com a prática, com índice superior a 70 %, ao passo que os alunos do quinto apresentaram um índice de satisfação superior a 60%.
DESCRITORES:
Estudiantes de enfermagem; Competência clínica; Simulação; Satisfação pessoal; Ensino; Aprendizagem