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CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM MUNICÍPIO DE GRANDE PORTE NA PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES

RESUMO

Objetivo:

caracterizar a segurança do paciente segundo a percepção dos trabalhadores da atenção primária à saúde em município de grande porte do Paraná.

Método:

estudo de delineamento transversal, em que foram coletadas informações, por meio do instrumento “Pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente para Atenção Primária”, sendo este autorrespondido por trabalhadores de saúde atuantes na atenção primária, nos meses de abril a junho de 2017. Para análise de dados utilizou-se o programa Statistical Package for the Social Sciences.

Resultados:

detectou-se que quanto à frequência de problemas relacionados à segurança do paciente e qualidade do cuidado, destacaram-se com maior frequência diária o “prontuário/registro do paciente estar indisponível quando necessário” e “paciente não conseguir uma consulta em até 48 horas considerado para um problema sério ou agudo”. Sobre o apoio de gestores/administradores/líderes, a frequência geral de respostas positivas foi de apenas 38,4%. A seção sobre avaliação global de segurança apresentou o maior percentual geral de respostas positivas (79,0%). Trabalhadores atuantes na região sul do município em estudo apresentaram pior avaliação sobre o processo de trabalho, comunicação, acompanhamento e apoio do gestor (45,5%, 61,6% e 29,3% de respostas positivas, respectivamente).

Conclusão:

conclui-se que há necessidade de fortalecer a cultura de segurança do paciente nesse nível de atenção, fortalecendo e valorizando a atuação de todos os trabalhadores, com a intensificação da educação permanente e do uso de tecnologias leves.

DESCRITORES:
Segurança do paciente; Atenção primária à saúde; Cultura organizacional; Pessoal de saúde; Avaliação de processos e resultados.

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