Stetler Model of Research Utilization2121 Stetler CB. Refinement of the Stetler/Marram model for application of research findings to practice. Nurs Outlook. 1994; 42(1):15-25.-2222 Stetler CB. Updating the Stetler modelo f research utilization to facilitate evidence-based practice. Nurs Outlook. 2001; 49(6):272-8. (1976, EUA) |
Estabelecer propósitos para a revisão da literatura; avaliar criteriosamente as pesquisas encontradas; avaliar de forma comparativa os resultados dos estudos com a prática assistencial; tomar uma decisão (usar, esperar para usar, rejeitar ou não usar); detalhar e justificar os passos para a aplicação do novo procedimento e avaliar formalmente. |
Individual Evidências científicas |
Conduct and Utilization of Research in Nursing (CURN)2323 Horsley JA, Crane G, Bingle JD. Research utilization as an organizatiom process. J Nurs Adm. 1978; 8(7):4-6.
24 Goode CJ, Lovett MK, Hayes JE, Butcher LA. Use of research based knowledge in clinical practice. J Nurs Adm. 1987; 17(12):11-8.-2525 Goode CJ, Piedalue F. Evidence-based clinical practice. J Nurs Adm. 1999; 29(6):15-21. (1978, EUA) |
Preocupar-se com as mudanças na prática de Enfermagem; definir e avaliar um problema no cuidado ao paciente; buscar soluções; selecionar uma solução em potencial; realizar experimentos ou testar a solução proposta; avaliar a satisfação ou insatisfação com a solução, por conseguinte, repetir as etapas. |
Organizacional-individual Evidências científicas |
Quality Assurance Model Using Research (QAMUR)2626 Leske JS, Whiteman K, Freichels TA, Pearcy JM. Using clinical innovations for research practice. AACN Adv Crit Care. 1994; 5(2):103-14. (1987, EUA) |
Fazer perguntas ou identificar problemas; procurar soluções, rever e avaliar a literatura (condução de pesquisa); planejar para mudar; implementar a inovação (protocolos, procedimentos e políticas); avaliar os resultados esperados; formular os padrões de cuidado (garantir a melhoria da qualidade). |
Organizacional Evidências científicas |
Iowa Model2727 Titler MG, Kleiber C, Steelman VJ, Rakel BA, Budreau G, Everett LQ, et al. The Iowa model of evidence-based practice to promote quality care. AACN Adv Crit Care North Am. 2001; 13(4):497-509.-2828 Titler MG. Nursing Science and evidence-based practice. West J Nurs Res. 2011; 33(3):291-5. (1994, EUA) |
Identificar problemas práticos e formular questões de pesquisa; determinar o quanto o problema é um tópico de prioridade para a organização; identificar termos para a busca de evidências, analisar criticamente e realizar a síntese destas evidências; determinar se as evidências são suficientes - caso contrário, conduzir uma pesquisa; se as evidências forem suficientes e as mudanças apropriadas, conduzir um estudo piloto para a mudança da prática; avaliar os resultados do piloto, disseminar os resultados e implementar a mudança. |
Organizacional Evidências científicas |
Ottawa Model of Research Use (OMRU)2929 Kitson AL, Harvey G, Mccormack B. Enabling the implementation of evidence-based practice: a conceptual framework. Qual Health Care. 1998; 7(3):149-58.-3030 Kitson AL, Malone JR, Harvey G, McCormack B, Seers K, Titchen A. Evaluating the successful implementation of evidence into practice using the PARIHS framework: Theoretical and practical challenges. Implement Sci. 2008; 3(1):1-12. (1999, Canadá) |
Identificar pessoas com autoridade para legitimar o processo de mudança e os recursos necessários; especificar claramente qual é a inovação a ser implementada; avaliar a inovação: atores em potenciais que poderão adotá-la, barreiras e facilidades a implementação; selecionar estratégias sensibilize os envolvidos sobre o valor da inovação, avaliar a adoção da inovação, sua difusão na organização até chegar aos cuidados diretos ao paciente; avaliar o impacto e divulgar os resultados. |
Organizacional-individual Evidências científicas |
Promoting Action on Research Implementation in Health Services Framework (PARIHS)3131 Ricroft-Malone J. The PARIHS framework - A framework for guiding the implementation of evidence practice. J Nurs Care Qual. 2004; 19(4):297-304. (1998, Reino Unido) |
Buscar evidências oriundas de pesquisas científicas, experiência clínica, experiência dos pacientes, e de dados e relatórios da instituição; adotar a inovação de forma a influenciar a cultura organizacional por apoio de lideranças e a revisão das práticas; incorporar pessoas à organização cujos conhecimentos e habilidades possam apoiar a mudança das práticas de acordo com as evidências. |
Organizacional Evidências científicas |
The Rosswurm and Larrabee Model3232 Rosswurm MA, Larrabee J. A model for change to evidence-based practice. J Nurs Scholarsh. 1999; 31(4):317-22. (1999, EUA) |
Identificar a necessidade de mudança da prática; aproximar o problema com indicadores de resultados; sumarizar a melhor evidência científica (revisão sistemática) considerando viabilidade, benefícios e riscos para sua implementação; elaborar um plano para a mudança da prática, que inclua os recursos necessários; implementar e avaliar a mudança (informa que seja realizado um estudo piloto); integrar e manter a mudança da prática (comunicar os resultados para as lideranças estratégicas); monitorar a implementação (avaliar o processo e os resultados). |
Individual Melhor evidência |
Advancing Research and Clinical Practice Through Close Collaboration (ARCC)3333 Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Putting research into practice. Reflect. Nurs Leadersh. 2002; 28(2):22-5.-3434 Melnyk BM, Fineout-Overholt E, Gallagher Lynn, Stillwell SB. Sustaining Evidence-Based Practice Through Organizational Policies and an Innovative Model. AJN September. 2011; 111(9):57-60. (1999, EUA) |
Compreender a cultura organizacional e sua prontidão para mudança; identificar forças e barreiras para a implantação da PBE na organização; identificar os profissionais especializados na organização para auxiliar na implementação da PBE junto as equipes assistenciais nas unidades clínicas; implementar as evidências na prática e avaliar os resultados. |
Organizacional Melhor evidência |
The Tyler Collaborative Model3535 Olade RA. Strategic collaborative model for Evidence-Based Nursing Practice. Worldviews Evid. Based Nurs. 2004:1(1):60-8. (2004, EUA) |
Quebrar o gelo: identificar forças na organização que possam afetar a mudança; construir relações colaborativas entre as lideranças estratégicas para adoção da mudança; diagnosticar o problema: identificar áreas para implementar a PBE; adquirir recursos: levantar necessidades financeiras e humanas para a implementação da mudança; movimentar-se: engajar enfermeiros assistenciais para identificação de soluções às suas demandas pautadas na PBE (organizar grupo de trabalho); escolher uma solução: revisão rigorosa das produções científicas; ganhar aceitação e adeptos: implementar a evidência por meio de estudo piloto, em que possam avaliar o cuidado prestado frente a adoção da evidência em relação a sua não adoção; estabilizar: incluir a evidência nas normas e rotinas da organização; avaliar resultados na organização frente a incorporação da evidência nas rotinas de trabalho, e elaborar relatórios que avaliem os resultados. |
Organizacional Evidências científicas e não científicas |
Johns Hopkins Nursing Evidence-based Practice Model (JHNEBP)3636 Newhouse R, Dearholt SL, Poe SS, Pugh LC, White KMW. Johns Hopkins nursing Evidence-Based Practice: Model and Guidelines. Indianopolis (US): Sigma Theta Tau International; 2007.-3737 Newhouse RP, Johnson K. A case study in evaluating infrastructure for EBP and selecting a model. J Nurs Adm. 2009; 39(10):409-11. (2007, EUA) |
Identificar uma questão da prática, formular a questão de pesquisa utilizando termos apropriados à busca de evidências; buscar, avaliar criticamente, sumarizar e classificar os níveis de evidências; utilizar evidências "não científicas" (dados financeiros, experiência profissional e preferências do paciente) para tomada de decisão; determinar a viabilidade da aplicação da evidência, elaborar um plano de ação para sua translação, implementar a mudança, avaliar e comunicar os resultados. |
Individual Evidências científicas e não científicas |
Academic Center for Evidence-Based Practice (ACE)3838 Kring DL. Practice domains and Evidence-Based Practice compentencies: a matrix domains of influence. Clin Nurs Spec. 2008; 22(4):179-83.-3939 Stevens KR. ACE Star Modelo f EBP: knowledge transformation. Academic Center for evidence practice. San Antonio (US): The University of Texas Health Science Center at San Antonio; 2004. (2004, EUA) |
Buscar um novo conhecimento por meio de pesquisas realizadas; realizar rigorosa revisão de múltiplos estudos primários (frente aos diferentes delineamentos) para formular novo conhecimento; elaborar documento ou guia para transladar a evidência para a prática; integrar a evidência na prática influenciando mudanças nas pessoas e na organização; avaliar o impacto da mudança da prática e seu incremento na qualidade do cuidado prestado. |
Individual Evidências científicas |
The Clinical Scholar Model4040 Strout T, Lancaster K, Schultz AA. Development and implementation of an inductive Model for Evidence-based Practice: A grassroots approach for building evidence-based practice capacity in staff nurses. Nurs Clin North Am. 2009; 44(1):93-102. (2009, EUA) |
Identificar oportunidades para implementar a mudança na organização; revisar evidências internas (informações e dados do serviço) e externas (resultados de pesquisa); determinar a força das evidências e conduzir um plano para sua implementação. Caso não sejam seguras o suficiente, realizar uma pesquisa; simular sua aplicação por diferentes meios; aplicá-las e obter os resultados no contexto; disseminar os resultados para a comunidade interna e externa à organização. |
Organizacional-individual Evidências científicas e não científicas |
Model in an Academic Medical Center4141 Balakas K, Potter P, Pratt E, Rea G,Williams J. Evidence equals excellence: the application of an evidence-based practice model in an academic medical center. Nurs Clin North Am. 2009; 44(1):1-10. (2009, EUA) |
Formular uma questão clínica; buscar a melhor evidência (revisão sistemática de estudos primários experimentais); revisar criticamente as evidências; integrar a evidência na prática; comunicar os resultados. |
Organizacional-individual Melhor evidência |
The Colorado Model4242 Goode CJ, Fink RM, Krugman M, Oman KS, Tradili LK. The Colorado Patient-Centered Interprofessional Evidence-Based Practice Model: a framework for transformation. Worldviews Evid Based Nurs. 2011; 8(2):96-105. (2011, EUA) |
Identificar fatores que facilitem a mudança organizacional; elaborar uma questão clínica com o emprego da estratégia PICO; identificar as necessidades do paciente; avaliar os valores e preferências do paciente; buscar evidências científicas conforme um protocolo (caso o hospital tenha protocolo para PBE) ou realizar revisão rigorosa da literatura (na ausência de protocolo institucional para PBE). Na ausência de evidências científicas, utilizar evidências de outras fontes: dados de controle de infecção, análises de custo-efetividade e expertise clínica; sumarizar as evidências considerando seu nível de classificação; utilizá-las conforme contexto e decisões do paciente; avaliar os resultados. |
Organizacional-individual Evidências científicas e não científicas |
The Multisystem Model of Knowledge Integration and Translation (MKIT)4343 Palmer D, Kramlich D. An introduction to the multisystem model of knowledge integration and translation. Adv Nurs Sci. 2011; 34(1):29-38. (2011, EUA) |
Induzir o desenvolvimento de pesquisas que possam ser aplicadas na prática; identificar lideranças transformacionais nas organizações; realizar busca, avaliação crítica e síntese das evidências pela atuação de enfermeiros com especialidade para a ação; promover translação de evidências por meio de encontros entre enfermeiros pesquisadores e enfermeiros assistenciais; elaborar estudo piloto e plano de intervenção com apoio dos enfermeiros especializados; integrar a evidência ao processo de trabalho e organizar documentos normativos (protocolos e diretrizes clínicas); monitorar os resultados alcançados pela implementação; disseminar os resultados da implementação. |
Organizacional Evidências científicas e não científicas |
The Research Appreciation, Acessibility and Application Model (RAAAM)4444 Edward KL. A model for increasing appreciation, accessibility and application of research in nursing. J Prof Nurs. 2015; 31(2):119-23. (2015, Austrália) |
Valorizar pesquisas no contexto hospitalar (por meio de parcerias entre universidades e hospitais); acessar resultados de pesquisas que possam respaldar a melhoria da qualidade da prática (organização de comitês ou grupos específicos e inclusão de tutores especialistas no contexto hospitalar); aplicar pesquisas (o desenvolvimento de pesquisas é atividade integrante do papel dos enfermeiros no contexto hospitalar); garantir a sustentabilidade do modelo (o empreendimento de estratégias comunicacionais para difusão e elaboração de relatórios para avaliar a PBE). |
Organizacional Evidências científicas e não científicas |