Acessibilidade / Reportar erro

TERMINOLOGIA ESPECIALIZADA DE ENFERMAGEM PARA A PRÁTICA CLÍNICA À COVID-19

RESUMO

Objetivo:

construir uma terminologia especializada para a prática clínica de enfermagem a pessoas com COVID-19, fundamentada no Modelo de Sete Eixos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem.

Métodos:

estudo descritivo, documental, realizado em abril de 2020. Os termos foram extraídos de documentos oficiais do Ministério da Saúde. Os dados foram tratados por meio da análise terminológica, ou seja, os termos foram organizados mediante um sistema de classificação, que, nesta pesquisa, foi representado pelo Modelo de Sete Eixos, versão 2019. Ainda na delimitação do campo temático da análise terminológica foi escolhido o método do mapeamento cruzado para que fosse feito o cruzamento dos termos resultantes do processo de normalização, provenientes da literatura, com os termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em seus sete eixos.

Resultados:

após o processo de normalização, resultaram 472 termos úteis. Estes foram submetidos ao mapeamento cruzado, totalizando 263 termos constantes e 211 não constantes.

Conclusão:

o estudo permitiu identificar termos na literatura, os quais poderão ser utilizados por enfermeiros na assistência às pessoas acometidas pela COVID-19, e subsidiará as etapas subsequentes à construção de um subconjunto terminológico para informação e comunicação à prática de Enfermagem.

DESCRITORES:
Enfermagem; Classificação; Terminologia padronizada em enfermagem; Infecções por coronavírus; Síndrome respiratória aguda grave; Vírus da SARS

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br