Acessibilidade / Reportar erro

TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE SURDOS: REVISÃO INTEGRATIVA

RESUMO

Objetivo:

investigar as evidências científicas acerca das tecnologias que são utilizadas para educação em saúde de pessoas surdas.

Método:

revisão integrativa realizada em outubro de 2017, com as publicações dos últimos 15 anos, nas bases de dados MEDLINE/PubMed, CINAHL, LILACS via Biblioteca Virtual em Saúde, Web of Science e Scopus.

Resultados:

foram encontrados 3367 artigos, dos quais 19 foram incluídos no estudo. O tipo de tecnologia predominante foi o vídeo, presente em dez estudos e as tecnologias computadorizadas, como sites e cursos online, em quatro estudos. O tema mais abordado pelas tecnologias foi o câncer, em dez estudos e a saúde bucal em três. Dois artigos eram metodológicos, em 17 ocorreu a aplicação da tecnologia com surdos e, em 16 desses foi comprovada a eficácia e/ou viabilidade para educação em saúde.

Conclusão:

as tecnologias educativas são, em sua maioria, vídeos que se mostram compreensíveis pelas pessoas surdas e eficazes para serem utilizados na educação em saúde.

DESCRITORES
Educação em saúde; Materiais de ensino; Tecnologia educacional; Recursos Audiovisuais; Pessoas com deficiência auditiva

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br