Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DA ASSOCIAÇÃO DE DUAS INTERVENÇÕES EDUCATIVAS NO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES SOBRE HIPODERMÓCLISE: ESTUDO QUASE-EXPERIMENTAL

RESUMO

Objetivo:

avaliar o efeito da associação da metodologia da problematização com a demonstração prática no conhecimento de estudantes de Enfermagem sobre hipodermóclise.

Método:

estudo quase-experimental com 20 estudantes do último ano do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição pública de ensino superior, localizada em Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Os estudantes participaram de duas intervenções educativas com foco no ensino da hipodermóclise, uma utilizando a metodologia da problematização e a outra a demonstração prática da técnica de punção. O efeito das intervenções sobre o conhecimento dos estudantes foi avaliado a partir de um questionário previamente validado aplicado antes da primeira intervenção e depois da segunda intervenção. Os resultados foram comparados pelo teste de McNemar.

Resultados:

a média de idade dos estudantes foi de 24,7 (±1,7) anos, com predomínio do sexo feminino (75,0%). Verificou-se que, das 12 questões avaliadas sobre o conhecimento teórico e prático da hipodermóclise, 10 (83,3%) apresentaram aumento de acertos após as intervenções educativas (p<0,05). A pontuação média dos estudantes na auto avaliação sobre a capacidade de explicar o procedimento (antes: 0,9 pontos; após: 7,7 pontos) e executar a técnica (antes: 2,1 pontos; após: 8,1 pontos) foi significativamente maior após as intervenções educativas (p<0,001).

Conclusão:

o número de acertos dos estudantes de Enfermagem nas questões teóricas e práticas sobre hipodermóclise e a auto avaliação foi maior após a participação nas intervenções educativas, o que demonstra efeito positivo da associação da metodologia da problematização e da demonstração prática como estratégia de ensino sobre essa temática.

DESCRITORES:
Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Hipodermóclise; Tecnologia educacional; Estudos epidemiológicos; Conhecimento

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br