Acessibilidade / Reportar erro

QUALIDADE DE VIDA E SOBRECARGA DE CUIDADORES DE IDOSOS

RESUMO

Objetivo:

avaliar a qualidade de vida do cuidador e correlacioná-la com a qualidade de vida do idoso, bem como avaliar a sobrecarga do cuidador de idosos internados no Serviço de Emergência e correlacioná-la com sua qualidade de vida.

Método:

estudo transversal e analítico, com 250 cuidadores de idosos internados no Serviço de Emergência do Hospital São Paulo, Brasil, de dezembro de 2015 a janeiro de 2017. Para a avaliação da qualidade de vida dos cuidadores, utilizou-se o questionário genérico Short-Form-36, item short-form health survey; a sobrecarga foi avaliada por meio da escala Zarit Burden Interview.

Resultados:

a idade média foi 48,36 anos, com predomínio do sexo feminino, sendo a maioria filhas dos idosos. Os cuidadores apresentaram sobrecarga leve à moderada e na avaliação da qualidade de vida, os domínios mais comprometidos foram: estado geral da saúde, vitalidade e aspectos sociais. As dimensões do Short-Form-36 que tiveram correlação significativa com os escores da Zarit Burden Interview foram aspecto físico, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais e aspecto emocional.

Conclusão:

a qualidade de vida do cuidador está associada com a qualidade de vida do idoso. A sobrecarga está relacionada com a piora na qualidade de vida do cuidador. Faz-se necessário identificar as demandas de trabalho e necessidades específicas do cuidador de idosos para elaboração de estratégias de cuidado que contemplem essa população.

DESCRITORES:
Idosos; Cuidadores; Qualidade de vida; Promoção da saúde; Enfermagem em emergência

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br