Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DOS DETERMINANTES SOCIAIS SOBRE A INCIDÊNCIA DE AIDS NO PIAUÍ: UM ESTUDO ECOLÓGICO

RESUMO

Objetivo:

identificar os fatores sociais que determinam a incidência de aids no território piauiense.

Método:

estudo ecológico com uso de técnicas de geoprocessamento em que se considerou 2.908 casos de aids de residentes no Piauí notificados no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) no período 2007-2015. As taxas de incidência brutas e bayesianas foram calculadas utilizando-se a população do ano central (2011), multiplicado por 100.000 habitantes, sendo a estatística bayesiana empregada para identificação de clusters espaciais. Os modelos de regressão não espacial Ordinary Least Squares Estimation (OLS) e espacial Geographically Weighted Regression (GWR) foram usados para identificar os determinantes sociais da incidência de aids no estado, com significância de 5%.

Resultados:

as maiores taxas da doença se concentram especialmente em municípios próximos à capital Teresina, com incidência bayesiana acima de 11,27 casos/100.000 habitantes. As variáveis preditoras da incidência de aids nos municípios piauienses foram: percentual de pessoas em domicílios com paredes inadequadas (p=0,0139), média de moradores por domicílio (p=0,0309) e percentual de pessoas em domicílios vulneráveis à pobreza e em que ninguém tem ensino fundamental completo (p=0,0051).

Conclusão:

de acordo com o GWR, os fatores sociais que influenciam a incidência de aids nos municípios piauienses são percentual de pessoas em domicílios com paredes inadequadas, média de moradores por domicílio e percentual de pessoas em domicílios vulneráveis à pobreza e em que ninguém tem ensino fundamental completo. Diante disso, Intervenções sobre os determinantes sociais da saúde de caráter estrutural devem se fixar como métodos efetivos de prevenção do HIV/aids.

DESCRITORES:
HIV; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Determinantes sociais da saúde; Análise espacial; Mapeamento geográfico; Epidemiologia; Incidência

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br