RESUMO
Objetivo:
verificar as evidências de validade de uma cartilha educativa acerca dos cuidados com acessos vasculares para hemodiálise.
Método:
estudo metodológico estruturado em três vertentes: validação de conteúdo por juízes especialistas com base no cálculo do Índice de Validade de Conteúdo; avaliação de aparência por juízes de design; e aplicação piloto, realizada com a população-alvo, composta por 30 pacientes de uma clínica de nefrologia em Picos, Piauí, Brasil. A coleta de dados ocorreu de dezembro de 2020 a abril de 2021, com análise descritiva e inferencial dos achados.
Resultados:
a versão final da cartilha contou com 32 páginas, cujo Índice de Validade de Conteúdo geral mostrou-se em 0,88, evidenciando sua validade de conteúdo e sinalizando clareza na linguagem, relevância teórica e pertinência prática da tecnologia educacional. Os juízes de design avaliaram a cartilha como adequada ou superior. A média do índice de concordância total do público-alvo foi de 0,99.
Conclusão:
a cartilha educativa demonstrou evidências de validade satisfatórias, baseadas no conteúdo e na aparência, com potencial de utilização na prática clínica.
DESCRITORES:
Diálise renal; Tecnologia educacional; Enfermagem; Estudos de validação