Em 24 de março de 1992, a Dra. Ingrid Elsen, à época Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reuniu um grupo de professores e alunos do programa para discutir a criação de uma revista, com a finalidade inicial de socializar e difundir o conhecimento produzido nos 16 anos de existência do programa, assim como, do recém-criado curso de doutorado em Filosofia da Enfermagem.
Decidiu-se pelo título "Texto & Contexto Enfermagem", pensando no futuro e com missão de divulgar a produção técnico-científica de Enfermagem e Saúde à comunidade científica nacional e internacional, bem como aos profissionais e gestores do setor saúde.
Desde cedo, a Revista se destaca como inovadora marcada pela decisão do primeiro grupo gestor, em fazer deste o primeiro periódico temático na Enfermagem. A partir de questões e temas relevantes vividos pela enfermagem brasileira, mas também atentas ao cenário internacional e visando atender à filosofia do PEN/UFSC, cada número da Revista passou a abordar um tema específico, discutido sob vários olhares e diferentes ângulos. Esta opção trouxe um outro benefício à comunidade científica, que era o de ter ao seu dispor em um periódico, tudo o que havia de mais atual sobre um determinado tema.1
Nos anos que se seguiram, muitas foram as temáticas abordadas pela Revista, as quais cobriram um amplo leque de discussões teóricas, conceituais e metodológicas da área da saúde e enfermagem.2-3
A revista inicia como um periódico semestral até 1996, depois quadrimestral (1997-2002) e, a partir de janeiro de 2003, consolida-se como periódico trimestral. Até 2002, o layout e capa seguiam o padrão de cores diferentes para cada volume e em tamanho A5, com cerca de 15 a no máximo 20 artigos em cada exemplar, sendo apenas impressa e venda por assinaturas. Ao completar dez anos de existência, o Conselho Diretor da Revista à época muda radicalmente o layout e capa, tornando-a um periódico em uma única cor, próxima ao lilás, que era a cor adotada pelo PEN/UFSC. Além disso, o tamanho passa a ser A4, o que oferecia a oportunidade de ampliar o número de artigos em cada um dos números, sendo pelo menos 20, o desejado e esperado. As mudanças também procuraram responder às recomendações dos órgãos de fomento, como também às necessidades em termos de normalização, periodicidade, corpo editorial, e consequentemente atingir órgãos indexadores considerados mais qualificados a nível mundial.
Atendendo ao mercado editorial e a possibilidade de divulgação imediata do conhecimento produzido, passamos a oferecer para a comunidade acadêmica nacional e internacional, além da versão impressa, a versão on-line desde 2006, open access em texto completo e em ambiente virtual próprio (http://www.textoecontexto.ufsc.br). No mesmo ano, passou a integrar, o Portal da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) - Enfermagem, e a partir de 2007, passou a integrar a coleção SciELO Brasil, disponível em texto integral e open access.3 Estas inclusões favoreceram o acesso aos artigos publicados na revista, assim como, a ampliação da citação da mesma em outros periódicos. Para atender a uma abrangência maior de leitores/autores internacionais passou-se a aceitar também, publicações em inglês e espanhol.
Caracteriza-se e consolida-se a partir daí, como um periódico de circulação internacional e tem sua importância reconhecida, especialmente no seu impacto para divulgação dos produtos e avaliação dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem no Brasil.
Após 18 anos de existência como periódico temático, o Conselho Diretor da revista toma a decisão de tornar a Texto & Contexto Enfermagem, como um periódico multitemático. Esta decisão levou em conta, especialmente a imensa procura por artigos da revista, a necessidade de ampliar o número de artigos por número publicado, assim como, tornar mais ágil a publicação de cada número.2-3 Essa mudança buscou acompanhar o crescimento vertiginoso das solicitações de submissão dos últimos anos e ampliar as possibilidades de socialização da informação científica oriunda das diversas áreas da saúde e da enfermagem.3 Continuou a publicar números especiais, mantendo a política anterior de pelo menos um número especial no ano, decorrente de eventos científicos na área da enfermagem.
Dentre os avanços empreendidos para a manutenção da qualidade da Texto & Contexto Enfermagem e aderência à política editorial da Revista foi a modificação, em 2010, do grupo diretivo da Revista. Este passou a contar com editores associados, para ampliar o suporte qualitativo no trabalho do Editor, ou seja, foram criadas as funções de Editor de submissão, Editor de seleção de manuscritos e Editor de texto e layout. Complementar a esta decisão foi introduzida também a pré-análise dos manuscritos submetidos, o que beneficia tanto aos autores que tem uma decisão mais precoce sobre a aceitação ou não de seu manuscrito, para continuidade do processo avaliativo, como também para a equipe editorial da revista, na seleção dos consultores Ad Hoc.1 Também foi adotada a política de contar com Editores Associados Externos internacionais, da América Latina, Europa e América do Norte.
Outras decisões tomadas a partir de 2011, visando acompanhar as tendências dos periódicos de maior impacto, foram as seguintes: revisão do quadro de consultores ad hoc anualmente; publicação em inglês de todos os artigos a partir do número 1 de 2012; disponibilização da Revista apenas na versão online a partir de 2012; cancelamento das assinaturas a partir de 2012, mantendo apenas o pagamento de taxas de submissão e publicação; ampliação e atualização Conselho Editorial nacional e internacional; publicação de no mínimo 120 artigos por ano; submissão exclusivamente através do SciELO - ScholarOne Manuscripts a partir de 2014; publicação de artigos ahead of print. Em 2015 implantamos o detector de plágio Ithenticate (Convenio da ABEC com a Cross Reference).
Em 2016 foi realizada a revisão das normas de submissão e publicação e dos processos editoriais. A modalidade ahead of print foi substituída pela Rolling Pass. Foi firmado um convênio com a SciELO para a vinculação da Rev@Enf, um projeto que integra a Biblioteca Virtual em Saúde - Enfermagem, parceria entre as Instituições responsáveis pelas publicações da área de Enfermagem e BIREME, Coordenação Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde e é coordenado pela EERP/USP, Centro Colaborador da OMS.
Como fatores de impacto da revista que configuram a sua importância no mercado editorial, verificam-se números significativos de avaliação, tais como, no Google Scholar Citation - a Texto & Contexto Enfermagem figura entre as três revistas de enfermagem com maior número de citações e entre as seis primeiras das 100 mais citadas no Brasil; com relação ao índice H do SCImago Journal & Country Rank portal, a revista ampliou seu índice H de 2 em 2012 para 11 em 2015 e o SJR em 2015 estava em 0,371. Está classificada como A2 - Qualis CAPES Enfermagem, dividindo este patamar com outros quatro periódicos de enfermagem.
A internacionalização da revista se consolida com a ampliação de autores e consultores ad hoc estrangeiros, cujo aumento vem se consolidando a partir da publicação em inglês, porém ainda é um desafio ampliar essa participação. Considera-se que na conquista desse desafio estão imbricados aspectos relacionados à qualidade, indexação e Journal Citation Reports (JCR) dos periódicos, além da disponibilização dos artigos em inglês em open access, como já referido, e indexação em base de dados consolidadas com reconhecimento internacional.4
Desde 1992 até 2017 foram publicados 26 volumes, totalizando 94 números, sendo 64 regulares e 12 especiais. Ao longo deste tempo foram publicados 2.299 artigos, divididos em artigos originais, reflexões, relatos de experiência, revisões de literatura, resenhas e notas prévias, o que, sem dúvida, impactou profundamente a produção cientifica de enfermagem e saúde neste período. De março de 2012 até fevereiro de 2017, quando implantamos a revista em dois idiomas, foram publicados um total de 670 artigos, sendo mais de 80% de artigos originais.
Entendemos que os periódicos científicos também têm a responsabilidade de oferecer aos leitores artigos originais que realmente contenham inovações, proposições claras, contribuições teóricas e resultados práticos e efetivos, que possam ser replicados com sucesso em todos os pontos do país e mesmo internacionalmente. Este é um dos grandes compromissos da Revista Texto & Contexto Enfermagem, ao selecionar os artigos originais para serem publicados a cada número, trimestralmente3.
Reiteramos que a Revista ao longo de seus 25 anos, tem sido, cada vez mais, o resultado da força coletiva que a engendra e movimenta, com a qualidade merecida. A equipe da Revista Texto & Contexto Enfermagem investe todo o seu esforço e potencial em prol desta incansável busca pela melhor qualificação, com respeito e agradecimento a todos seus autores, leitores, consultores ad hoc, que participaram e participam dessa construção, especialmente ao seu corpo dirigente, representado por enfermeiras docentes do PEN/UFSC, desde sua criação, até o presente.1-2
Referências bibliográficas
-
1 Padilha MI, Costa R, Brüggemann O, Rosa L, Vargas MA, Echevarria Guanilo ME, et al. Texto & Contexto Enfermagem e sua contribuição para produção científica da enfermagem: uma perspectiva histórica. In: Anais dos XV Encontro Nacional de Editores Científicos, 2015 Nov 22-25 [Internet]. Florianópolis, Brasil. Florianópolis (SC): Associação Brasileira de Editores Científicos; 2015 [cited 2017 Mar 21]. Available from: http://ocs.abecbrasil.org.br/index.php/ENEC/enec/paper/viewFile/84/94
» http://ocs.abecbrasil.org.br/index.php/ENEC/enec/paper/viewFile/84/94 -
2 Brüggemann OM, Prado ML, Backes VMS, Monticelli M, Padilha MI. Text & Context Nursing Journal: 15 years of contribution to the socialization of nursing and health knowledge. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2007 Out-Dez [cited 2017 Mar 21]; 16(4):769-72. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000400023&lng=p&tlng=pt
» http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000400023&lng=p&tlng=pt -
3 Padilha MICS, Ramos FRS. Text & Context Journal: 20 years of contributing to nursing and health sciences. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2012 Mar [cited 2017 Mar 21]; 21(1):11-2. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000100001&lng=en
» http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000100001&lng=en -
4 Padilha MI, Brüggemann O, Costa R, Silva DMGV, Vargas MA, Andrade SR, et al. Internationalization of knowledge and the enhancement of the quality and visibility of scientific Brazilian journals. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2014 Jul [cited 2017 Mar 21]; 23(3):517-8. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072014000300517&script=sci_arttext
» http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072014000300517&script=sci_arttext - 5 Brüggemann OM, Ramos FRS, Padilha MI. Editorial. Texto Contexto Enferm. 2010 Jan-Mar; 19(1):11-2.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
2017