RESUMO
Objetivo:
avaliar conhecimento, atitude e prática sobre Síndrome Hipertensiva Gestacional entre gestantes, após intervenção educativa.
Método:
ensaio clínico controlado, randomizado e longitudinal, relacionado ao inquérito Conhecimento, Atitude e Prática sobre complicações da Síndrome Hipertensiva Gestacional, realizado em maternidade pública de Fortaleza-CE, Brasil, com 120 gestantes. A coleta de dados foi realizada em três momentos e as gestantes separadas em dois grupos com 60 participantes cada. Para comparações quantitativas, aplicou-se o teste t de Student ou Mann-Whitney. Para estudar associações qualitativas, empregou-se o teste Qui-quadrado ou exato de Fisher.
Resultados:
identificou-se avaliação adequada do conhecimento, da atitude e prática no grupo intervenção, no sétimo e trigésimo dia pós-intervenção (p<0,05), com aumento de chance para o conhecimento adequado no sétimo (Odds Ratio=6,63 - Intervalo de Confiança: 3,5-12,55) e no trigésimo dia (Odds Ratio=6,25 - Intervalo de Confiança: 3,13 - 12,50). Neste grupo, a atitude foi adequada no sétimo (Odds Ratio= 6,11 - Intervalo de Confiança: 3,28-11,39) e no trigésimo dia (Odds Ratio=6,44 - Intervalo de Confiança: 3,49-11,89). Prática também adequada no sétimo (Odds Ratio=3,73 - Intervalo de Confiança: 2,21-6,28) e trigésimo dia (Odds Ratio=4,91 - Intervalo de Confiança: 2,90-8,32).
Conclusão:
as gestantes que participaram da intervenção educativa apresentaram mais adequabilidade em relação ao conhecimento, à atitude e prática, quando comparadas às participantes do grupo controle. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC) RBR-8wyp8j
DESCRITORES:
Conhecimentos; Atitudes e prática em saúde; Hipertensão induzida pela Gravidez; Ensaio clínico; Educação em saúde; Tecnologia educacional; Enfermagem