Acessibilidade / Reportar erro

INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE SOBREVIVENTES DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: SCOPING REVIEW

RESUMO

Objetivo:

identificar o conteúdo abordado nas intervenções de educação voltadas à capacitação dos cuidadores familiares de sobreviventes de acidente vascular cerebral.

Método:

revisão de escopo, com base no referencial teórico do Joanna Briggs Institute, registrada na Open Science Framework. Realizou-se busca em quatro bases de dados, em artigos publicados entre 2010 e 2023 em inglês, português e espanhol.

Resultados:

incluídos 22 estudos com programas de treinamento hospitalar pré-alta, visitas domiciliares, chamadas telefônicas/vídeo e fornecimento de manual educativo. As intervenções identificadas envolviam: (a) educação de cuidadores, com o treinamento para execução de cuidados diários e reabilitação física; (b) identificação de prioridades e resolução de problemas; (c) apoio emocional, através de atividades de apoio em grupo, escuta ativa ou psicoterapia; (d) apoio social, como identificar serviços de saúde e da comunidade e como acessá-los, estratégias para obter ajuda e apoio da família e dos amigos. Intervenções lideradas por enfermeiros evidenciaram o seu importante papel educativo. Os estudos com tecnologias baseadas na internet ainda mostram-se incipientes na literatura.

Conclusão:

esta revisão demonstrou a existência de quatro principais temas abordados nas intervenções educativas voltadas à capacitação dos cuidadores familiares de sobreviventes de acidente vascular cerebral.

DESCRITORES:
Cuidadores; Educação; Cuidados de enfermagem; Acidente vascular cerebral; Transição do hospital para o domicílio

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br