Acessibilidade / Reportar erro

LESÃO POR PRESSÃO RELACIONADA A DISPOSITIVO MÉDICO EM ADULTOS: REVISÃO INTEGRATIVA

RESUMO

Objetivo:

identificar fatores associados à lesão por pressão relacionada a dispositivo médico.

Método:

revisão integrativa de artigos publicados sobre o tema relacionado à população adulta nas bases de dados da PUBMED, Scopus, MEDLINE, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Web of Science e Banco de Dados em Enfermagem (BDENF), entre 2013 e 2018.

Resultados:

lesões por pressão relacionadas a dispositivo médico foram comuns em adultos, principalmente em idosos, devido à fragilidade capilar, entre outras alterações. Outros fatores observados foram tempo de permanência, pacientes críticos ou que necessitassem de qualquer tipo de dispositivo médico. Inúmeros dispositivos médicos foram associados às lesões de pele; entre os mais frequentes estiveram dispositivos respiratórios, de alimentação, ortopédicos, tubos, oxímetros, colares cervicais, adesivos e sondas nasogástricas.

Conclusão:

o primeiro passo para a prevenção é a exploração, em termos de identificação dos tipos de dispositivos que causam a lesão e intervenções baseadas em evidências científicas, além da divulgação das informações para toda a equipe multiprofissional.

DESCRITORES:
Lesão por pressão; Úlcera por pressão; Lesão por pressão relacionada a dispositivo médico; Equipamentos e provisões; Adulto

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br