Acessibilidade / Reportar erro

RELAÇÕES FAMILIARES NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO1 1 Texto extraído da tese - Representações sociais de familiares sobre a violência de gênero, apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2015.

RESUMO:

Estudo que objetivou analisar as representações sociais das relações familiares no contexto da violência de gênero. A presente pesquisa, qualitativa, baseou-se na Teoria das Representações Sociais e foi realizada com 19 familiares de mulheres em situação de violência de gênero, cadastrados em unidades da Estratégia Saúde da Família de Jequié, Bahia. A coleta ocorreu por meio da entrevista semiestruturada, entre abril e setembro de 2014, e a organização dos dados seguiu a técnica da análise de conteúdo. As representações sociais dos familiares mostraram a violência de gênero como crime e pontuaram a necessidade de ações que minimizem a sua ocorrência. Elas também assinalaram que a violência de gênero gera adoecimento dos familiares e restringe-se ao espaço privado da casa, favorecendo o silêncio. Urge a adequação da formação em saúde e educação e dos serviços assistenciais da rede de violência, observando as políticas públicas no enfrentamento da violência de gênero.

DESCRITORES:
Violência contra a mulher; Saúde da família; Gênero e saúde; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br