RESUMO
Objetivo: analisar o papel do brinquedo terapêutico como ferramenta para o diagnóstico de enfermagem no cenário de atenção à criança com diabetes.
Método: estudo de caso múltiplo qualitativo, realizado com crianças com diagnóstico de Diabetes mellitus tipo 1, residentes do interior do Paraná. Os dados foram coletados em 2018, por meio de entrevista, diário de campo e sessões com uso do brinquedo terapêutico. Foram elaborados diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association I e realizada a análise de conteúdo direcionada, resultando em quatro categorias.
Resultados: a utilização do brinquedo terapêutico dramático permite à criança demonstrar sua percepção da doença e dos cuidados realizados. As sessões com o brinquedo terapêutico dramático possibilitaram identificar cinco diagnósticos de enfermagem, que foram trabalhados posteriormente por meio do brinquedo terapêutico instrucional.
Conclusão: a sistematização da assistência mediada pelo uso do brinquedo possibilita ao enfermeiro estabelecer vínculos com a criança com diabetes e sua família, desvelando suas percepções em relação à doença e ao tratamento, estimulando assim uma participação mais ativa do binômio no manejo deste processo de enfrentamento.