RESUMO
Objetivo:
adaptar o modelo de Kristen M. Swanson para o cuidado de enfermagem em idosos, com foco em suas necessidades de saúde, tendo como referência a avaliação e interpretação abrangente de sua experiência.
Método:
estudo qualitativo com abordagem hermenêutica, onde foram entrevistadas dez idosas, com idade entre 65 e 84 anos, que frequentavam uma Casa de Dia em Toluca, a quem foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas em profundidade, as quais foram transcritas, codificadas e agrupadas. nas dimensões da análise dos conteúdos centrais de cada unidade temática. O círculo hermenêutico de Heidegger foi tomado como referência para a compreensão e interpretação dos códigos substantivos. A análise foi de conteúdo através da técnica do discurso.
Resultados:
existem seis categorias de cuidados identificadas nas ações terapêuticas que interferem na obtenção do bem-estar. Acompanhamento familiar, esperança, movimento, orientação em saúde, diálogo terapêutico e amor são fatores que promovem o bem-estar das mulheres idosas. A disposição das categorias foi organizada em campos semânticos, dos quais emergiram três dimensões: ser mulher, mulher idosa e estratégias de enfrentamento e cuidado de enfermagem. A partir da análise hermenêutica, foi possível construir o Modelo de Kristen Swanson para o cuidado de enfermagem de idosas com seus cinco processos de cuidado: Mantendo crenças; Sabendo; Estar com; Fazendo por; e Permitir ou habilitar.
Conclusão:
O modelo assistencial voltado à mulher idosa é baseado em: diálogo, esperança, movimento e orientação em saúde voltada ao exercício da autonomia.
DESCRITORES:
Cuidados de enfermagem; Mulheres; Idoso; Modelos de enfermagem; Enfermagem geriátrica