RESUMO
Objetivo:
compreender a percepção dos coordenadores das escolas técnicas do Sistema Único de Saúde sobre a aplicação do princípio da integralidade no processo de formação do técnico de enfermagem.
Método:
pesquisa qualitativa, realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, com 12 coordenadores dos cursos técnicos de enfermagem das escolas técnicas do Sistema Único de Saúde.
Resultados:
da análise dos dados, emergiram duas categorias: Vínculo docente e dificuldades para inserção do princípio da integralidade e Fragilidades e potencialidades dos alunos trabalhadores relacionadas ao princípio da integralidade.
Conclusão:
para os coordenadores das escolas técnicas do Sistema Único de Saúde o desenvolvimento do princípio da integralidade é uma necessidade premente; e há dificuldades para sua estruturação relativas à precarização do trabalho docente e resistência à mudança por parte dos alunos trabalhadores. Em contrapartida, o fato destes alunos já estarem inseridos na prática parece ser um facilitador do entendimento da importância de desenvolver continuamente esses princípios.
DESCRITORES:
Educação em enfermagem; Educação técnica em enfermagem; Educação profissionalizante; Sistema único de saúde; Integralidade em saúde.