RESUMO
Objetivo:
conhecer a percepção de profissionais de saúde acerca da implementação de um curso de qualificação pré-natal na perspectiva interprofissional.
Método:
pesquisa-ação conduzida entre agosto e novembro de 2022, com a participação de 47 profissionais da Atenção Primária à Saúde e de instituições hospitalares dos 33 municípios que integram uma Coordenadoria Regional de Saúde do sul do Brasil.
Resultados:
a análise dos dados possibilitou a delimitação de duas categorias temáticas: Formação: construções e reconstruções profissionais; e Articulação em rede: fragilidades e perspectivas. O curso pré-natal, com enfoque interprofissional, constituiu-se em ferramenta propulsora de integração, interlocução e potencialização de iniciativas voltadas à qualificação da assistência pré-natal.
Conclusão:
a implementação do curso de qualificação pré-natal possibilitou a ampliação de saberes e a (re)construção de práticas interprofissionais capazes de inferir na rede de atenção em saúde materno-infantil.
DESCRITORES:
Cuidado pré-natal; Período pós-parto; Saúde materno-infantil; Atenção primária à saúde; Educação continuada