Acessibilidade / Reportar erro

O PENSAMENTO COMPLEXO SUBSIDIANDO ESTRATÉGIAS DE CUIDADOS PARA A PREVENÇÃO DAS DST/AIDS NA ADOLESCÊNCIA 1 1 Recorte da dissertação - Gerenciando cuidados de enfermagem diante da complex-idade-adolescência no contexto das DST/Aids, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2012 com apoio financeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

RESUMO

Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 15 enfermeiros de um núcleo de estudos da saúde do adolescente, da capital do Rio de Janeiro, Brasil. O objetivo do estudo foi discutir estratégias de cuidados de enfermagem para a prevenção de DST/Aids na adolescência, na perspectiva da complexidade. A entrevista semiestruturada, realizada de janeiro a agosto de 2012, foi empregada como técnica de coleta de dados. A Teoria Fundamentada nos Dados foi utilizada como referencial metodológico. Apresenta-se a categoria: Pontos de partida para o cuidado de enfermagem ao adolescente no contexto das DST/Aids, que discute aspectos relacionados à interdisciplinaridade, multidimensionalidade e especificidades do processo de adolescer em meio às vulnerabilidades para as DST/ Aids, revelando a importância de contemplar o fenômeno delimitado a partir da complexidade existente nele.

Enfermagem; Adolescente; Doenças sexualmente transmissíveis; HIV

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br