Acessibilidade / Reportar erro

CUIDADOS NO PROCESSO DE PARTURIÇÃO SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

RESUMO

Objetivo:

refletir sobre os cuidados de enfermagem à mulher em processo de parturição sob a ótica dos profissionais de enfermagem.

Método:

trata-se de um estudo com abordagem qualitativa baseado na Pesquisa Convergente Assistencial. Participaram 36 profissionais de enfermagem que desenvolviam atividades assistenciais às mulheres em processo de parturição em um Centro Cirúrgico Obstétrico e Ginecológico de um Hospital Universitário do Sul do Brasil. Para a coleta de dados utilizou-se da técnica de discussão em grupo de convergência, por meio de oficinas temáticas audiogravadas seguindo as fases do processo denominado Quatro Erres (4Rs), no período de junho a agosto de 2017. Os dados foram analisados mediante análise temática proposta por Creswell, apoiado pelo software Iramuteq.

Resultados:

emergiram cinco classes: fragilidades/limitações no processo de parturição; ambiência e recursos humanos no processo de parturição; imposição de cuidados e ausência de privacidade da mulher em processo de parturição; processo de nascer: o entendimento dos profissionais de enfermagem; e contribuições no processo de cuidar para melhor nascer.

Conclusão:

o presente estudo proporcionou compreender as relações dos cuidados de enfermagem à mulher em processo de parturição, identificar as barreiras e fragilidades no processo assistencial, refletir e discutir possibilidades para a sistematização dos cuidados de enfermagem no processo de parturição.

DESCRITORES:
Enfermagem obstétrica; Cuidados de enfermagem; Parto; Parto humanizado; Trabalho de parto; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br