Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DE CARTILHA SOBRE SEGURANÇA DO NEONATO NO COMPORTAMENTO E CONHECIMENTOS DE FAMILIARES

RESUMO

Objetivo:

analisar a influência da cartilha “Como você pode contribuir para a segurança do bebê no hospital?”, em relação ao conhecimento e comportamento dos acompanhantes quanto às ações de segurança do neonato.

Método:

estudo quase experimental, do tipo antes e depois, foi desenvolvido com 60 acompanhantes de neonatos na unidade de cuidados intermediários neonatal de um hospital público, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023. A coleta ocorreu por meio de dois grupos, controle e experimental, com o uso da cartilha e ocorreu em três fases: pré e pós-teste e intervenção. Para comparar os escores de pré e pós-teste foi utilizado o Teste de Kolmogorov-Smirnov e McNemar e o nível de significância adotado foi de α=0,05.

Resultados:

o grupo experimental apresentou um percentual maior de acertos no pós-teste após utilização da cartilha, evidenciando aumento do conhecimento e comportamento positivo nas ações de segurança. Entretanto, apenas os itens de conferência da pulseira e confirmação de seus dados antes do cuidado apresentaram significância estatística.

Conclusão:

a cartilha demonstrou ser uma ferramenta importante no processo de educação e saúde, o que pode ser favorável para a segurança do neonato.

DESCRITORES:
Segurança do paciente; Neonatologia; Participação do paciente; Educação em saúde; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br