Acessibilidade / Reportar erro

A teoria dos dons e dádivas entre grupos de usuários de crack e outras drogas1 1 Artigo extraído da dissertação - O sentido antropológico de dons e dádivas entre grupos de usuários de crack e outras drogas, apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 2013.

Trata-se de um recorte de dissertação que buscou conhecer o sentido da teoria dos dons e dádivas entre grupos de usuários de crack e outras drogas dentro das cenas de uso. O estudo possui abordagem etnográfica; os participantes foram 13 pessoas que faziam uso de crack ou outras drogas nos cenários de uso no Município de Pelotas-RS e as observações se realizaram no ano de 2013. Os resultados evidenciaram que os usuários são vítimas de preconceito, mas mantêm o dom em suas relações e buscam se ajudar e serem solidários como grupo. Foi possível compartilhar e desmistificar um modo de vida muito particular e invisível dos usuários de crack, no entanto, as mudanças só começarão a aparecer quando se produzirem meios de abordagem mais eficazes, com políticas de saúde para promover a aproximação e vínculo com esta população, proporcionando, sobretudo, acolhimento de suas necessidades, que em muitos momentos apareceram negligenciadas.

Cocaína crack; Usuários de drogas; Antropologia cultural


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br