Acessibilidade / Reportar erro

UMA REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE DELPHI EM ENFERMAGEM

RESUMO

Objetivo:

refletir sobre a técnica de Delphi, um processo sistemático que utiliza a opinião coletiva de um grupo de especialistas para alcançar consenso sobre determinados assuntos. Focalizando especificamente na área da enfermagem, nossa intenção é examinar, de forma reflexiva, as diferentes modalidades dessa técnica e suas etapas.

Método:

reflexão teórica sobre a utilização da técnica Delphi, elencando suas diferentes formas e realizando uma avaliação crítica do método ao longo das suas diferentes etapas.

Resultados:

observa-se na literatura disponível diferentes variantes da técnica, designadamente o Delphi Tradicional, o Delphi modificado, o e-Delphi e o método RAND/UCLA, acompanhados por mudanças epistemológicas e metodológicas no entendimento tradicional da técnica de Delphi. Apesar da variabilidade de formatos, a técnica deve incluir três princípios: o painel de peritos, o anonimato das respostas e o processo interativo de retroalimentação controlada. Ao longo do artigo, é realizada uma reflexão sobre as suas etapas, justificação da área em estudo, painel de peritos, características das rondas e critérios de término.

Conclusão:

Sugerimos nossos critérios de avaliação para que autores, pesquisadores e revisores possam analisar a utilização da técnica de Delphi na pesquisa em enfermagem. Recomendada-se ainda a criação de diretrizes claras para a apresentação de estudos com a utilização do Delphi na área da saúde, assim como existem outras orientações estabelecidas para outro tipo de métodos.

DESCRITORES:
Técnica Delphi; Consenso; Pesquisa Qualitativa; Pesquisa; Enfermagem.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br