E12020. Souza ACC, Moreira TMM, Oliveira ES, Menezes AVB, Loureiro AMO, De Araújo Silva CB, et al. Effectiveness of educational technology in promoting quality of life and treatment adherence in hypertensive people. PLoS One [Internet]. 2016 Nov [cited 2017 Sept 18]; 11(11):e0165311. Available from: http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0165311
http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0...
|
Souza et al., 2016 Brasil |
Plos One |
Estudo quase experimental tipo antes e depois |
Testar a eficácia de uma intervenção educacional com uso de tecnologia educacional (flipchart) para promover a qualidade de vida, tratamento e adesão em pessoas com hipertensão arterial. |
Intervenção educacional em oficinas de 6 a 8 pessoas por meio do flipchart durante 3 etapas com intervalo médio de 25 dias. |
116 |
22929. Saleem F, Hassali MA, Shafie AA, Haq MU, Farooqui M, Aljadhay H, Ahmad FUD. Pharmacist intervention in improving hypertension related knowledge, treatment medication adherence and health-related quality of life: a non-clinical randomized controlled trial. Health Expect [Internet]. 2015 Oct [cited 2017 Sept 18]; 18(5):1270-81. Available from: http://dx.doi.org/ 10.1111/hex.12101
http://dx.doi.org/ 10.1111/hex.12101...
|
Saleem et al., 2013 Paquistão |
Health Expect |
Ensaio clínico não randomizado |
Avaliar se uma intervenção educativa pode resultar em melhor compreensão sobre hipertensão arterial, aumentar a adesão à medicação e melhorar a qualidade de vida. |
GC: Não realizada intervenção (N=192). GI: Intervenção educativa de aconselhamento individual durante 9 meses sendo duas vezes ao mês, com duração de 10 minutos cada sessão (N=193). |
385 |
E32525. Park YH, Song M, Cho B long, Lim J young, Song W, Kim S ho. The effects of an integrated health education and exercise program in community-dwelling older adults with hypertension: A randomized controlled trial. Patient Educ Couns [Internet]. 2011 [cited 2017 Sept 18]; 82(1):133-7. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.pec.2010.04.002
http://dx.doi.org/10.1016/j.pec.2010.04....
|
Park et al., 2011 Coréia do Sul |
Patient Educ Couns |
Ensaio clínico randomizado |
Examinar a eficácia de um programa integrado de educação em saúde e exercício para adultos com hipertensão. |
GC: Não realizada intervenção (N=23). GI: Educação em saúde em grupo (uma vez por semana) e aconselhamento individual (uma vez a cada quatro semanas, com duração de uma hora e meia) por 12 semanas (N=22). |
45 |
E42626. Shen C, Pang SMC, Kwong EWY, Cheng Z. The effect of Chinese food therapy on community dwelling Chinese hypertensive patients with Yin-deficiency. J Clin Nurs [Internet]. 2010 Apr [cited 2017 Sept 18]; 19(7-8):1008-20. Available from: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.2009.02937.x
http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.20...
|
Shen et al., 2009 China |
J Clin Nurs |
Ensaio clínico randomizado |
Avaliar a eficácia da terapia alimentar chinesa associada à educação em saúde na correção da deficiência de Yin e examinar o seu impacto na qualidade de vida dos pacientes e no controle da hipertensão arterial. |
GC: Intervenção Educacional em Saúde (N=37). GI: Intervenção Educacional em Saúde e Terapia Alimentar Chinesa (N=48). As intervenções foram realizadas durante 12 semanas. |
85 |
E52121. Lai LL. Community pharmacy-based hypertension disease management program in a Latino/Hispanic-American population. Consult Pharm [Internet]. 2007 May [cited 2017 Sept 18]; 22(5):411-6. Available from: https://doi.org/10.4140/TCP.n.2007.411
https://doi.org/10.4140/TCP.n.2007.411...
|
L. Leanne Lai, 2007 EUA |
Consult Pharm |
Ensaio clínico quase experimental tipo antes e depois |
Avaliar se um programa comunitário de gerenciamento educacional da hipertensão por farmacêuticos melhora os resultados clínicos do paciente e a qualidade de vida em uma comunidade latino/hispânico-americana. |
Consultas abordando o estado de saúde, perfil medicamentoso, terapia não farmacológica, mudanças no estilo de vida, auto-monitoramento e grupo focal para compartilhamento de experiências. As intervenções foram realizadas durante 6 meses. |
53 |
E62727. Mohammadi E, Abedi HA, Jalali F, Gofranipour F, Kazemnejad A. Evaluation of “partnership care model” in the control of hypertension. Int J Nurs Pract [Internet]. 2006 [cited 2017 Sept 18]; 12(3):153-9. Available from: http://dx.doi.org/10.1111/j.1440-172X.2006.00563.x
http://dx.doi.org/10.1111/j.1440-172X.20...
|
Mohammadi et al., 2006 Iran |
Int J Nurs Pract |
Ensaio clínico randomizado |
Avaliar uma intervenção educacional baseada no modelo de parceria para controle da hipertensão. |
GC: Não realizada intervenção educacional (N=75). GI: Intervenção educacional em saúde com quatro encontros em grupo e 11 aconselhamentos individuais, com duração de 40 a 45 min e entre 5 a 7 pacientes por intervenção (N=75). |
150 |
E72222. Côté I, Moisan J, Chabot I, Grégoire J. Health-related quality of life in hypertension: impact of a pharmacy intervention programme. J Clin Pharm Ther [Internet]. 2005 Aug [cited 2017 Sept 18]; 30(4):355-62. Available from: https://doi.org/10.1111/j.1365-2710.2005.00663.x
https://doi.org/10.1111/j.1365-2710.2005...
|
Côté et al., 2005 Canadá |
J Clin Pharm Ther |
Estudo quase experimental |
Avaliar o efeito de um programa educacional sobre a qualidade de vida de indivíduos tratados para hipertensão arterial. |
GC: Não realizada intervenção educacional (N=56). GI: Intervenção educacional em saúde durante 9 meses (N=35). |
91 |
E82323. Arévalo MTV, Arrivillaga MQ, Cáceres DER, Correa SD, Holguín LEP. Efectos benéficos de la moficicación del estilo de vida em la presión arterial y la calidad de vida en pacientes con hipertensión. Act Colom. Psicol [Internet]. 2005 Nov [cited 2017 Sept 18]; 8(2):69-85. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=79880206
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=79...
|
Arévalo et al., 2005 Colômbia |
Acta Colomb Psicol |
Estudo quase experimental tipo antes e depois |
Determinar o impacto de um programa educacional de modificação de estilo de vida nos níveis pressóricos e na qualidade de vida de pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial. |
Intervenções educativas em grupos semanais, com duração de 18 semanas e tempo médio de 2h30min cada sessão. |
44 |
E92424. Erci B, Sayan A, Tortumluoǧlu G, Kiliç D, Şahin O, Güngörmüş Z. The effectiveness of Watson’s Caring Model on the quality of life and blood pressure of patients with hypertension. J Adv Nurs [Internet]. 2003 [cited 2017 Sept 18]; 41(2):130-9. Available from: https://doi.org/10.1046/j.1365-2648.2003.02515.x
https://doi.org/10.1046/j.1365-2648.2003...
|
Erci et al., 2003 Turquia |
J Adv Nurs |
Estudo quase experimental tipo antes e depois |
Determinar a eficácia do atendimento educativo de enfermagem de acordo com o Modelo de Cuidados de Watson sobre a pressão sanguínea e a qualidade de vida de pacientes com hipertensão arterial. |
Visitas domiciliares uma vez por semana durante três meses. |
52 |
E102828. Barrón-Rivera AJ, Torreblanca FL, Sánchez-Casanova LI, Beltrán MM. Efecto de una intervención educativa en la calidad de vida del paciente hipertenso. Salud Pública Méx [Internet]. 1998 [cited 2017 Sept 18]; 40(6):503-9. Available from: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10640607
https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=1...
|
Barrón-Rivera et al., 1998 México |
Salud Pública Méx |
Ensaio clínico randomizado |
Avaliar o efeito de uma intervenção educativa na qualidade de vida de hipertensão arterial. |
GC: Não realizada intervenção (N=75). GI: Intervenção educativa mensal em seis encontros com orientações sobre mudanças dos estilos de vida (N=75). |
150 |