Acessibilidade / Reportar erro

PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO CATETERISMO VENOSO PERIFÉRICO: A FLEBITE E A SEGURANÇA DO DOENTE

RESUMO

Objetivo:

conhecer as práticas de enfermagem relacionadas com o cateterismo venoso periférico e identificar desvios relativos às evidências científicas no que diz respeito à prevenção de flebite.

Método:

estudo qualitativo com coleta de dados através das técnicas de observação participante e entrevista semiestruturada, com 26 e 15 enfermeiros, respectivamente, de um hospital Português. Foi realizada análise de conteúdo dos dados.

Resultados:

na categoria Ações de enfermagem, emergiram práticas de enfermagem relacionadas com: seleção do local de inserção do cateter e seu calibre, avaliação do local de inserção quanto aos sinais inflamatórios, curativo na inserção, desinfecção de acessórios, higienização das mãos e participação do doente nos cuidados. Verificaram-se situações de desvios nessas práticas em relação às evidências científicas.

Conclusão:

as práticas de enfermagem apresentavam desvios em relação às evidências científicas, sendo influenciadas por dimensões institucionais, características dos doentes, e desconhecimento dos enfermeiros acerca de determinadas ações que colocam em risco a segurança do doente. A elaboração de protocolos e a implementação da Educação Continuada são fundamentais para a aquisição de competências pelos enfermeiros, para correção dos desvios e prestação de uma assistência de enfermagem segura e com qualidade para o doente.

DESCRITORES
Cateterismo periférico; Dispositivos de acesso vascular; Cuidados de enfermagem; Enfermagem; Flebite; Segurança do paciente

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br