Acessibilidade / Reportar erro

ESTRATÉGIAS PARA EDUCAR JOVENS COM DIABETES MELLITUS TIPO 1 SOBRE INSULINOTERAPIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

Objetivo:

identificar evidências disponíveis na literatura sobre estratégias educativas utilizadas no ensino da insulinoterapia às crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1.

Método:

revisão sistemática, realizada em cinco bases de dados, com os descritores Insulin/therapeutic use, Patient education as topic, Diabetes mellitus type 1, Child, Infant, Adolescent e palavras-chave, sem delimitação de período. Incluídos estudos primários acerca do ensino da insulinoterapia e excluídas pesquisas sobre bomba de insulina.

Resultados:

identificados 243 estudos, dos quais foram incluídos 13. Os resultados apresentam estratégias educativas direcionadas às crianças, adolescentes e jovens de até 24 anos de idade, aplicadas de forma individual ou em grupos; por contato telefônico ou mensagens de texto por celular; dramatização e acampamentos educativos; por um único profissional ou equipe multidisciplinar. As estratégias descritas nos estudos analisados abordaram ajuste da insulina em situações cotidianas e educação para manejo da insulina, associados com a estratégia nutricional de contagem de carboidratos, educação em diabetes com módulo específico sobre insulinoterapia e uso da insulina de forma intensiva. Os estudos analisaram o efeito da intervenção educativa sobre diversos desfechos clínicos e comportamentais, como a hemoglobina glicada e autoeficácia.

Conclusão:

não foi possível determinar uma única estratégia sobre a insulinoterapia capaz de melhorar o controle metabólico e psicossocial. O desenvolvimento de estratégias educativas voltadas à insulinoterapia de crianças e adolescentes com diabetes, independentemente do contexto em que serão implementadas, tem, em sua maioria, o enfermeiro como profissional responsável, o que reafirma seu papel educador.

DESCRITORES
Diabetes Mellitus Tipo 1; Educação em saúde; Insulina; Revisão; Criança; Adolescente; Enfermagem pediátrica

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br