Acessibilidade / Reportar erro

CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS POR TRABALHADORES DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

RESUMO

Objetivo:

analisar as evidências científicas disponíveis sobre os fatores e implicações relacionados ao uso de substâncias psicoativas por trabalhadores de enfermagem.

Método:

revisão integrativa, que teve como critérios de seleção: estudos primários, publicados no período de 2008 a 2017, sem restrição de idiomas e que contemplassem aspectos relacionados ao consumo de substâncias psicoativas por profissionais de enfermagem. O levantamento bibliográfico foi realizado nos meses de setembro e outubro de 2018, nas bases de dados: CINAHL, MEDLINE, SCOPUS, Web of Science e LILACS, BDENF e IBECS via Biblioteca Virtual em Saúde.

Resultados:

foram analisados 14 artigos, verificando-se o predomínio de estudos transversais (28,57), descritivos qualitativos (28,57) e descritivos quantitativos (14,28), com amostras significativas, variando de 12 a 33.588 profissionais de enfermagem e com nível de evidência 2C (100,00%). A síntese do conhecimento foi formulada em duas categorias: fatores predisponentes para o consumo de substâncias psicoativas por trabalhadores de enfermagem; e Implicações do uso de substâncias psicoativas na vida pessoal e na qualidade da assistência de enfermagem.

Conclusão:

as evidências encontradas mostram que o uso de substâncias psicoativas representou uma realidade presente no cotidiano dos trabalhadores de enfermagem e a estreita relação com as condições laborais representou o principal fator associado, sendo o ambiente de trabalho, o grande influenciador para o consumo.

DESCRITORES
Enfermagem; Equipe de enfermagem; Psicotrópicos; Saúde do trabalhador; Transtornos relacionados ao uso de substâncias

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br