Acessibilidade / Reportar erro

BANCO DE LEITE HUMANO: DESAFIOS E VISIBILIDADE PARA A ENFERMAGEM

RESUMO

Objetivo:

analisar o processo de implantação do banco de leite humano de um hospital universitário do Estado do Espírito Santo e discutir suas implicações para a enfermagem capixaba.

Método:

pesquisa histórico-social, cujas fontes primárias foram depoimentos de oito enfermeiras, documentos dos acervos da Divisão de Enfermagem. A análise de conteúdo temático e o referencial teórico de Pierre Bourdieu permitiram mediar as dimensões objetivas e subjetivas do mundo social.

Resultado:

evidenciou-se que o banco de leite foi idealizado em 1993 e implantado em 1994, por três enfermeiras e uma médica. Em sua trajetória histórica contou com a participação de enfermeiras envolvidas em relações de saber-poder demarcadas por violências simbólicas e resistências ao poder médico hegemônico da época.

Conclusão:

conclui-se que a implantação do banco de leite não aconteceu como previa a política pública para esse fim, resultado de um complexo jogo de poder, envolvendo os profissionais da saúde e a própria instituição.

DESCRITORES:
Enfermagem; Bancos de leite humano; História da enfermagem.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br