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CONSCIÊNCIA DE MUNDO INGÊNUA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOCENTES DA ÁREA DA SAÚDE1 1 Artigo extraído da tese - Docente universitário da área da saúde: consciência de si e de mundo para uma prática pedagógica transformadora, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2014.

RESUMO

Objetivo:

compreender como a consciência de mundo ingênua de Freire se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde, a partir das categorias de conhecimento-base de Shulman.

Método:

pesquisa exploratória, descritiva e analítica, de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista aberta e observação não participante, realizadas de maio a dezembro de 2013, com participação de 21 docentes de uma universidade pública da região sul do Brasil. A sistematização dos dados foi realizada com base na proposta operativa de Minayo.

Resultados:

da análise, emergiu a categoria central "Consciência de mundo ingênua dos docentes da área da saúde". Os dados foram articulados a partir das categorias de conhecimento base para o ensino de Shulman.

Conclusão:

a prática pedagógica dos docentes ainda estava atrelada ao ensino tradicional, que estimulava a memorização, e à pouca participação e reflexão dos discentes em seu processo de formação.

DESCRITORES:
Docentes; Educação em saúde; Capacitação profissional; Competência profissional

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