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Entradas e saídas de uma cultura de violência - “A fita branca” e “O desertor”: duas representações fílmico-literárias no mundo de língua alemã

Entries and exits of a culture of violence - “The white ribbon” and “The deserter”: two filmic-literary representations in the German-speaking world

Resumo:

Dois filmes mostram os enormes desafios morais e políticos da memória na Alemanha da primeira metade do século XX, nos quais não só o indivíduo, mas também a sociedade como um todo foram expostos à capacidade de julgar com independência e humanidade. O primeiro filme é “The white ribbon” (Michael Haneke, 2009), que se passa no início da Primeira Guerra Mundial em 1914 e trata da humilhação e da violência, o segundo filme é “Der Überläufer” (Florian Gallenberger, 2020), baseado no romance homônimo de Siegfried Lenz, escrito em 1952, é sobre um jovem soldado alemão nos anos finais da Segunda Guerra Mundial, em 1944/45, que prestou serviços à Wehrmacht na Polônia e desertou. O primeiro filme descreve o colapso do julgamento independente, que favorece a ascensão posterior do nacional-socialismo, o segundo filme foca na recuperação do julgamento individual de consciência, depois o início de um julgamento público e democrático.

Palavras-chave:
Memória; Julgamento; Alemanha

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