Figura 1:
Ânfora ática de figuras negras, ca. 540 a.C. (Boston, Museum of Fine Arts 63.952), com Dionysos entre videiras.
Figura 2A:
Lekythos ático de fundo branco, ca. 440 a.C. (Munique, Antikensammlung S 80), com mulher tocando cítara (uma musa?) e a inscrição “ΗΛΙΚΟΝ” (Helikon).
Figura 3:
Ânfora ática de figuras negras, ca. 520 a.C. (Roma, Villa Giulia 2609 (106463), com Dionysos entre videiras crescendo tanto da terra quanto de sua mão.
Figura 4:
Torso arcaico de um guerreiro com couraça, de Samos, ca. 520-510 a.C. (Berlin, Antikensammlung 1752)
Figura 5:
Torso de um arqueiro, com couraça totalmente ‘fundida’ ao corpo, da Acrópolis atenense (Atenas, Museu da Acrópolis 599), ca. 470 a.C.
Figura 6:
Ânfora ática de figuras negras, ca. 520-500 a.C. (Rhodes, Museu Arqueológico 301637), com Héracles lutando com as Amazonas. A couraça da Amazona de joelhos é mostrada de perfil em sua parte inferior e sua parte superior, de frente, como se ela fosse um adorno elástico, colado a seu corpo.
Figura 7:
Taça ática de figuras vermelhas do pintor Eufronios, ca. 510-500 a.C. (Munique, Antikensammlung 2620), Héracles lutando contra Gerião com a pele de leão duplicando sua cabeça.
Figura 8:
Ânfora ática de figuras negras, ca. 530-520 a.C. (Boston, Museum of Fine Arts 01.8027), a armadura de Aquiles.
Figura 9:
Ânfora ática de figuras negras, ca. 520-500 a.C. (Munique, Antikensammlung 1557), Héracles e o leão, os atributos do herói estão espalhados por toda área da pintura.
Figura 10:
Taça ática de figuras negras com olho pintado, ca. 530-520 a.C. (Munique, Antikensammlung 2052), com mênade dançando e segurando vinhas.
Figura 11:
Ânfora ática de figuras negras, ca. 520-510 a.C. de Psiax (Madri, Museo Arqueologico Nacional 11008), Dionysos com sátiros, mênades e ramos de hera saindo da figura central do deus, se espalhando por toda área da pintura.
Figura 12
Taça de figuras negras, ca. 500-490 a.C. (Paris, Cabinet des Médailles 330), Aquiles perseguindo Troilo. Galhos reforçam o movimento e a ação pela direção de seu crescimento.
Figura 13:
A: Ânfora ática de figura negras, ca. 520-510 a.C. (Reiss-Museum Cg 343), um barco navegando numa bem delimitada ‘faixa d´água’.
Figura 14:
Skyphos ático de figuras negras, ca. 500-490 a.C. (Nápoles, Museo Nazionale 81154), com Herácles reclinando numa faixa de solo rochoso, bem demarcado ao comprimento de seu corpo.
Figura 15A:
Hélios emergindo do mar com sua carruagem, do canto esquerdo do frontão leste do Parthenon (Londres, British Museum).
Figura 16:
Jovem ateniense contendo um touro no cortejo de sacrifício, presente no friso sul do Parthenon (placa XXXIX - Londres, British Museum). Ao fazer isso, ele pisa com um pé numa pequena elevação rochosa.
Figura 17:
Taça ática de figuras vermelhas, ca. 440-420 a.C. (Londres, British Museum E 84) com os feitos de Teseu. A postura do herói, com um pé sobre a pedra na cena do touro de Maratona, corresponde fielmente à fig. 16.
Figura 18:
Métopa do Parthenon (Sul XXX - Londres, British Museum, em molde de gesso) com um centauro e um lápita, com a inicial minúscula lutando. O lápita cai sobre uma pequena pedra.
Figura 19:
Medalhão de uma taça ática de figuras vermelhas, ca. 460-450 a.C. (Florença, Museo Archeologico 3909), com guerreiros lutando. Exatamente como na fig. 18, o derrotado cai sobre uma pedra.
Figura 20:
Métope de Olímpia Leste III (molde de gesso); Herácles entrega pássaros do lago Estínfalo a Athená, sentada numa pedra. Sua forma peculiar tem fortes paralelos nas pinturas em vasos áticos da mesma época.
Figura 21:
Hydria ática de figuras vermelhas, ca. 460-450 a.C. (Museo Gregoriano Etrusco 16506), com Apolo e as musas. Uma está sentada sobre uma pedra muito semelhante à pedra na métope de Olímpia Leste III (fig. 20).
Figura 22
Cabeça de um dos cavalos de Selene afundando no mar no canto direito do frontispício leste do Parthenon (Londres, British Museum AN 254914). Embora devessem corresponder ao “nível do mar,” os focinhos dos cavalos chegam visivelmente abaixo do nível da base do frontispício.
Figura 23:
Figura do canto esquerdo do frontispício leste do Templo de Afaia em Égina (Munique, Glyptothek). Ao tentar em vão se levanter novamente, o guerreiro moribundo está, literalmente, quase caindo do triângulo do frontispício.
Figura 24:
Métope leste IV de Olímpia (modelo de gesso); Atlas traz as maçãs das Hespérides para Héracles, que está segurando o firmamento com a ajuda de Atena. O teto de mármore do templo funciona como substituto do firmamento.
Figura 25:
Lekythos ático de figuras negras, ca. 490-480 a.C. (Atenas, National Museum 1132), com Héracles e Atlas. Assim como na métope de Olímpia, o “teto” da área pintada funciona como substituto para a abóbada do céu. Estrelas foram pintadas na arquitrave que Héracles segura.
Figura 26:
Cratera ática de figuras vermelhas, ca. 450 a.C. (Metropolitan Museum 07.286.84), com uma amazonomaquia. Uma amazona mortalmente ferida por uma lança grega está quase caindo para fora da área da pintura, assim como o guerreiro agonizante no frontispício leste de Egina (fig. 23)