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O papel da esposa no Brasil e em Portugal na década de 1930: sua representação nos romances A mulher que fugiu de Sodoma e Ana Paula

The role of wife in Brazil and Portugal at the 1930s: Its representation in A mulher que fugiu de Sodoma and Ana Paula

Le rôle de l’épouse au Brésil et au Portugal dans les années 1930: sa représentation dans les romans A mulher que fugiu de Sodoma et Ana Paula

El papel de la esposa en Brasil y en Portugal en la década de 1930: su representación en las novelas A mulher que fugiu de Sodoma y Ana Paula

Resumo

Como representação ficcional da realidade, o romance, sobretudo o do modo realista, não está alheio à conjuntura histórica em que é produzido e de que se ocupa. À luz dessa condição, investiga-se, em cotejo, como os romances A mulher que fugiu de Sodoma (1931), do escritor brasileiro José Geraldo Vieira, e Ana Paula (1938), do romancista português Joaquim Paço d’Arcos, abordam uma questão-chave de seu mundo: a desestruturação de um casamento em decorrência do comportamento desregrado do marido e, em face disso, o papel desempenhado pela esposa. Com recorrência a estudos sobre representação de Erich Auerbach e de Roger Chartier, bem como sobre a mulher e o casamento, como os de Mary del Priore, Anália Cardoso Torres e Irene Vaquinhas, leem-se as narrativas literárias criticamente, atentando para sua inserção histórica. Enquanto Vieira apresenta, com Lúcia, uma agência no abandono físico do marido, Paço d’Arcos elabora Ana Paula como uma esposa que até à ruína permanece com a consorte.

Palavras-chave:
condição da mulher nos anos 1930; José Geraldo Vieira; Joaquim Paço d’Arcos.

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