Acessibilidade / Reportar erro

Notícias

NOTÍCIAS

Esta seção destina-se a divulgar as teses e as dissertações dos alunos do Programa de Pós-graduação em História, da UFF, assim como as teses dos professores do Departamento.

Trabalho, greves e futebol: luta, identidade e sociabilidade na formação da classe trabalhadora friburguense (1911-1933)

Victor Emrich

Defesa: 11/07/2007 – Mestrado

Banca: Marcelo Badaró Mattos (orientador), Marcos Alvito Pereira de Souza (UFF), Ricardo da Gama Costa Rosa (FFSD)

Este trabalho centra sua análise na formação da classe trabalhadora em Nova Friburgo no período constituído entre 1911 e 1933, entendendo como fundamentais as relações decorrentes do conflito entre capital e trabalho. O recorte cronológico tem por idéia localizar o início do processo de consolidação das indústrias na cidade, ainda em 1911, visualizando, neste momento, disputas entre grupos da classe dominante que culminariam na "Noite do Quebra-Lampiões", que envolveu também outros atores, como as classes populares. Desenvolvo a hipótese de que a classe trabalhadora friburguense passou por um processo de fazer-se entre 1911 e 1933, e de que a visão harmoniosa que se tentou associar à cidade – como o mito da "Suíça Brasileira" – não se revelava na prática, haja vista os vários momentos de enfrentamento entre trabalhadores e capitalistas.

Cidade do Som: história, música e memória

Cláudia Maria Calmon Arruda

Defesa: 13/07/2007 – Mestrado

Banca: Ismênia Lima Martins (orientadora), Alberto Moby Ribeiro da Silva (Universidade Estácio de Sá), Daniel Aarão Reis Filho (UFF)

Este trabalho analisa questões ligadas à evolução urbana da Cidade do Rio de Janeiro através da trajetória de vida de oito moradores e ex-moradores do Conjunto Residencial Cidade do Som, localizado no bairro suburbano do Engenho da Rainha. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o aporte teórico-metodológico oferecido pela micro-história e pela história oral. As entrevistas foram balizadas por questões-chave, que tinham por objetivo traçar o perfil de cada entrevistado. A coleta de dados reuniu registros orais, fotográficos, além de uma série de documentos obtidos em órgãos públicos e de propriedade dos depoentes.

Economia, sociedade e paisagens da capitania e comarca de Ilhéus no período colonial

Marcelo Henrique Dias

Defesa: 27/07/2007 – Doutorado

Banca: Sheila Siqueira de Castro Faria (orientadora), Ângelo Alves Carrara (UFJF), Carlos Gabriel Guimarães (UFF), Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFRJ), Márcia Maria Menendes Motta (UFF)

Trata-se de um estudo panorâmico sobre a formação das estruturas agrárias no território da antiga capitania de Ilhéus ao longo do período colonial. Na primeira parte é feita uma análise do mercado no qual a Capitania se inseria, os produtos que demandava, os circuitos comerciais de alcance regional e as articulações mercantis com outras partes da América portuguesa e mesmo do além-mar, os mecanismos de negócios etc. Na segunda parte são apresentadas as estruturas da produção agrária propriamente ditas, as áreas de incidência de lavouras e suas produções, as vias de circulação e as feitorias de madeira.

Entre idéias e ações: lepra, medicina e políticas públicas de saúde no Brasil (1894-1934)

Dilma Fátima Avellar Cabral da Costa

Defesa: 06/08/2007 – Doutorado

Banca: André Luiz Vieira de Campos (orientador), Flávio Coelho Edler (FIOCRUZ), Magali Gouveia Engel (UERJ/FFP), Roberto Godofredo Fabri Ferreira (UFF/ Biologia), Simone Petraglia Kropf (FIOCRUZ)

O trabalho tem por objetivo analisar a estruturação do conceito de lepra no meio médico brasileiro e identificar o conjunto de intervenções propostas para o controle da doença, através da montagem de um aparato burocrático baseado em leis, regulamentos sanitários e medidas profiláticas. Definimos como marcos cronológicos de nossa análise os anos de 1894, quando se estabeleceu o Laboratório Bacteriológico do Hospital dos Lázaros do Rio de Janeiro, e 1934, quando foi extinta a Inspetoria de Profilaxia da Lepra.

No gozo dos direitos civis: associativismo no Rio de Janeiro, 1903-1916

Vitor Manoel Marques da Fonseca

Defesa: 21/08/07 – Doutorado

Banca: Ismênia de Lima Martins (orientadora), Gizlene Neder (UFF), Gladys Sabina Ribeiro (UFF), Lená Medeiros de Menezes (UERJ), Marco Morel (UERJ)

No início do século XX, um grupo significativo de intelectuais creditava à insolidariedade do brasileiro muitos dos problemas de nossa sociedade. No entanto, pesquisas empíricas demonstram a existência no Rio de Janeiro, entre 1903 e 1916, de um grande número de associações, de diferentes tipos, algumas só autorizadas para funcionamento e outras, mais detidamente estudadas, que cumpriram uma série de formalidades burocráticas para adquirir personalidade jurídica. A reflexão sobre a motivação dessas sociedades, seu funcionamento, administração e os membros que congregavam frente às condições sociais da Cidade do Rio de Janeiro e a legislação que as regulava as caracteriza e avalia como locus privilegiado do exercício da cidadania de boa parte da população.

Historiografia e paradigmas: a tradição primitivista-substantivista e a Grécia Antiga

Alexandre Galvão Carvalho

Defesa: 22/08/2007 – Doutorado

Banca: Ciro Flamarion Santana Cardoso (orientador), Cláudia Beltrão da Rosa (UNIRIO), Fábio Duarte Joly (UFRB), Marcelo Aparecido Rede (UFF), Sonia Regina Rebel de Araújo (UFF)

O objetivo deste trabalho é investigar a sociedade grega antiga por meio dos trabalhos dos autores paradigmáticos da tradição primitivista-substantivista. Esta tradição nasceu no final do século XIX, na Alemanha, dentro do contexto de debates científicos centrados no oikos, sob a influência da tradição histórica alemã.

O profeta e a Umma: a formação da comunidade político-religiosa de Medina no século VII

Daniele Sandes da Silva

Defesa: 23/08/2007 – Mestrado

Banca: Mário Jorge da Motta Bastos (orientador), Edmar Checon de Freitas (UFF), Leila Rodrigues da Silva (UFRJ)

Por volta de 622 d.C., Muhammad, Profeta do Islã, migra da cidade de Meca para Medina. O acontecimento, conhecido como Hégira, não marca somente o início do calendário muçulmano, mas também a instauração de uma comunidade política e religiosa, que rompe em alguns aspectos com a sociedade tribal e se apropria de outros elementos, dando-lhes um novo sentido. O objetivo principal da dissertação é analisar as expressões, sobretudo no campo político, de ruptura e continuidade presentes no discurso das nossas fontes de pesquisa: o Alcorão e as poesias pré-islâmicas. Estes aspectos evidenciam-se, principalmente, nas referências sobre religião, guerra e parentesco que constituem os três grandes temas deste trabalho.

O paladino dos hereges: a defesa dos cristãos-novos e judeus pelo Padre Antônio Vieira

Salomão Pontes Alves

Defesa: 24/08/2007 – Mestrado

Banca: Ronaldo Vainfas (orientador), Célia Cristina da Silva Tavares (UERJ/FFP), Rogério de Oliveira Ribas (UFF)

Nessa dissertação trabalharemos a defesa que o insigne jesuíta fez dos cristãos-novos e judeus no reino de Portugal, característica por demais notada em todos os estudos a seu respeito. Entretanto, a maioria dos trabalhos que tratam desta característica da vida do padre valorizam muito o seu aspecto econômico em detrimento de outros. Desta maneira, buscaremos relacionar esta defesa aos aspectos econômicos, os quais são inegáveis, assim como buscaremos mostrar que ela o extravasa, estando relacionada também ao seu pensamento profético-messiânico, que pregava um destino glorioso português, fazendo eco a uma tradição que foi construída em Portugal ao longo dos séculos.

O leme espiritual do navio mercante: a missionação calvinista no Brasil holandês (1630-1654)

Maria Aparecida de Araujo Barreto Ribas

Defesa: 24/08/2007 – Doutorado

Banca: Ronaldo Vainfas (orientador), João Azevedo Fernandes (UFPB), Maria Cristina Pompa (CEBRAP), Maria Regina Celestino de Almeida (UFF), Ronald José Raminelli (UFF)

O objetivo desta tese é analisar historicamente a presença da Igreja Calvinista no Brasil holandês de 1630 a 1634 e, de modo particular, a sua missionação entre grupos indígenas que, a esta altura, já se encontravam aldeados e catequizados pelas ordens religiosas católicas, sobretudo pela Companhia de Jesus. O trabalho aborda a apropriação calvinista dos saberes católicos – principalmente da língua geral –, construídos ao longo do século XVI, bem como os problemas que se colocaram no bojo do processo de (re) catequização dos índios.

O senhor da ordenação: um estudo da relação entre o faraó Akhenaton e as oferendas divinas e funerárias durante a Reforma de Amarna (1353-1335 a.C.)

Gisela Chapot

Defesa: 27/08/07 – Mestrado

Banca: Marcos José de Araújo Caldas (orientador), Ciro Flamarion Santana Cardoso (UFF), Claudia Beltrão da Rosa (UNIRIO)

Este trabalho procura mostrar que, mesmo com todas as modificações ocorridas no período de Amarna, o faraó Akhenaton permanece como "Senhor das oferendas", mantendo a ordem do universo.

Magistrados e negociantes na corte do Império do Brasil: o Tribunal do Comércio (1850-1875)

Edson Alvisi Neves

Defesa: 28/08/2007 – Doutorado

Banca: Carlos Gabriel Guimarães (orientador), Gizlene Neder (UFF), Leonardo Greco (UFRJ/Direito), Nadia de Araújo (PUC/RJ), Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva (UFF/Direito)

Este trabalho contemplou um estudo sobre o Tribunal do Comércio do Brasil imperial através de sua trajetória e de seus membros. Privilegiou a observação das interfaces dos magistrados e dos comerciantes com os setores privados e públicos da época, donde se conclui pela existência da formação de grupos de interesses naquelas estruturas. Na estrutura estatal observou-se a montagem do tribunal no aparato burocrático, a relação de subordinação frente aos demais Poderes do Estado e sua flexibilidade diate das pressões externas.

Na contramão do sentido: origens e trajetória do PT de Feira de Santana (BA) – 1979-2000

Igor Gomes Santos

Defesa: 28/08/2007 – Mestrado

Banca: Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes (orientadora), Eurelino Teixeira Coelho Neto (UEFS), Marcelo Badaró Mattos (UFF)

O objetivo da dissertação é discutir a trajetória do PT de Feira de Santana, em especial sua relação com os trabalhadores da cidade. Ao seguir as pistas de Gramsci, destacamos como proposta metodológica para tratar da história de um partido político aquilo que ele chamou de "eficiência real", isto é, analisar a atuação do PT de Feira de Santana nas lutas de classes, nas diversas esferas de atuação política e organizativa.

A luta armada gaúcha contra a ditadura militar nos anos 1960 e 70

Fábio André Gonçalves das Chagas

Defesa: 29/08/2007 – Doutorado

Banca: Daniel Aarão Reis Filho (orientador), Denise Rollemberg (UFF), Francisco Carlos Palomanes Martinho (UERJ), Luiz Edmundo de Souza Moraes (UFRRJ/Letras), Samantha Viz Quadrat (UFF)

Este trabalho consiste no resgate histórico do movimento gaúcho de luta armada contra a ditadura militar dos anos 1960-1970. A fim de interpretar um período compreendido entre 1964 e 1971, propomos como inteligibilidade a articulação deste movimento com as tradições políticas do estado do Rio Grande do Sul. Com isto, operamos uma relação entre curta e longa durações, de sorte que procuramos explicar por que a luta revolucionária gaúcha não correspondeu às suas tradições guerreiras.

Entre a cruz e a coroa: a trajetória de Mons. Pizarro (1753-1830)

Francisco Javier Müller Galdames

Defesa: 31/08/2007 – Mestrado

Banca: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves (orientador), Anita Correia Lima de Almeida (UNIRIO), Mariza Soares (UFF)

Nesta dissertação pretendo estudar a trajetória política do monsenhor Pizarro. Sua participação na Mesa da Consciência e Ordens e as visitas pastorais que realizou ao final do século XVIII e início do XIX são fontes principais para compreender sua trajetória e a formação da sociedade colonial. Desta forma, pretende-se compreender como se formou a cultura da sociedade colonial, baseada no Antigo Regime.

Imagens da memória: uma história visual da malária (1910-1960)

Maria Teresa Villela Bandeira de Mello

Defesa: 31/08/2007 – Doutorado

Banca: Ana Maria Mauad de S. Andrade Essus (orientadora), Célia Maria Leite Costa (MIS), Fernando Sergio Dumas dos Santos (FIOCRUZ), Ismênia de Lima Martins (UFF), Paulo Knauss de Mendonça (UFF)

Esta tese estuda os aspectos históricos das campanhas de controle e erradicação da malária no Brasil, entre as décadas de 1910 e 1960, mediante a análise de imagens fotográficas produzidas por diferentes campanhas ocorridas ao longo destes anos, tendo como pressuposto básico a idéia de que elas foram fundamentais para a constituição dos aparatos institucionais de saúde pública no Brasil.

Representações das mulheres na revista O Cruzeiro através das fotografias no período de 1956 a 1960

Leandra Francischett

Defesa: 10/09/2007 – Mestrado

Banca: Ismênia de Lima Martins (orientadora), Antônio Ribeiro de Oliveira Júnior (UFF/IACS), Lená Medeiros de Menezes (UERJ)

Durante o período desta análise, as representações das mulheres aparecem paralelamente, sendo divididas em dois grupos apenas de forma didática. Um grupo de fotorreportagens firma-se no tripé mãe-esposa-dona de casa, em geral, com uma imagem santificada. Em outro grupo, as mulheres são independentes e modernas, tidas como musas, ainda que em alguns momentos caracterizadas como objeto de consumo masculino. Ou seja, durante todo o período há uma simultaneidade entre transgressão e conservadorismo.

A palavra perplexa: experiência histórica e poesia no Brasil nos anos 70

Beatriz de Moraes Vieira

Defesa: 14/09/2007 – Doutorado

Banca: Paulo Knauss de Mendonça (orientador), Adriana Facina Gurgel do Amaral (UFF), Célia de Moraes Rego Pedrosa (UFF/Letras), Karl Erik Schollhammer (PUC/RJ – Letras), Márcio Orlando Seligmann Silva (UNICAMP/Letras)

Este trabalho busca compreender a experiência histórica no Brasil nos anos 1970, propondo a poesia escrita sob a ditadura militar então vigente como fonte de pesquisa. Trata-se de um estudo de história da cultura que mergulha na dicção poética para dali extrair indícios acerca da experiência e do modo como a história foi vista e sentida. As reflexões teóricas se fazem em torno de conceitos pertinentes e questões problemáticas da relação entre poesia e história na modernidade, bem como do significado de experiência histórica.

A formação do PT na Baixada Fluminense: um estudo sobre Nova Iguaçu e Duque de Caxias

Jefte da Mata Pinheiro Junior

Defesa: 21/09/2007 – Mestrado

Banca: Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes (orientadora), Gelsom Rozentino de Almeida (UERJ/FFP), Marcelo Badaró Mattos (UFF)

Este trabalho é resultado de uma pesquisa a respeito da formação do Partido dos Trabalhadores (PT) na região da Baixada Fluminense, valendo-se do estudo particular de dois municípios: Duque de Caxias e Nova Iguaçu. A construção do PT situa-se num momento de crise da ditadura militar, especificamente na virada das décadas de 1970 para 1980, ocasião em que as classes trabalhadoras no país retomavam a iniciativa política de massas. A principal hipótese é mostrar que o PT representava, na perspectiva de E. P. Thompson, uma fase superior na experiência de uma classe social, o que não pode ser entendido a partir de alguns reducionismos verificados – como sendo partido do "novo sindicalismo", de "classe média" ou da "Igreja Católica".

Kazimir Malievitch: novos conceitos, outras revoluções

Patrícia Danza Greco

Defesa: 28/09/2007 – Mestrado

Banca: Adriana Facina Gurgel do Amaral (orientadora), Daniel Aarão Reis (UFF), Ivan Coelho de Sá (UNIRIO)

Esta dissertação tem por objetivo analisar a trajetória artística de Kazimir Malievitch sob uma perspectiva historicizante de sua figura pública. Em outras palavras, entender o surgimento desse artista no interior da sociedade russa de seu período, enxergando sua obra e seus escritos como objetos mediadores das relações sociais existentes entre 1878 e 1935.

Arte da imagem impressa: a construção da ordem autoral e a gravura no Brasil do século XIX

Rogéria Moreira de Ipanema

Defesa: 08/10/2007 – Doutorado

Banca: Paulo Knauss de Mendonça (orientador), Ana Maria Mauad de S. Andrade Essus (UFF), Angela Azevedo Silva Balloussier Ancora da Luz (UFRJ/EBA), Maria Inez Turazzi (IPHAN – Museu Imperial), Sonia Gomes Pereira (UFRJ/EBA)

Este trabalho tem como objeto de estudo a gravura no Brasil do século XIX. Na primeira parte, trata-se da identificação de duas expressões da arte da imagem impressa: a expressão autoral, como obra de arte, e a expressão subordinada, a reprodução da obra de arte. Na segunda parte traz-se a discussão para a imagem impressa no Brasil, a partir da imagem impressa do poder, institucional e promovida por ele. Em outro nível foi estudada a imagem da distinção através do título de Imperial. No último capítulo foram problematizadas as questões da expressão autoral da gravura na litografia caricata de imprensa de humor dos oitocentos, considerada um parâmetro para a construção da historiografia da arte brasileira.

A infância multifacetada: representações e práticas discursivas no Paraná do início do século XX

Patricia Terezinha da Silva

Defesa: 05/10/07 – Mestrado

Banca: Beatriz Anselmo Olinto (orientadora), Hélvio Alexandre Mariano (UNICENTRO), Márcia Maria Menendes Motta (UFF)

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as representações de infância no Paraná do início do século XX. Discute a construção histórica do conceito "menor" e como esse vocábulo foi utilizado nos artigos do jornal O Pharol, no início da década de 1920. Analisa também as representações de infância existentes na revista paranista Illustração Paranaense, por meio das fotografias ali editadas, que difundem um único perfil de criança: branca e pertencente à classe dominante. Essa revista foi a principal publicação do movimento paranista nos anos de 1927-1930.

A prisão sem muros: Guarapuava e o degredo no Brasil do século XIX

Francisco Ferreira Junior

Defesa: 25/10/2007– Mestrado

Banca: Gizlene Neder (orientadora), Gisálio Cerqueira Filho (UFF/Ciência Política), Márcia Barros Ferreira Rodrigues (UFES)

O objetivo desse trabalho é analisar o funcionamento e as vicissitudes da pena de degredo interno, praticada no Brasil do século XIX, entender os motivos que levaram a freguesia de Nossa Senhora do Belém de Guarapuava a ser designada como local de envio de degredados e conhecer um pouco da trajetória dos degredados que ali estiveram.

Economia e cultura do candomblé na Bahia: o comércio de objetos litúrgicos afro-brasileiros 1850-1937

Flávio Gonçalves dos Santos

Defesa: 26/11/2007 – Doutorado

Banca: Cezar Teixeira Honorato (orientador), Geraldo de Beauclair Mendes de Oliveira (UFF), Ismênia de Lima Martins (UFF), Lana Lage da Gama Lima (UENF), Muniz Gonçalves Ferreira (UFBA)

Este trabalho é um relato das discussões sobre como as relações comerciais entre a Bahia e a costa ocidental africana contribuíram para a preservação dos laços culturais, bem como a importância dessas relações no quadro geral da economia da Cidade de Salvador, tomando como unidade de referência os terreiros de candomblé no período que se estende de 1850 até 1937. Os terreiros são analisados como centros responsáveis pela preservação dos laços culturais com a África, onde se concentram as redes de solidariedade, e constituíram-se em pequenas unidades de prestação de serviços motivadoras do consumo das mercadorias importadas da costa africana.

Governadores das nações e corporações: cultura popular e hierarquias de cor em Pernambuco (1776-1817)

Clara Maria Farias de Araújo

Defesa: 14/12/07 – Mestrado

Banca: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro (orientadora), Antonio Carlos Jucá de Sampaio (UFRJ), Maria Fernanda Bicalho (UFF)

Este trabalho aborda os mecanismos de controle adotados pelos governadores de Pernambuco para os negros das nações e corporações do Recife e Olinda no último quarto do século XVIII, que se fizeram mediante o repasse de responsabilidades com a manutenção da ordem em troca de privilégios. A dissertação discute como os governadores da capitania recorreram a velhas formulações, para fazerem concessões de privilégios aos homens de cor, com o objetivo de controlá-los, e, por outro lado, como os homens de cor construíram estratégias com base nessas concessões na busca por reconhecimento e distinção.

Saindo do vermelho: o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Guarapuava e região na luta por direitos – 1980-1990

Paulo Sérgio Syritiuk

Defesa: 21/12/2007 – Mestrado

Banca: Luiz Carlos Soares (orientador), Edgar Avila Gandra (UNIRIO), Jorge Luiz Ferreira (UFF)

O presente trabalho procura estudar as inflexões do movimento sindical bancário no Brasil, principalmente no período de reestruturação e redemocratização do país, que ocorreu entre 1980 e 1990, levando em consideração aspectos singulares que influenciaram um grupo de pessoas a se organizarem em defesa de seus direitos e também a influência que estes sofreram em função do momento histórico por eles vivenciado.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Out 2008
  • Data do Fascículo
    2008
EdUFF - Editora da UFF Instituto de História/Universidade Federal Fluminense, Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 503, 24210-201, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, tel:(21)2629-2920, (21)2629-2920 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: tempouff2013@gmail.com