Acessibilidade / Reportar erro

Repensando a comunidade política em tempos de incerteza: ideias políticas na imprensa peruana durante a ocupação chilena (1881-1884)

Resumo:

No fim do século XIX, enquanto a ocupação militar era feita por forças chilenas em alguns setores do território peruano, várias facções políticas do país discutiam um caminho para sair da crise. Como solução dessa crise política e social, são apresentadas duas alternativas ideais: a guerra à morte ou a busca pela paz. Essa opção significaria forçar os atores a redefinirem a ideia de comunidade política. Este artigo, portanto, visa rever esse debate, dando especial ênfase às ideias políticas como mapas para os atores políticos em tempos de incerteza, considerando que o período foi caracterizado pelo cenário dinâmico e mutável, em que os atores tinham informações parciais e contraditórias, e no qual uma frágil “estabilidade contingente” fundamenta sua construção. Para esta pesquisa, foram utilizados jornais que circularam durante esse breve período como fonte de informação. Por fim, conclui-se que a ideia de buscar a paz conseguiu se impor à de guerra até a morte, construída sob um pensamento republicano.

Palavras-chave:
Ideias; Guerra; Imprensa; Comunidade política

EdUFF - Editora da UFF Instituto de História/Universidade Federal Fluminense, Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 503, 24210-201, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, tel:(21)2629-2920, (21)2629-2920 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: tempouff2013@gmail.com