Acessibilidade / Reportar erro

O morador, o estante e o proibido: flamengos em São Paulo no contexto da Monarquia Hispânica (1580-1640)

The resident, the transient and the forbidden: Flemings in São Paulo in the context of the Hispanic Monarchy (1580-1640)

Resumo:

O artigo busca, através de uma documentação diversificada - que inclui inventários e testamentos, atas de câmara, petições aos conselhos da monarquia, autos inquisitoriais, dentre outras -, apresentar aspectos das trajetórias de três flamengos que tiveram suas vidas articuladas por passagens e permanências pela vila de São Paulo de Piratininga, nas primeiras décadas do século XVII. As trajetórias de Manoel Vandale, Cornélio de Arzam e Pedro de Sauce devem ser inseridas no contexto da Monarquia Hispânica, e nas suas possibilidades de circulação, dialogando com um momento conturbado das relações entre os Países Baixos e o império espanhol dos Habsburgos. Um momento no qual as condições de naturalidade e estrangeiridade, assim como de clandestinidades e suspeitas, andavam pari passu com uma costumeira presença de flamengos nas partes do Brasil, onde, em muitas circunstâncias, estavam plenamente inseridos em redes econômicas de escala regional ou imperial.

Palavras-chave:
Flamengos; São Paulo colonial; Monarquia Hispânica

EdUFF - Editora da UFF Instituto de História/Universidade Federal Fluminense, Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 503, 24210-201, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, tel:(21)2629-2920, (21)2629-2920 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: tempouff2013@gmail.com