Acessibilidade / Reportar erro

NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

Esta seção destina-se a divulgar as teses e as dissertações dos alunos do Programa de Pós-graduação em História, da UFF, assim como dos Professores do Departamento.

Ecos da Política: A Capital Federal (1892 – 1902)

Marcelo de Souza Magalhães

Defesa: 05/02/04 – Doutorado

Banca: Ângela de Castro Gomes (Orientadora), Maria de Fátima Silva Gouvêa (UFF), Maria Clementina Pereira Cunha (Unicamp), Karina Kuchinir (PUC-Rio), Américo Oscar Guihard Freire (CPDOC-FGV).

Tem por objetivo compreender os significados do "fazer política" na capital da república, na virada para o século XX. Parte-se da hipótese de que todos os atores estudados participam do campo político-institucional carioca. O foco central da análise é o poder legislativo municipal, observado através da interface entre os intendentes e o prefeito do Distrito Federal e entre os intendentes e os habitantes da cidade.

Imagens e Evidências: a Missão Francesa, a Academia Imperial de Belas Artes e a Identidade Monárquica na Cidade do Rio de Janeiro do Século XIX

Rosana Costa Ramalho de Castro

Defesa: 10/02/04– Doutorado

Banca: Ronald Raminelli (Orientador), José Maurício Saldanha Alvarez (UFF-IACS), Rosza Wigdorowicz Vel Zoladz (UFRJ-EBA), Guilherme Pereira das Neves (UFF), Ângela Âncora da Luz (UFRJ-EBA).

Estudo do estilo neoclássico, introduzido na cidade do Rio de Janeiro a partir da chegada da Missão Francesa, da Academia Imperial de Belas Artes, dos salões da Academia, das medalhas, das esculturas e dos retratos – pintados e esculpidos – pelos professores e alunos da Academia.

A Luta pela Terra Contra as Forças das Águas: a Ação dos(as) Atingidos(as) pela Construção de Barragem de Salto Caxias

Eder Menezes

Defesa: 18/02/2004 – Mestrado

Banca: Gladys Sabina Ribeiro (Orientadora), Carlos Gabriel Guimarães (UFF), Flávio Gomes (UFRJ).

Este estudo tem por objetivo conhecer as práticas desenvolvidas pela população atingida pela construção da Usina Hidroelétrica de Salto Caxias, na busca de garantir, através da organização, a indenização das terras alagadas e a organização de um reassentamento planejado, visando garantir sua identidade e suas raízes culturais. Esta ação deu-se na região do oeste do Paraná, no período correspondente aos anos de 1987-2000.

A construção da identidade étnica judaica em I e II Macabeus

Leandro Carrari de Oliveira

Defesa: 04/03/04 -Mestrado

Banca: Ciro Flamarion Santana Cardoso (Orientador), Edgar Leite Ferreira Neto (UNIRIO), Sonia Regina Rebel de Araújo (UFF)

A dissertação está centrada nos estudos dos livros bíblicos de I e II Macabeus, dos quais se pretende realizar uma leitura sob o crivo da etnicidade. Para tanto, foi utilizado o conceito de "Fronteira Étnica", promovendo a análise dos projetos identitários elaborados pelos judeus como resposta à penetração da cultura helenística na Judéia, no século II a.C.

Partido Político ou Bode Expiatório: Um Estudo Sobre a Aliança Renovadora Nacional (ARENA)

Lucia Grinberg

Defesa: 19/03/04 – Doutorado

Banca: Ângela de Castro Gomes (Orientadora), Alzira Alves de Abreu (CPDOC-FGV), Leôncio Martins Rodrigues Netto (UNICAMP), Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFRJ), Daniel Aarão Reis Filho (UFF)

Esta tese analisa a trajetória da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido político que atuou entre os anos de 1966 e 1979. O estudo procura identificar a visão dos arenistas a respeito dos desdobramentos do movimento de 1964 no campo político, mostrando a diversidade de posições políticas no interior do partido.

O Governo da Cidade: Elites Locais e Urbanização em Niterói (1835 – 1890)

Maristela Chicharo de Campos

Defesa: 19/03/04 – Doutorado

Banca: Humberto Fernandes Machado (Orientador), Paulo Knaus (UFF), Ismênia de Lima Martins (UFF), Lana Lage da Gama Lima (UENF), Marieta de Moraes Ferreira (CPDOC-FGV).

Este trabalho tem como enfoque o processo de urbanização e seus desdobramentos na cidade de Niterói, sede da capital da Província do Rio de Janeiro, e o papel desempenhado pelas elites políticas locais no referido processo, na segunda metade do século XIX.

A "Aldeia do Mal": O morro da favela e a construção social das favelas durante a Primeira República

Rômulo Costa Mattos

Defesa: 25/03/04 – Mestrado

Banca: Gladys Sabina Ribeiro (Orientadora), Ana Maria Mauad (UFF), Margarida de Souza Neves (PUC-RIO).

Discute a construção social da favela, durante a Primeira República, período em que ocorreu o seu processo de consolidação na cidade do Rio de Janeiro. A representação do Morro da Favela na imprensa carioca, entre 1901 e 1927, é o objeto específico do trabalho, mediante o qual se possibilita o entendimento da substantivação da palavra "favela": como o termo, antes somente associado ao Morro da Favela, se generalizou, assumindo uma nova forma, substantivada e com f minúsculo.

Os Crimes das Mulheres: Aborto e Infanticídio no Direito na Passagem à Modernidade no Brasil – 1890/1916

Fabiana Cardoso Malha Rodrigues

Defesa: 26/03/04 – Mestrado

Banca: Gizlene Neder (Orientadora), Clara Maria de Oliveira Araújo (UERJ), Rachel Soihet (UFF)

Este trabalho busca, através do discurso jurídico, investigar a idéia de indivíduo feminino, presente nas ideologias jurídicas na passagem à modernidade brasileira, no período de 1890 a 1916. Assim, o estudo desnuda, realizando um movimento de análise documental e confronto teórico, algumas bases sobre as quais estão assentados o disciplinamento e o controle social e sexual na sociedade brasileira da virada do século XIX para o século XX.

O Integralismo e a Questão Racial. A Intolerância Como Princípio

Natália dos Reis Cruz

Defesa: 26/03/04 – Doutorado

Banca: Márcia Maria Menendes Motta (Orientadora), Bernardo Kocher (UFF), Sônia Regina de Mendonça (UFF), João Fábio Bertonha (UEM), Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFRJ).

Analisa as especificidades do racismo integralista, levando em conta o posicionamento da Ação Integralista Brasileira em relação ao debate sobre a questão racial, travado pelos principais teóricos do período. Aborda a forma como o racismo integralista se constitui, os princípios defendidos, a relação entre estes princípios como projeto de nação e os fatores que condicionam tal racismo. Trata também da influência dos valores cristãos na conformação do racismo integralista e sua idéia de "comunhão" de raças e culturas.

A "Guerra do Pós-Guerra": O Cinema Norte-Americano e a Guerra do Vietnã

Luciano Pires Mesquita

Defesa: 30/03/04 – Mestrado

Banca: Ana Maria Mauad (Orientadora), Sidnei Munhoz (Universidade Estadual de Maringá), Paulo Knauss (UFF).

Este trabalho tem como objetivo investigar – com base na análise da produção cinematográfica norte-americana sobre a Guerra do Vietn㠖 de que forma os filmes discutiram as ações da política externa norte-americana durante a Guerra Fria e como o cinema se tornou um lugar de construção da memória social do conflito para os norte-americanos.

Gentios de Corso: Os Mura no Processo de Conquista e Colonização da América Portuguesa

Leonardo Guimarães Vaz Dias

Defesa: 15/04/04 – Mestrado

Banca: Ronald José Raminelli (Orientador), Maria Regina Celestino de Almeida (UFF), Beatriz Perrone-Moisés (USP-Antropologia).

A história do grupo indígena Mura nos permite visualizar, através de suas estratégias políticas, como se dava a atuação indígena perante os conquistadores portugueses. A conquista da América e os processos de transculturação dela decorrentes se tornam, então, campo fértil para a análise da formação dos grupos étnicos, das relações interétnicas e dos hibridismos culturais.

L'appropriation de l'espace domestique à Larsa: la trajectoire de la famille Sanum

Marcelo Rede

Defesa: 16/06/2004 – Doutorado

Banca: Dominique Charpin (Orientador), Jean-Marie Durand (Collège de France), Francis Joannès (EPHE), Alain Testart (CNRS)

O trabalho mostra as modalidades de relação entre os grupos domésticos e os espaços urbanos e rurais no reino mesopotâmico de Larsa, durante os séculos XIX e XVIII a.C. Apresentam-se os modos de transmissão do patrimônio entre as gerações, assim como as estratégias de aquisição de terrenos e suas relações com as formas de parentesco e de vizinhança, bem como se propõe uma nova interpretação das formas de tensão que marcavam a apropriação doméstica do espaço e da intervenção do soberano neste domínio.

Os Jesuítas diante de "O Verdadeiro Método de Estudar": conflitos políticos e de idéias no setecentos português (c. 1740-1760)

Patrícia Domingos Woolley Cardoso

Defesa: 18/06/04 – Mestrado

Banca: Guilherme Pereira das Neves (Orientador), Sérgio Chahon (Simonsen), Célia Cristina da Silva Tavares (CFP-UERJ).

Tendo como base as disputas acerca da supressão da Companhia de Jesus (1773) em favor da ampliação do poder político das monarquias absolutistas e, especialmente, as repercussões destes conflitos em Portugal, este trabalho tem como objetivo central estudar a disputa entre o poder secular e o poder que caracterizou o século XVIII europeu em suas múltiplas dimensões.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Ago 2007
  • Data do Fascículo
    Jun 2005
EdUFF - Editora da UFF Instituto de História/Universidade Federal Fluminense, Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 503, 24210-201, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, tel:(21)2629-2920, (21)2629-2920 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: tempouff2013@gmail.com