RESUMO
Embora a concentração seja a variável mais importante nos processos de injeção de traçadores, uma eficiente e precisa aproximação do campo de velocidades é crucial para obter um bom comportamento físico para o problema. Neste artigo, analisamos o método misto dual híbrido estabilizado (SDHM) para resolver o sistema de Darcy nas variáveis de velocidade e de pressão a partir da equação de conservação de massa e da lei de Darcy. Esta abordagem é localmente conservativa, livre de comprometimento entre os espaços de aproximação de elementos finitos e capaz de lidar com meios heterogêneos com propriedades descontínuas. A concentração do traçador é resolvida através de uma combinação do método Streamline Upwind Petrov-Galeklin (SUPG) no espaço com um método de diferenças finitas implícita no tempo. Também empregamos uma abordagem semi-analítica (solução analítica de Abbaszadeh-Dehghani) para integrar a equação de transporte. Um estudo comparativo numérico utilizando a formulação de SDHM, o método de Galerkin e uma técnica de pós-processamento para calcular o campo de velocidade em combinação com essas metodologias de aproximação da concentração são apresentados. Em todas as comparações, a formulação SDHM aparece como a mais eficiente, precisa e quase sem oscilações espúrias.
Palavras-chave:
Deslocamentos miscíveis; Métodos hibridizados; Simulações de reservatórios de óleos