1 |
Bahia |
Análise temática proposta por Minayo para a organização em categorias; seleção de unidades de significado removendo o texto em torno de cada unidade guia. |
2 |
Bahia |
Análise fundamentada na hermenêutica da facticidade. Para proceder à redução, as falas foram dispostas em papel e extraídos delas elementos ônticos: ansiedade, medo, silêncio, falta de informação, falta de entendimento, insegurança e descrença na relação conjugal. Também os elementos ontológicos: ser-com, solicitude, encobrimento, pré-ocupação, ambiguidade e cuidado inautêntico. Na construção, foi investigado como as mulheres entendem o momento e como elas se projetam em relação à prevenção; na destruição, a verdade ôntica e ontológica apareceram fundamentadas na observação do ser e em entidades da fenomenologia existencial do filósofo. |
3 |
São Paulo |
Análise estrutural e elaboração das unidades de significado com agrupamento daquelas convergentes em temas essenciais. |
4 |
Minas Gerais |
Elaboração de unidades de significado, para estabelecer a categorização. Análise compreensiva a partir de conceitos de intersubjetividade, mundo social, ação social, situação biográfica, bagagem de conhecimentos e tipificação. |
5 |
Paraná |
Leitura e releitura das narrativas para localizar as unidades de sentido e agrupamento das unidades convergentes para a tematização. |
6 |
São Paulo |
Agrupamento de aspectos significativos em categorias; uso de conceitos: bagagem de conhecimentos, intersubjetividade, motivação e tipificação para a análise compreensiva. |
7 |
São Paulo |
Identificação de unidades de significado e seu agrupamento conforme convergências. Elaboração de categorias que expressavam os motivos das ações dos narradores. |
8 |
Bahia |
Desenvolvimento de dois momentos metódicos heideggerianos: a análise compreensiva e o hermenêutico, para desvelar o sentido do ser que se mostra na análise compreensiva; e elaboração das unidades de significado. |
9 |
São Paulo |
Organização de unidades temáticas, elaboração de codificação e agrupamento conforme conteúdo e natureza. Interpretação a partir de contrastes, agrupamentos e ordenação das categorias e relações. |
10 |
Rio de Janeiro |
Uso de dois momentos metódicos: constituição dos significados em estruturas de significação (compreensão vaga e mediana), nos quais se faz a redução; segundo momento é constituído de interpretação do que foi desvelado. A frequência das unidades de significação foi considerada para estabelecer novas unidades de significação. |
11 |
Santa Catarina |
Tematização a partir de Minayo, com análise fundamentada na teoria da representação social do filósofo em pauta. |
12 |
Santa Catarina |
Transformação das unidades em linguagem psicológica e síntese das unidades de significado. |
13 |
Uruguai |
Agrupamento de aspectos significativos nos depoimentos para compor as categorias e análise para a compreensão do fenômeno. |
14 |
Paraná |
Desenvolvimento dos passos propostos pela fenomenologia social; leitura e releitura para apreensão global do sentido; identificação e agrupamento de aspectos significativos das narrativas; elaboração de categorias; busca dos motivos para e dos motivos por quê. |
15 |
Bahia |
Dois momentos metódicos: a constituição dos significados em estruturas de significação (compreensão vaga e mediana), em que se faz a redução; e interpretação do desvelado. |
16 |
Rio Grande do Sul |
Escuta e transcrição das entrevistas; leitura dos textos e agrupamento de falas conforme a existência de ideias comuns. Na sequência, fizeram recortes nas falas que respondiam a pergunta de pesquisa; captaram os motivos para denunciar e fizeram releitura do texto em sua íntegra para confirmar as categorias elaboradas; identificação das relações das categorias entre si e conclusão do típico da ação. |
17 |
Rio Grande do Sul |
Escuta e transcrição das entrevistas; leitura dos textos na íntegra e agrupamento de falas de acordo com a existência de ideias comuns. Foram feitos recortes nas falas que respondiam a pergunta de pesquisa; na sequência, as autoras focalizaram os motivos de mulheres para denunciar violências. Ao final, esse material foi relido na íntegra para confirmar as categorias construídas e identificação das relações das categorias entre si, para a conclusão do típico da ação. |